O Pentaho Data Integration é uma ferramenta criada para facilitar todo o processo de transferência e migração de dados entre dois sistemas. Com ele, é possível levar mais eficiência e produtividade a todas as tarefas, o que permite uma implementação mais rápida das novas tecnologias.

Se você quer entender quando a integração de dados deve ser feita na sua empresa e conhecer as melhores ferramentas para isso, não deixe de acompanhar nosso post!

Quando a integração de dados é necessária?

A integração de dados tem se tornado uma tarefa cada vez mais frequente no cotidiano das empresas. Afinal, à medida que ocorre a implementação de mais sistemas digitais para soluções operacionais, uma política de TI mais coesa se torna necessária.

Assim, os softwares podem utilizar as informações uns dos outros para gerar insights valiosos e executar tarefas de forma mais eficiente. Quer saber mais sobre a importância da integração e as melhores ferramentas para ter sucesso? A seguir, explicamos duas situações em que essa prática é essencial.

Migração de informações de softwares obsoletos

As tendências tecnológicas são lançadas para o mundo corporativo todos os dias. Então, alguns softwares se tornam obsoletos, pois seus fornecedores não investem em atualizações para incorporar as novidades da Transformação Digital.

Consequentemente, para manter sua vantagem competitiva, será preciso investir em novas ferramentas. A integração é imprescindível para não perder os dados coletados e analisados anteriormente.

Validação de arquivos CSV

Toda a transferência de bancos de dados entre softwares gera algum tipo de arquivo unificado com as informações. Isso evita que centenas de arquivos menores sejam gerados, tornando o processo mais rápido, organizado e eficiente.

Geralmente, o formato adotado é o CSV, útil nos casos que incluem tanto operações mais simples quanto as mais complexas. No entanto, para ter sucesso nesse processo, sua empresa precisa de um software de integração que valida o CVS.

Como a Pentaho Data Integration pode ajudar nesse processo?

ETL é uma abreviação para as palavras inglesas Extract, Transform and Load, as quais podem ser traduzidas como Extrair, Transformar e Carregar. Portanto, elas resumem as principais ações de integração de bancos de dados. Vamos falar sobre cada uma a seguir:

  • extrair inclui o processo de leitura dos dados e a identificação de sua estruturação no banco. A partir disso, eles são coletados nas mais diversas fontes, para que todas as informações de que você precisa sejam efetivamente transferidas;
  • transformar, por sua vez, se refere à conversão desses vários arquivos em um formato único, reconhecível pelo software de destino. Como explicamos, o mais utilizado atualmente é o CVS;
  • por fim, será o momento de gravar as informações coletadas e transformadas no sistema de destino.

O Pentaho Data Integration atua como uma ferramenta de ETL completa, com todas as funcionalidades mais importantes para que seu processo de integração de dados tenha sucesso. Entre elas, estão: a criação de pipelines de dados, as ferramentas para migração até a nuvem, o processamento por Big Data etc. 

É possível integrar a ferramenta a outros softwares? 

Um de seus grandes diferenciais é a possibilidade de integração a outras ferramentas muito comuns no negócio, como os sistemas de força de vendas ou o Analytics. Dessa forma, você contará com uma infraestrutura de software completa para que todas as atividades do seu negócio apresentem a maior produtividade possível.

Para obter o máximo do Pentaho Data Integration, você deve contar com uma consultoria impecável, a qual cuidará de todos os aspectos mais importantes do planejamento, da implementação e do suporte do sistema.

Nesse sentido, a Know Solutions é a empresa certa para guiar todo o processo. Com a gente, você terá a chance de customizar a ferramenta de acordo com suas necessidades comerciais.

Quer descobrir como nossas soluções podem ajudar sua empresa? Então, não deixe de entrar em contato conosco!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.