A coleta e análise de dados deve ser parte da rotina de trabalho em todas as empresas. É assim que você consegue diferentes insights de mercado e identifica oportunidades de crescimento. E um dos procedimentos essenciais para essa finalidade é o ETL.

Entender como esse processo funciona vai te dar uma base melhor a partir da qual implementar suas ferramentas de Business Intelligence. Quanto mais informações sua equipe precisa utilizar no dia a dia, mais importante é investir neste aspecto do seu negócio.

Acompanhe e entenda melhor o que é o processo de ETL e como você pode otimizá-lo em sua empresa.

O que é ETL?

ETL é uma abreviação para “Extract, Transform and Load”, que pode ser traduzido como “Extrair, Transformar e Carregar”. Esse é o processo fundamental de coleta e organização de dados realizados na empresa, sendo a base para o desenvolvimento do BI em diferentes contextos.

Cada letra representa um dos estágios desse processo.

  • extração: dados são coletados de diferentes fontes, de forma que todos fiquem à sua disposição;
  • transformação: nesse estágio, os dados são processados e organizados, removendo inconsistências e preparando-os para análise;
  • carregamento: a informação coletada e processada é armazenada em seu destino, onde pode ser consultada no futuro.

Esses três estágios básicos são a base para a formação de um sistema de análise de dados. Uma vez que a informação esteja em mãos, ela pode ser usada para gerar insights e auxiliar no dia a dia de trabalho.

Como otimizar o processo de ETL em sua empresa?

Para aproveitar melhor os seus dados, é fundamental otimizar o seu processo de ETL. Veja aqui algumas dicas que vão te ajudar.

Escolher as ferramentas certas

O processo de coleta e transformação de dados depende diretamente das suas ferramentas de BI. Por esse motivo, é importante estudar suas opções, como o Pentaho, e encontrar aquela que melhor atende às demandas da sua empresa.

Automatizar processos

Para que o ETL seja o mais eficiente possível, você deve investir na automação de parte desse processo. Sem isso, é impossível lidar com um grande volume de dados diariamente.

Definir uma política de governança

Também é responsabilidade da empresa garantir a segurança e integridade desses dados. Para isso, você deve ter uma política de governança bem definida, que oriente bem os colaboradores no dia a dia.

Fazer a limpeza de dados

A limpeza de dados é um dos componentes mais importantes no estágio de transformação. Ela consiste em remover redundâncias e retificar dados inconsistentes, de forma que o resultado final seja mais confiável.

Monitorar e realizar auditorias regularmente

Mesmo após concluir o processo, ainda é importante acompanhar esses dados e garantir sua qualidade. Especialmente à medida que novas informações entram em seu sistema. Para isso servem as auditorias, que identificam e corrigem essas inconsistências.

Agora você entende melhor o processo de ETL e sua importância para o Business Intelligence. Com isso, você tem uma base melhor para tomar decisões estratégicas em sua empresa.

Quer continuar acompanhando as melhores práticas de Business Intelligence? Então assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.