Para que uma empresa consiga se adaptar à transformação digital, é imprescindível que ela adote uma cultura orientada adados. Dessa forma, ela terá os meios de obter melhores resultados em todas as áreas do negócio, desde o marketing e vendas, até a parte financeira e contábil, por exemplo.

É nesse contexto que surge o conceito do data driven business. Com ele, as empresas conseguirão se manter não só operacionais, como eficiente, produtivas e competitivas no mercado. Continue a leitura do nosso post e entenda melhor como o data driven business pode ser útil para o seu negócio!

O que é data driven business?

A ideia por trás do data driven business é fornecer aos gestores e colaboradores uma cultura que seja orientada a dados. Uma característica relevante dessa abordagem está no uso da Inteligência Artificial, que fornece meios de fazer análises preditivas do negócio e do mercado. Com isso, é possível prever com boa precisão os padrões e preferências futuras dos consumidores, bem como o comportamento do mercado e dos concorrentes.

Quais as principais aplicações do data driven business?

O data driven business é responsável por identificar as forças e as fraquezas de uma empresa, com base na coleta, análise e tratamento de dados. Dentre as suas principais aplicações, podemos citar:

  • marketing digital;
  • personalização da experiência do cliente;
  • análise de crédito;
  • logística;
  • análise da concorrência, dentre outros.

Quais os benefícios do data driven business?

Com o data driven business, uma empresa pode se beneficiar de diversas formas. Algumas dessas vantagens você pode conferir nas subseções a seguir.

Marketing e experiência personalizada

Nos dias de hoje, aprimorar o atendimento e o relacionamento com um cliente é uma grande necessidade das empresas. Nesse sentido, o data driven business, por meio da coleta e análise de dados, pode fornecer correlações e inferências valiosas aos gestores, de modo que eles identifiquem os aspectos que estão deixando os clientes mais ou menos satisfeitos em relação ao negócio.

Redução de custos

O ROI, ou retorno sobre o valor investido, é uma das principais métricas que indicam se o negócio investiu bem ou não os seus recursos. Usando o data driven business, é possível não só elevá-lo, como também identificar rapidamente quais fatores fizeram com que ele não tivesse o resultado esperado. Com isso, o negócio reduzcustos, uma vez que eles serão melhor alocados, de acordo com as necessidades que os dados apontaram.

Aprimoramento de produtos e serviços

O driven data business também é responsável por indicar os pontos de melhoria dos produtos e dos serviços prestados. A consequência disso é o aprimoramento constante, que pode se refletir, por exemplo, em umFAQ que seja mais efetivo na hora de responder às dúvidas dos consumidores, ou em um atendimento de pós-venda, de modo a dar suporte ao cliente mesmo após a compra de um produto ou a contratação de um serviço.

O que os gerentes precisam saber sobre data driven business?

É de grande importância que nos gerentes tenham em mente o grande potencial de uma estratégia baseada em data driven business. Nesse sentido, deve-se compreender a capacidade analítica da empresa, que pode ser refletida, por exemplo, na visão estratégica e expertise dos colaboradores.

Além disso, é preciso identificar em quais situações é desejável automatizar os processos, no intuito de evitar retrabalhos e atividades manuais que tomam tempo dos profissionais. Vale salientar que o data driven business sozinho não pode fazer muita coisa pelo negócio. Além de um software, é preciso que os colaboradores sejam treinados, de modo que consigam identificar correlações relevantes entre os dados que foram coletados.

O data driven business ajuda as empresas a adotarem uma cultura orientada a dados. Dessa forma, elas se tornam verdadeiramente adaptadas à transformação digital, de modo que os seus processos internos podem ser aprimorados, bem como o atendimento e o relaciona,mento com o cliente.

O que achou do conteúdo deste post? Para aumentar os seus conhecimentos sobre o assunto, aproveite e confiraas vantagens que a análise de dados pode trazer para a sua empresa!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.