Se você não está inovando, está estagnado. Essa é a realidade que as empresas de todos os setores enfrentam diariamente. E embora vários tomadores de decisão reconheçam a importância dessa inovação, muitos não conseguem criar a estrutura necessária para garantir o sucesso do negócio ao longo prazo. É aí que entra a gestão da inovação.

Quer saber como adotar essa estratégia no seu negócio de forma eficiente? Acompanhe este artigo até o final!

O que é a gestão da inovação?

A gestão da inovação trata da organização ativa, do controle e da execução de processos, atividades e políticas que levam à criação de um novo valor substancial para os clientes e a empresa, alterando criativamente uma ou mais dimensões do sistema de negócios. Simplificando, é o processo de apresentar algo totalmente novo a uma organização — seja um produto, serviço ou evento.

Como ela funciona?

Então, o que o processo de gestão da inovação envolve? Por um lado, toda a empresa, normalmente, participa da identificação e do desenvolvimento de novas ideias. Essas ideias podem nascer de produtos existentes ou ser geradas a partir das necessidades não atendidas de seus clientes.

O processo de gestão da inovação também envolve uma miríade de ferramentas que promovem a criatividade e a inovação em um ambiente de trabalho colaborativo.

Como é possível fazer uma boa gestão da inovação?

Como a inovação é um processo complexo, é essencial que as empresas tenham práticas específicas para estruturar e organizar a gestão da inovação. Aqui vão algumas dicas!

Inspire os seus colaboradores

Em ambientes corporativos, palavras inspiradoras podem não ser suficientes para fazer os funcionários almejarem objetivos específicos. Portanto, as aspirações de alto nível devem ser combinadas com objetivos de crescimento financeiro que estimem o valor que a inovação trará para a empresa.

Estabeleça uma estratégia de inovação

Existem muitos tipos de inovação, como incremental e disruptiva, inovação de produto, processo e modelo de negócios. Existem também várias maneiras de abordar o gerenciamento da inovação: você pode formar equipes dedicadas à pesquisa e ao desenvolvimento, colaborar com os clientes ou abraçar a inovação aberta.

Uma estratégia de inovação é uma série de comportamentos complementares que visam atingir uma meta inovadora. Integrar a inovação em seu processo de planejamento estratégico permite que você alinhe os seus esforços com a sua estratégia de negócios e se posicione para obter o máximo desempenho.

Conte com soluções de Business Intelligence

Quer admitamos ou não, a transformação digital está forçando as organizações a mudar para modelos de negócios mais orientados por dados. Eles contêm muitas respostas para impulsionar a inovação com mais sucesso, e suas enormes quantidades podem ser usadas para resolver problemas que você não teria percebido antes.

Os desafios de aplicar a análise de dados como ferramenta para alavancar negócios incluem melhorar o poder de coletar, estruturar e interpretar informações já disponíveis. É aqui que entram as soluções de Business Intelligence.

Fazendo isso, você pode gerar insights para negócios, inovar com uma melhor interpretação de dados, coordenação de processos em profundidade, políticas, pessoas e tecnologias para gerenciar ativos de informação e tomar decisões mais eficientes que entregam resultados positivos.

A gestão da inovação é mais do que apenas planejar novos produtos ou serviços e medir o seu sucesso. Trata-se de imaginar o futuro de sua empresa ou indústria e mobilizar o seu talento para perseguir esse futuro. Os benefícios de adotar essa estratégia (como a otimização dos resultados, o ganho em competitividade e a melhora da imagem da organização) serão sentidos em um curto espaço de tempo.

A sua empresa já conta com uma estratégia de gestão da inovação? Melhor ainda, ela já utiliza uma solução de BI para otimização dos negócios? Entre em contato com a gente e saiba como podemos apoiar essa jornada!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.