Em um mundo onde os dados são considerados o novo petróleo, a capacidade de transformá-los em informações de alta qualidade é um diferencial competitivo indispensável para qualquer empresa. Nesse sentido, as ferramentas de BI se posicionam como principais atores desse cenário.
São elas as responsáveis por coletar, analisar e proporcionar a visualização de dados de forma eficaz. Possibilitando, assim, a tomada de decisões gerenciais importantes para um negócio.
Neste artigo, mostraremos algumas razões para investir em ferramentas de BI. Apontando os benefícios que elas podem trazer para as empresas. Continue lendo!
Por que investir em ferramentas de BI?
Iniciaremos este conteúdo mostrando os bons motivos para investir em ferramentas de Business Intelligence em seu negócio. Confira!
Tomada de decisão informada
Ferramentas de BI fornecem acesso a dados em tempo real e percepções úteis. Assim, elas permitem que gestores e equipes tomem decisões baseadas em fatos e não em suposições.
Portanto, essa capacidade de análise detalhada ajuda a identificar tendências, oportunidades e áreas que necessitam de melhorias.
Melhoria da eficiência operacional
Com o uso de BI, empresas podem automatizar a coleta e a análise de dados, reduzindo significativamente o tempo e o esforço necessários para gerar relatórios e dashboards.
Esse tipo de benefício oferece operações mais eficientes e uma melhor alocação de recursos. Desse modo, permite que as equipes se concentrem em atividades estratégicas de maior valor.
Identificação de oportunidades de mercado
Elas também ajudam a identificar padrões e tendências no mercado, elementos que podem ser aproveitados para lançar novos produtos ou serviços, ajustar estratégias de marketing e melhorar a experiência do cliente.
Redução de custos
Por fim, uma boa plataforma de BI pode gerar redução de custos. Afinal, essas plataformas podem identificar áreas onde há desperdício de recursos.
Assim, elas podem sugerir maneiras de otimizar os processos. Como consequência, pode levar a uma redução significativa de custos e um aumento na margem de lucro.
Como identificar as ferramentas de BI ideais para o seu negócio?
Para muitos empreendedores, investir em ferramentas de BI pode parecer uma tarefa difícil, especialmente no momento de identificar um orçamento adequado para o seu negócio. Temos algumas dicas neste aspecto. Confira logo abaixo:
- realize uma análise de necessidades, entenda exatamente o que sua empresa precisa em termos de bi e faça uma análise detalhada dos processos atuais;
- identifique soluções e fornecedores no mercado e escolha aquelas que melhor atendem às necessidades da sua empresa;
- crie um plano de implementação que inclua cronogramas, recursos necessários, etapas de implantação e métricas de sucesso;
- envolva os principais stakeholders no processo de obtenção do orçamento das ferramentas de BI;
É indispensável contar com o apoio de um fornecedor de ferramentas de BI capaz de entender suas necessidades e oferecer as melhores soluções para o perfil do seu negócio.
Quais são os diferenciais do Pentaho?
O Pentaho Data Integration é uma ferramenta cujo objetivo é tornar mais simples o processo de transferência e migração de dados entre sistemas.
O foco da solução é proporcionar maior eficiência e produtividade em todas as atividades, possibilitando uma implementação mais ágil de novas tecnologias. Entre os principais diferenciais dessa ferramenta, podemos mencionar:
- facilidade de implementação;
- custos baixos, em relação aos benefícios que podem ser alcançados;
- flexibilidade e facilidade de integração com outros sistemas e tecnologias;
- qualidade atestada por uma das empresas mais respeitadas do mundo quando o assunto é auditoria na área de Tecnologia da Informação.
Por fim, podemos concluir que as ferramentas de BI são essenciais para o sucesso de um negócio. Com as dicas que mencionamos neste artigo, você pode perceber que é muito fácil encontrar um sistema que, efetivamente, atenda todas as suas necessidades de integração de dados e informações.
Para saber mais sobre a contratação desse tipo de tecnologia entre em contato conosco. Assim, um de nossos especialistas entenderá sua necessidade, podendo oferecer a solução mais adequada ao seu perfil.
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?