Histórias têm o enorme potencial de chamar a atenção das pessoas e cativá-las. Mundo afora, muitas empresas descobriram isso, de modo a investir em ferramentas como o data storytelling. Se este termo é novo para você, saiba que ele tende a se popularizar ainda mais, principalmente no mundo dos negócios.
O que é, então, o data storytelling e por que é importante? Quais as etapas a serem realizadas para que essa estratégia traga o resultado esperado, que é o engajamento do público e, por consequência, o aumento nas vendas? Vamos responder a essas perguntas ao longo do texto. Por isso, continue lendo até o final!
O que é data storytelling?
O data storytelling consiste em usar dados para contar histórias. Em outras palavras, a ideia é trazer ao conhecimento das pessoas assuntos complexos de um modo simplificado, didático e cativante. Para isso, explora-se bastante o visual, por meio de gráficos, ilustrações, infográficos e vários outros meios.
Qual a sua importância?
Como falamos no início, histórias têm o grande poder de chamar a atenção das pessoas. Além disso, com o enorme volume de informações consumidas na internet, o uso do data storytelling consegue se destacar de outros conteúdos, de modo a conduzir consumidores na jornada de compra da empresa.
Quais as suas vantagens?
Com base na importância, podemos destacar como principais vantagens do data storytelling:
- aumento da vida útil do conteúdo, pois quando a narrativa é envolvente, as pessoas tendem a considerá-la relevante por mais tempo;
- em termos visuais, o data storytelling é bastante atraente, contribuindo no entendimento das pessoas acerca da história, fortalecendo o engajamento com a marca;
- fortalece a credibilidade de quem produz o conteúdo, visto que este se baseou em dados consistentes e relevantes.
Como criar um data storytelling?
Para criar um data storytelling de sucesso, é preciso realizar alguns passos. A seguir, você pode conferir alguns dos principais deles.
Selecione os dados de forma estratégica
Tudo começa por uma pesquisa do público. A coleta de dados deve ser feita visando a construção de uma narrativa condizente com o perfil dos consumidores que se deseja atingir. Vale destacar que histórias mal elaboradas podem causar o efeito inverso, diminuindo o engajamento e a identificação com o negócio.
Crie um filtro de dados
Um perfil do cliente vai muito além de idade, sexo e condição financeira. Por meio de filtros, é possível extrair até mesmo informações mais subjetivas, capazes de servir de base na elaboração do data storytelling. Dentre um mar de dados sobre os consumidores, é crucial descartar o que é relevante e ficar apenas com o que pode ser interessante para a audiência.
Invista em conteúdos multimídia
Um excelente exemplo de conteúdo multimídia são os vídeos. Dependendo do que estiver contido nele, as pessoas podem ter a atenção retida, de modo a consumirem outros conteúdos da empresa de forma regular. Infográficos também são bastante úteis nesse sentido, trazendo informações claras, concisas e de fácil compreensão.
O data storytelling consiste em contar histórias baseadas em dados. Se bem implementada, essa estratégia pode construir um relacionamento de longo prazo entre clientes e empresas, impactando não só as vendas, mas também a competitividade do negócio. Destacar-se hoje em dia é um grande desafio, e o data storytelling surgiu justamente para isso.
Gostou deste artigo? Então, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]