A hiperpersonalização é um recurso que está cada vez mais presente nas estratégias comerciais das empresas. Visto que a maneira como nos relacionamos com empresas e marcas passou por muitas mudanças nos últimos anos.

Afinal, somos mais suscetíveis a fechar negócios com quem é genérico na oferta, ou com quem nos enxerga como pessoas únicas? Tire um tempo para refletir nessa pergunta. Sabemos que não precisamos pensar muito para ter essa resposta.

Nesse sentido, a coleta, armazenamento e uso de dados que o Business Intelligence proporciona se mostram um grande aliado para que essa estratégia seja eficiente e traga os resultados desejados.

Ficou interessado em saber como a hiperpersonalização pode ser o meio ideal para alcançar mais clientes? Se a resposta é afirmativa, continue a leitura!

O que é hiperpersonalização?

Primeiramente, precisamos esclarecer o conceito da hiperpersonalização. De forma objetiva, ela consiste no uso da tecnologia aliada a estratégias que customizem e ampliem a experiência do cliente.

Dessa forma, os dados disponíveis sobre o consumidor são compilados e utilizados em ações de marketing, vendas e contato com as pessoas, visando:

  • alinhar a abordagem;
  • corrigir falhas no processo de vendas;
  • atender às necessidades do cliente;
  • maior resposta à procura;
  • melhor relação entre o consumidor e a marca.

Em tese, para que a hiperpersonalização aconteça, é necessário integração de sistemas, automação, armazenamento, processamento e tratamento adequado dos dados, aliados a uma metodologia de trabalho bem definida. Uma vez que todos esses elementos agem em conjunto, os resultados são os desejados.

Qual é a relação entre a hiperpersonalização e o relacionamento com o cliente?

O grande objetivo da hiperpersonalização é identificar as dores, desejos, necessidades e preferências das pessoas. Além disso, com ela, é possível acompanhar os hábitos de consumo dos clientes.

Em outras palavras, é monitorar a jornada comercial de ponta a ponta, para identificar o momento certo de fazer a oferta e alcançar o cliente. A sensação que ela desperta nas pessoas é a de que aquele produto ou serviço foi feito pensado nelas.

No que diz respeito à relação com o relacionamento ao cliente, podemos destacar:

  • maior agilidade;
  • processos facilitados e simples;
  • maior valorização de quem compra;
  • soluções que realmente interessam.

Quais são os benefícios da hiperpersonalização? Quando pensamos nas vantagens e benefícios que a hiperpersonalização traz para as estratégias comerciais, são inúmeras. Contudo, separamos algumas que precisam ser enfatizadas. Confira.

Campanhas de marketing mais eficazes

Com a hiperpersonalização, é possível o desenvolvimento de campanhas de marketing que atraiam e satisfaçam as pessoas e suas necessidades específicas. Um ótimo exemplo são as empresas de streaming e suas recomendações baseadas no gosto de seus clientes.

Maiores chances de vendas adicionais

Quando personalizamos a experiência do cliente, aumentamos consideravelmente as taxas de clique, a conversão e o retorno sobre o investimento (ROI). O que isso significa? De forma descomplicada, com a hiperpersonalização, as oportunidades de incrementar o ticket médio e o upsell são muito maiores.

Redução do churn e maior fidelidade

Quando temos em mãos os dados coletados dos clientes fornecidos pelas automações, conseguimos fortalecer o relacionamento com o cliente. Dessa forma, reduzimos as taxas de cancelamento (churn) e melhoramos a fidelidade junto à marca. Tudo isso é possível por meio de recomendações individuais e escaláveis.

Aquisição de novos clientes

As mídias sociais fornecem dados extremamente relevantes das pessoas que seguem a marca. Com isso, é possível elaborar anúncios mais interessantes e atrair pessoas mais qualificadas e interessadas nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Menor Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Uma vez que a estratégia de hiperpersonalização é bem alinhada, é possível reduzir os investimentos feitos em marketing para a aquisição e conversão de clientes. Vale lembrar que essa é uma métrica essencial para a saúde financeira de uma empresa.

Por fim, a hiperpersonalização é uma iniciativa que traz inúmeros benefícios quando o objetivo é alcançar e agradar os mais exigentes consumidores. Afinal, queremos ser entendidos e respeitados por nossa individualidade. Não podemos deixar de citar que isso só é possível graças ao Business Intelligence que oferece suporte e informações relevantes para o sucesso dessa estratégia.

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.