Para conduzir suas decisões de forma mais estratégica e eliminar risco de erros, você precisa de informações técnicas confiáveis. Nesse sentido, tanto a inteligência competitiva quanto a inteligência de mercado podem auxiliar você com esses dados e, assim, conquistar os resultados esperados.

Entretanto, tanto a inteligência competitiva quanto a inteligência de mercado possuem focos diferentes, de forma que não devem ser confundidas na hora que o planejamento estratégico de um projeto for realizado.

Separamos para você as principais diferenças entre inteligência competitiva e inteligência de mercado. Acompanhe!

Inteligência competitiva

Inteligência Competitiva é conhecida por ter o foco na concorrência. Isso faz com que ela tenha a visão da empresa ao aplicar técnicas de análise de dados. Também está voltada para as ações das organizações que pertencem ao mesmo segmento de mercado.

Portanto, a inteligência competitiva utiliza a coleta e a análise de dados para verificar os processos da concorrência, sendo mais direcionada aos negócios, e atua com informações sobre táticas da concorrência, bem como suas posições no mercado, pontos fortes e fracos e como tudo isso influencia no seu negócio.

Inteligência de mercado

Resumidamente, podemos dizer que a inteligência de mercado está relacionada à coleta e análise de dados para que se possa compreender mercadologicamente em qual posição sua organização está inserida. A inteligência de mercado é focada no cliente e sua função é compreender o comportamento de compra do público-alvo.

Para isso, são utilizadas análises de estatísticas econômicas e sociais, como informações relacionadas à demanda, demografia, consumo, população, entre outros.

Com as informações de inteligência de mercado é possível definir, entre outras coisas, as diretrizes que serão adotadas pela empresa em um período de tempo.

A ideia é sempre observar o mercado para aplicar todas as informações de forma a se identificar oportunidades importantes de negócios, antecipando tendências, demandas de consumo, entre outras oportunidades.

Diferentes estratégias

A inteligência competitiva viabiliza a montagem de diferentes métodos para tomar a frente nos mercados de atuação e desenvolver diferenciais competitivos para melhorar seu posicionamento no mercado.

A inteligência de mercado busca informações que possibilite à sua empresa desenvolver novos produtos, adequar ao mercado aqueles que já fabrica ou comercializa, para alcançar novos clientes e torná-los parceiros.

Se bem aplicado, todo o conhecimento de inteligência de mercado tende a se espalhar sobre uma série de produtos da empresa, o que permite uma maior abrangência da sua marca.

A ligação entre inteligência de mercado e inteligência competitiva

Para se manter competitivo no mercado é preciso oferecer diferenciais. Por isso, a necessidade de se investir nos processos de inteligência competitiva e de mercado. Em conjunto, elas conseguem gerar uma inteligência efetiva para o negócio, proporcionando a definição de estratégias empresariais, além de contribuir para o desenvolvimento de ações inovadoras.

Juntas, elas ajudam a entender a concorrência e as demandas de mercado para melhorar seus indicadores, atingir os resultados em vendas e argumentar com mais precisão suas ações de marketing. Assim, é fundamental considerar os preceitos tanto da inteligência de mercado quanto da inteligência competitiva para traçar futuras estratégias e planejamentos.

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.