Em meio a uma imensidão de dados gerados todos os dias, é preciso que as empresas façam a coleta e o tratamento deles, com o intuito de obter informações relevantes ao negócio. A mineração de dados tem esse objetivo, de transformar registros aparentemente sem correlação em ativos valiosos que sejam úteis, por exemplo, nas tomadas de decisão e na criação de estratégias de retenção e fidelização de clientes.

Graças aos avanços tecnológicos, as empresas hoje podem contar com ferramentas capazes de transformar dados em informação útil. Ao longo deste artigo explicaremos melhor o que é mineração de dados, além de apresentarmos algumas das principais vantagens de aplicar esse método na empresa.

Interessou-se pelo tema? Continue a leitura do nosso artigo até o final!

O que é mineração de dados?

A mineração de dados é o processo de coleta e processamento de dados oriundos de diversas fontes, de modo a gerar padrões e correlações que sirvam para algum objetivo específico.

Para exemplificar, considere uma empresa do varejo que deseja ter uma previsão da demanda pelos seus produtos. Ela pode coletar dados não só internos, como também dos seus concorrentes, bem como das interações dos consumidores nas redes sociais do negócio, por exemplo.

Isso pode ser feito com o auxílio de algoritmos de Inteligência Artificial e Machine Learning, além de outras ferramentas.

Quais os benefícios da mineração de dados?

A empresa que adota a mineração de dados em seus processos está mais propensa a obter bons resultados e crescer as suas operações no futuro. Para entender melhor como o negócio pode se beneficiar, acompanhe as subseções a seguir!

Previsão de tendências do mercado

Fazendo um gancho com o exemplo do tópico anterior, quando a empresa consegue prever tendências, ela faz uma melhor mensuração dos seus estoques. Além disso, é possível saber se é preciso ou não elevar o quadro de colaboradores para dar conta de toda essa demanda.

Portanto, a mineração de dados também está relacionada com uma melhor alocação de recursos, o que evita tanto desperdícios quanto uma oferta de itens menor que a demanda.

Análise do comportamento dos clientes

Também falamos que a mineração de dados coleta dados sobre o comportamento do público em redes sociais.

Esse registro é conhecido por não ser estruturado, logo, requer algum método que seja capaz de extrair informação relevante, de modo a informar qual o perfil do cliente que compra com mais recorrência da empresa.

Dessa forma, as campanhas de marketing e vendas podem ser feitas de maneira mais segmentada e personalizada.

Diferencial competitivo

A mineração de dados permite fazer o chamado benchmarking, que é a análise minuciosa da concorrência. Com isso é possível saber o que o concorrente está fazendo de melhor, bem como as estratégias mais efetivas para atrair, conquistar e fidelizar clientes.

Com base nessa informação os gestores podem elaborar novas abordagens que possam trazer melhores resultados para a empresa e superar os concorrentes.

Entendeu o que é mineração de dados? Como vimos ao longo deste texto, ela tem por objetivo transformar registros disformes e aparentemente sem correlação e importância em ativos valiosos ao negócio. Compreender e aplicá-la possibilita que a empresa se consolide no mercado, com uma base de clientes fidelizada e elevado potencial de crescimento.

Gostou deste artigo e deseja aumentar os seus conhecimentos sobre o tema? Continue em nosso blog e entenda melhor como gerar vantagem competitiva pelo uso de dados!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.