A análise de dados já faz parte do dia a dia de várias empresas. Quando ela é feita utilizando o apoio de soluções modernas e flexíveis, projetos que usam o BI e o Big Data conseguem causar impactos muito maiores nos lucros do negócio.
Esse é o caso, por exemplo, dos negócios que sabem aproveitar as vantagens do Power BI. Se você quer saber mais sobre essa solução e as vantagens, confira este artigo!
O que é o Power BI?
O Power BI é uma solução de Business Intelligence criada e mantida pela Microsoft. Fornecido como um serviço, ele permite a negócios criar rotinas de BI com fontes de informações diversificadas. A sua execução é totalmente integrada à nuvem, o que permite fatores como alta flexibilidade, mobilidade e escalabilidade.
Na prática, o Power BI é um aliado dos negócios em relação à automação. Em outras palavras, ele permite analisar dados com muito mais rapidez e precisão, se compararmos com o trabalho de lidar com uma planilha de Excel, por exemplo. Inclusive, o Power BI permite também carregar arquivos desse programa da Microsoft, permitindo transformar o conteúdo de tabelas e filtrar informações relevantes ao negócio.
Como o Power BI funciona?
O Microsoft Power BI é uma ferramenta multiplataforma. Portanto, apesar de ser focada em nuvem, ela também pode ser acessada em aparelhos móveis e computadores. Ele consegue receber informações de aplicativos da suíte Office 365 e outros tipos de bancos de dados. Assim, os negócios são capazes de formular relatórios robustos, integrados e com alto valor agregado.
Empresas usam o Power BI para saber como anda a situação de cada departamento. Em relação a vendas, por exemplo, ele mostra não só os números frios de faturamento e quais vendedores mais se destacaram, mas também as circunstâncias que levaram àqueles resultados.
Em outras palavras, o uso de dashboards no Power BI permite criar storytelling por trás dos dados apresentados, ajudando gestores e colaboradores a identificar pontos que precisam ser melhorados.
Quais os benefícios de ter o Power BI integrado no seu dia a dia?
Fazer uso da análise de dados traz muitos benefícios para o negócio. O principal é a possibilidade de aumentar o valor agregado das informações existentes. Confira a seguir as vantagens do Power BI!
1. Suporte para o processo de tomada de decisão
Com as informações apresentadas em relatórios e dashboards, os gestores têm mais possibilidade de tomar decisões que vão impactar o negócio diretamente — inclusive, podendo aumentar indicadores como o retorno sobre o investimento e o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
2. Fácil compartilhamento de relatórios
Os relatórios de BI só são úteis quando todo o time os conhece. Nesse sentido, o Power BI torna o compartilhamento um processo simples, ágil, automatizado e seguro.
3. Proteção de dados
Com o Power BI, a empresa pode manter rígidos controles sobre as suas informações. Além de um sistema de gestão de contas inteligente, o negócio terá um ambiente confiável para processar os seus registros.
4. Nível colaborativo de trabalho
Uma equipe passa a atuar de modo mais colaborativo com o auxílio do Power BI. Por ser uma plataforma que funciona na nuvem, é possível que os colaboradores acessem planilhas e dashboards de qualquer lugar, por meio de dispositivos móveis. Isso permite, entre outras coisas, agilizar a execução de tarefas e fazer entregas de melhor qualidade.
5. Integração com outras soluções
O Power BI pode ser integrado a toda a suíte de aplicativos do pacote Office 365 e outras ferramentas de gestão de dados. Isso amplia drasticamente as possibilidades de usos de registros na web.
6. Otimização de tempo
Empresas que querem ser competitivas precisam otimizar o tempo a todo instante. Para isso, investem em integração, automação de rotinas e uso de ferramentas que possibilitem obter inteligência de negócios.
Nesse sentido, o Power BI contribui para que o trabalho repetitivo seja absorvido pela ferramenta, fazendo os profissionais se dedicarem com mais afinco ao core business do negócio.
7. Alto custo-benefício
Com o Power BI, a empresa terá uma aplicação de alto custo-benefício. Como ele é integrado à nuvem, o seu uso é mais econômico, flexível e escalável, minimizando o desperdício de recursos a médio e longo prazo.
A otimização do fluxo de trabalho de empresas pode ser feita utilizando vários processos. Um dos mais eficientes é a análise de dados. Ela permite aos times entender melhor o que pode ser otimizado e o melhor caminho a fazer , além de dar mais qualidade às tomadas de decisões.
8. Autonomia
Com o Power BI, é possível os setores da empresa terem menos dependência em relação à TI. Em outras palavras, o colaborador sem muito conhecimento técnico é capaz de desenvolver na ferramenta aplicações simples para ajudar em suas rotinas.
Antes, isso era bem dificultoso, visto que era preciso esperar alguém da TI desenvolver uma aplicação, usando os recursos de high-code, que consistem em conhecer uma ou mais linguagens de programação.
9. Dados em tempo real e análises preditivas
No início, o Business Intelligence não era muito eficiente quanto a prover dados em tempo real. Hoje, contudo, é possível o gestor ter registros do negócio atualizados com frequência, ajudando-o a ser mais efetivo no processo decisório. Dessa forma, ele consegue, entre outras coisas, antecipar-se em relação às tendências do mercado e até sair da frente dos concorrentes.
É importante destacar que o Power BI é uma ferramenta que permite também análises preditivas. Estas servem para a empresa entender o que pode acontecer no futuro, tanto em termos de oportunidades quanto de ameaças. Assim, a companhia consegue criar ou atualizar com frequência o seu gerenciamento de risco, para que assim permaneça com potencial de crescimento, de modo a se tornar referência no segmento em que atua.
Como visto, investir e aproveitar as vantagens do Power BI deve ser uma prioridade da sua empresa. Assim, ela conseguirá ter uma cultura data driven com muito mais facilidade. Para usar e se beneficiar da solução, é importante contar com uma empresa especializada, como a Know Solutions. Trabalhamos com o Pentaho, ferramenta open source de BI que se integra a softwares como ERPs e CRMs. Para ajudar ainda mais o seu negócio, trabalhamos também com consultorias e treinamentos em Business Intelligence.
Quer saber como uma empresa pode te ajudar a utilizar o Power BI? Então, conheça os nossos serviços!
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
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[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?