A hiperpersonalização é um recurso que está cada vez mais presente nas estratégias comerciais das empresas. Visto que a maneira como nos relacionamos com empresas e marcas passou por muitas mudanças nos últimos anos.
Afinal, somos mais suscetíveis a fechar negócios com quem é genérico na oferta, ou com quem nos enxerga como pessoas únicas? Tire um tempo para refletir nessa pergunta. Sabemos que não precisamos pensar muito para ter essa resposta.
Nesse sentido, a coleta, armazenamento e uso de dados que o Business Intelligence proporciona se mostram um grande aliado para que essa estratégia seja eficiente e traga os resultados desejados.
Ficou interessado em saber como a hiperpersonalização pode ser o meio ideal para alcançar mais clientes? Se a resposta é afirmativa, continue a leitura!
O que é hiperpersonalização?
Primeiramente, precisamos esclarecer o conceito da hiperpersonalização. De forma objetiva, ela consiste no uso da tecnologia aliada a estratégias que customizem e ampliem a experiência do cliente.
Dessa forma, os dados disponíveis sobre o consumidor são compilados e utilizados em ações de marketing, vendas e contato com as pessoas, visando:
- alinhar a abordagem;
- corrigir falhas no processo de vendas;
- atender às necessidades do cliente;
- maior resposta à procura;
- melhor relação entre o consumidor e a marca.
Em tese, para que a hiperpersonalização aconteça, é necessário integração de sistemas, automação, armazenamento, processamento e tratamento adequado dos dados, aliados a uma metodologia de trabalho bem definida. Uma vez que todos esses elementos agem em conjunto, os resultados são os desejados.
Qual é a relação entre a hiperpersonalização e o relacionamento com o cliente?
O grande objetivo da hiperpersonalização é identificar as dores, desejos, necessidades e preferências das pessoas. Além disso, com ela, é possível acompanhar os hábitos de consumo dos clientes.
Em outras palavras, é monitorar a jornada comercial de ponta a ponta, para identificar o momento certo de fazer a oferta e alcançar o cliente. A sensação que ela desperta nas pessoas é a de que aquele produto ou serviço foi feito pensado nelas.
No que diz respeito à relação com o relacionamento ao cliente, podemos destacar:
- maior agilidade;
- processos facilitados e simples;
- maior valorização de quem compra;
- soluções que realmente interessam.
Quais são os benefícios da hiperpersonalização? Quando pensamos nas vantagens e benefícios que a hiperpersonalização traz para as estratégias comerciais, são inúmeras. Contudo, separamos algumas que precisam ser enfatizadas. Confira.
Campanhas de marketing mais eficazes
Com a hiperpersonalização, é possível o desenvolvimento de campanhas de marketing que atraiam e satisfaçam as pessoas e suas necessidades específicas. Um ótimo exemplo são as empresas de streaming e suas recomendações baseadas no gosto de seus clientes.
Maiores chances de vendas adicionais
Quando personalizamos a experiência do cliente, aumentamos consideravelmente as taxas de clique, a conversão e o retorno sobre o investimento (ROI). O que isso significa? De forma descomplicada, com a hiperpersonalização, as oportunidades de incrementar o ticket médio e o upsell são muito maiores.
Redução do churn e maior fidelidade
Quando temos em mãos os dados coletados dos clientes fornecidos pelas automações, conseguimos fortalecer o relacionamento com o cliente. Dessa forma, reduzimos as taxas de cancelamento (churn) e melhoramos a fidelidade junto à marca. Tudo isso é possível por meio de recomendações individuais e escaláveis.
Aquisição de novos clientes
As mídias sociais fornecem dados extremamente relevantes das pessoas que seguem a marca. Com isso, é possível elaborar anúncios mais interessantes e atrair pessoas mais qualificadas e interessadas nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
Menor Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Uma vez que a estratégia de hiperpersonalização é bem alinhada, é possível reduzir os investimentos feitos em marketing para a aquisição e conversão de clientes. Vale lembrar que essa é uma métrica essencial para a saúde financeira de uma empresa.
Por fim, a hiperpersonalização é uma iniciativa que traz inúmeros benefícios quando o objetivo é alcançar e agradar os mais exigentes consumidores. Afinal, queremos ser entendidos e respeitados por nossa individualidade. Não podemos deixar de citar que isso só é possível graças ao Business Intelligence que oferece suporte e informações relevantes para o sucesso dessa estratégia.
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testando comentário mais arualizado
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Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
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