Graças ao emprego das ferramentas de Big Data e Business Intelligence (BI), o uso de dados para reduzir custos tem se tornado cada vez mais comum nas empresas. O motivo é simples: essas tecnologias são capazes de processar grandes volumes de informação, trazendo novos insights e contribuindo para previsões mais acertadas.

Como consequência, ajudam os gestores a tomarem decisões com maior embasamento. A questão, diante disso, é que a utilização de dados para reduzir custos gera como “subproduto” uma melhoria geral no que se refere aos processos da empresa.

Como? Proporcionando uma visão mais profunda em relação ao modo como são executados. Sem esse grau de entendimento, a otimização do negócio não será nada fácil. A seguir, mostraremos algumas das principais formas de utilizar dados para reduzir os custos operacionais. Aproveite!

Por que utilizar dados nos processos de gestão?

O uso da análise de dados se tornou comum em vários setores. E há um motivo para empresas fazerem isso. O BI e o Big Data conseguem ajudar marcas a entender de modo amplo as demandas do mercado e os passos prioritários para otimizar o seu fluxo de trabalho.

Em outras palavras, ter informações integradas às suas rotinas de tomada de decisão é algo que abre espaço para a marca ser mais competitiva a médio e longo prazo. Quando bem utilizados, esses recursos geram impactos que, em conjunto, colocam a empresa à frente da sua concorrência. Eles incluem, mas não se limitam a fatores como:

  • mais agilidade nas rotinas de tomada de decisão;
  • maior habilidade de inovar e criar uma cultura de inovação;
  • rotinas de tomada de decisão mais seguras;
  • menor número de erros no ambiente de trabalho;
  • mais agilidade para responder a demandas do mercado;
  • melhor planejamento de produtos e serviços;
  • possibilidade de reduzir gastos.

Por que reduzir custos deve ser uma prioridade?

Otimizar cadeias produtivas é um trabalho que não é simples. Feito da forma correta, porém, esse processo pode colocar o negócio à frente da concorrência e com mais facilidade para realizar investimentos estratégicos. Além disso, ajuda a marca a lidar com momentos de crise econômica.

Uma rotina de redução de custos também abre espaço para a empresa criar um fluxo de trabalho mais robusto e eficiente. Como consequência, a empresa será muito mais competitiva. Afinal de contas, os seus times trabalharão em um ambiente de alta performance.

Como reduzir gastos com a análise de dados?

A análise de dados pode ser utilizada para reduzir custos a partir do cruzamento de estratégias corporativas que envolvem a otimização das informações e a melhoria do seu uso. Desse modo, os profissionais poderão contar com dados mais robustos e capazes de orientar as equipes no seu dia a dia. Os passos que envolvem essa estratégia são os seguintes:

  • tenha indicadores e métricas de performance e qualidade: as métricas e os indicadores ajudam a empresa a ter um padrão abrangente e preciso para entender, em tempo real, o estado do negócio;
  • adote soluções de tecnologia: o Business Intelligence e o Big Data permitem ao negócio avaliar dados em grande qualidade de maneira eficiente, permitindo a obtenção de insights rápida e de ponta;
  • otimize o armazenamento de dados: a empresa deve ter dados de qualidade e bem organizados, o que agiliza os processos de análise de dados e os torna mais efetivos.

Como dados ajudam a cortar gastos?

A melhor forma de realizar um processo de análise para reduzir custos de modo inteligente é com o uso de dados. Essa rotina permite ao negócio entender em detalhes a estrutura da empresa e, ao mesmo tempo, avaliar os pontos prioritários. Como consequência, os cortes conseguirão otimizar os problemas e, ao mesmo tempo, não atrapalhar na qualidade dos processos corporativos.

Veja a seguir os benefícios de se reduzir custos com o uso de análise de dados!

Medição de resultados

A medição dos resultados é o que permite cruzar informações de diversas fontes, o que é importante para a descoberta do que está realmente funcionando ou não.

Para demonstrar uma das áreas em que a redução de custos é promovida pela análise dos dados, pegaremos como exemplo as campanhas de marketing que usam as soluções de Big Data e Business Analytics, você saberá quais são as ações com melhor retorno sobre o investimento (ROI).

Do mesmo modo, conhecerá quais são aquelas em que o seu dinheiro está sendo desperdiçado. Assim, direcionará os seus esforços de uma forma que não gere apenas economia, mas que também otimize os resultados.

Projeções e análises preditivas

Quando observado em termos de futuro, o uso de dados é de grande ajuda para as projeções e análises preditivas. Isso é fundamental para identificar, por exemplo, as possíveis dificuldades que podem surgir adiante.

Com uma visão clara dos desafios, é possível antecipar as estratégias que seriam necessárias para se ajustar a eles. Tratando-se de uma provável mudança de mercado não planejada, essa antecipação tende a fazer com que os custos sejam repensados. Na prática, direciona melhor os gastos, garantindo um fôlego maior para o futuro.

Estabelecimento de metas

Estabelecer as metas é muito mais fácil quando são analisados os dados do negócio. Tendo como base números precisos, os gestores responsáveis pela definição dos objetivos e cronogramas de trabalho alcançarão resultados mais eficazes e realistas. Isso evita que esforços e dinheiro sejam gastos com ferramentas ou decisões equivocadas. Além disso, mostra quais são os melhores caminhos para a consecução das metas.

Gestão de estoque

Outra vantagem do Big Data e do Business Intelligence que promove o uso de dados para reduzir custos é relacionado à gestão de estoque. Nessa linha, ambas as aplicações possibilitam identificar e eliminar os produtos em que as demandas não existem mais.

O excesso de mercadorias em estoque e as compras malfeitas nada mais são do que uma dura representação de dinheiro parado, o que não é interessante para nenhuma empresa. Para concluir, cabe salientar que a análise dos dados deve ser realizada de forma estratégia. Caso contrário, os benefícios que esperam ser obtidos ficarão um tanto mais longe.

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.