A análise de dados já faz parte do dia a dia de várias empresas. Quando ela é feita utilizando o apoio de soluções modernas e flexíveis, projetos que usam o BI e o Big Data conseguem causar impactos muito maiores nos lucros do negócio.

Esse é o caso, por exemplo, dos que sabem aproveitar as vantagens do Power BI. Se você quer saber mais sobre essa solução e as vantagens do Power BI, confira este artigo!

O que é o Power BI?

Power BI é uma solução de Business Intelligence criada e mantida pela Microsoft. Fornecido como um serviço, ele permite a negócios criar rotinas de BI com fontes de informações diversificadas. A sua execução é totalmente integrada à nuvem, o que permite fatores como alta flexibilidade, mobilidade e escalabilidade.

Como o Power BI funciona?

O Microsoft Power BI é uma ferramenta multiplataforma. Portanto, apesar de ser focada em nuvem, ela também pode ser acessada em aparelhos móveis e computadores. Ele consegue receber informações de aplicativos da suíte Office 365 e outros tipos de bancos de dados. Assim, os negócios são capazes de formular relatórios robustos, integrados e com alto valor agregado.

Quais os benefícios de ter o Power BI integrado no seu dia a dia?

Fazer uso da análise de dados traz muitos benefícios para o negócio. O principal é a possibilidade de aumentar o valor agregado das informações existentes. Confira a seguir as vantagens do Power BI!

1. Fácil compartilhamento de relatórios

Os relatórios de BI só são úteis quando todo o time os conhece. Nesse sentido, o Power BI torna o compartilhamento um processo simples, ágil, automatizado e seguro.

2. Proteção de dados

Com o Power BI, a empresa pode manter rígidos controles sobre as suas informações. Além de um sistema de gestão de contas inteligente, o negócio terá um ambiente confiável para processar os seus registros.

3. Integração com outras soluções

O Power BI pode ser integrado a toda a suíte de aplicativos do pacote Office 365 e outras ferramentas de gestão de dados. Isso amplia drasticamente as possibilidades de usos de registros na web.

4. Alto custo-benefício

Com o Power BI, a empresa terá uma aplicação de alto custo-benefício. Como ele é integrado à nuvem, o seu uso é mais econômico, flexível e escalável, minimizando o desperdício de recursos a médio e longo prazo.

A otimização do fluxo de trabalho de empresas pode ser feita utilizando vários processos. Um dos mais eficientes é a análise de dados. Ela permite aos times entender melhor o que pode ser otimizado e o melhor caminho a fazer isso, além de dar mais qualidade às tomadas de decisões.

Nesse sentido, utilizar as ferramentas certas é um passo básico para atingir mais qualidade. Por isso, investir e aproveitar as vantagens do Power BI deve ser uma prioridade da sua empresa. Assim, ela conseguirá ter uma cultura data driven com muito mais facilidade.

Quer saber como uma empresa pode te ajudar a utilizar o Power BI? Então, conheça os nossos serviços!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.