A sua empresa conta com uma estratégia de avaliação de fornecedores? Todo negócio conta com parceiros estratégicos. Diante disso, investir na melhoria dos processos de gestão de contratos e de aquisição de itens é fundamental.

Quando essa parte das rotinas de gestão é funcional, a empresa consegue otimizar atividades e garantir maior continuidade das suas operações. Além disso, terá mais recursos para entregar os resultados esperados pelo seu público-alvo. Ou seja, será mais competitiva e até mesmo mais inovadora.

Se você quer saber mais sobre o tema e como realizar a avaliação de fornecedores, leia o texto a seguir para entender os 5 passos básicos dessa rotina!

1. Conheça a qualificação do fornecedor

Esse é um dos passos básicos para entender os padrões de qualidade do fornecedor que será contratado. Entender o nível de qualificação da empresa parceira ajuda o seu negócio a saber a capacidade de atuação das equipes, os pontos fracos e como eles poderão ajudar na resolução de problemas diários. Assim, será mais fácil montar um contrato robusto e com expectativas realistas.

2. Avalie as necessidades da sua empresa

Antes de realizar uma profunda avaliação de fornecedores o negócio deve sempre ter uma visão completa sobre as suas necessidades. Entendê-las permite rastrear bons parceiros e montar contratos com bom custo-benefício. Afinal de contas, os times saberão quais são as suas demandas e os fatores prioritários para a prestação de serviços.

3. Opte por negócios com certificações de qualidade

As certificações de qualidade são um grande ativo para quem trabalha com parceiros externos. Elas fornecem uma garantia adicional de que uma empresa é capaz de executar rotinas seguindo padrões de qualidade e segurança internacionais. Assim, os seus times poderão tomar uma decisão de investimento mais segura.

4. Identifique o feedback de clientes

O feedback de clientes antigos ajuda a empresa a compreender os pontos fortes e fracos dos seus parceiros comerciais. A partir deles os times podem avaliar se o fornecedor é capaz de suprir as suas demandas mesmo em momentos críticos. Desse modo, a escolha será mais segura e com menos riscos.

5. Considere as normas internas da empresa

Esse é um ponto que muitas vezes é negligenciado, mas que deve fazer parte de todas as contratações de negócios parceiros. As normas internas da empresa (como as de compliance), os padrões do setor e marcos regulatórios do mercado em que o negócio atua merecem atenção durante a avaliação dos fornecedores. Afinal de contas, eles devem ser capazes de trabalhar conforme essas regras sem dificuldades.

Toda empresa precisa trabalhar com parceiros comerciais. Eles ajudam o negócio a atingir as suas metas e a fornecer produtos de qualidade para os seus clientes. Além disso, dão as bases para a criação de um portfólio de produtos que seja competitivo.

Para conseguir sempre ter os produtos e serviços adequados, a avaliação de fornecedores é um processo crítico. Ela deve ser feita regularmente, garantindo o alinhamento de cada parceiro com as demandas da marca. Por isso não deixe de integrar esse processo no seu dia a dia!

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.