Histórias têm o enorme potencial de chamar a atenção das pessoas e cativá-las. Mundo afora, muitas empresas descobriram isso, de modo a investir em ferramentas como o data storytelling. Se este termo é novo para você, saiba que ele tende a se popularizar ainda mais, principalmente no mundo dos negócios.

O que é, então, o data storytelling e por que é importante? Quais as etapas a serem realizadas para que essa estratégia traga o resultado esperado, que é o engajamento do público e, por consequência, o aumento nas vendas? Vamos responder a essas perguntas ao longo do texto. Por isso, continue lendo até o final!

O que é data storytelling?

O data storytelling consiste em usar dados para contar histórias. Em outras palavras, a ideia é trazer ao conhecimento das pessoas assuntos complexos de um modo simplificado, didático e cativante. Para isso, explora-se bastante o visual, por meio de gráficos, ilustrações, infográficos e vários outros meios.

Qual a sua importância?

Como falamos no início, histórias têm o grande poder de chamar a atenção das pessoas. Além disso, com o enorme volume de informações consumidas na internet, o uso do data storytelling consegue se destacar de outros conteúdos, de modo a conduzir consumidores na jornada de compra da empresa.

Quais as suas vantagens?

Com base na importância, podemos destacar como principais vantagens do data storytelling:

  • aumento da vida útil do conteúdo, pois quando a narrativa é envolvente, as pessoas tendem a considerá-la relevante por mais tempo;
  • em termos visuais, o data storytelling é bastante atraente, contribuindo no entendimento das pessoas acerca da história, fortalecendo o engajamento com a marca;
  • fortalece a credibilidade de quem produz o conteúdo, visto que este se baseou em dados consistentes e relevantes.

Como criar um data storytelling?

Para criar um data storytelling de sucesso, é preciso realizar alguns passos. A seguir, você pode conferir alguns dos principais deles.

Selecione os dados de forma estratégica

Tudo começa por uma pesquisa do público. A coleta de dados deve ser feita visando a construção de uma narrativa condizente com o perfil dos consumidores que se deseja atingir. Vale destacar que histórias mal elaboradas podem causar o efeito inverso, diminuindo o engajamento e a identificação com o negócio.

Crie um filtro de dados

Um perfil do cliente vai muito além de idade, sexo e condição financeira. Por meio de filtros, é possível extrair até mesmo informações mais subjetivas, capazes de servir de base na elaboração do data storytelling. Dentre um mar de dados sobre os consumidores, é crucial descartar o que é relevante e ficar apenas com o que pode ser interessante para a audiência.

Invista em conteúdos multimídia

Um excelente exemplo de conteúdo multimídia são os vídeos. Dependendo do que estiver contido nele, as pessoas podem ter a atenção retida, de modo a consumirem outros conteúdos da empresa de forma regular. Infográficos também são bastante úteis nesse sentido, trazendo informações claras, concisas e de fácil compreensão.

O data storytelling consiste em contar histórias baseadas em dados. Se bem implementada, essa estratégia pode construir um relacionamento de longo prazo entre clientes e empresas, impactando não só as vendas, mas também a competitividade do negócio. Destacar-se hoje em dia é um grande desafio, e o data storytelling surgiu justamente para isso.

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.