Em meio a uma imensidão de dados gerados todos os dias, é preciso que as empresas façam a coleta e o tratamento deles, com o intuito de obter informações relevantes ao negócio. A mineração de dados tem esse objetivo, de transformar registros aparentemente sem correlação em ativos valiosos que sejam úteis, por exemplo, nas tomadas de decisão e na criação de estratégias de retenção e fidelização de clientes.
Graças aos avanços tecnológicos, as empresas hoje podem contar com ferramentas capazes de transformar dados em informação útil. Ao longo deste artigo explicaremos melhor o que é mineração de dados, além de apresentarmos algumas das principais vantagens de aplicar esse método na empresa.
Interessou-se pelo tema? Continue a leitura do nosso artigo até o final!
O que é mineração de dados?
A mineração de dados é o processo de coleta e processamento de dados oriundos de diversas fontes, de modo a gerar padrões e correlações que sirvam para algum objetivo específico.
Para exemplificar, considere uma empresa do varejo que deseja ter uma previsão da demanda pelos seus produtos. Ela pode coletar dados não só internos, como também dos seus concorrentes, bem como das interações dos consumidores nas redes sociais do negócio, por exemplo.
Isso pode ser feito com o auxílio de algoritmos de Inteligência Artificial e Machine Learning, além de outras ferramentas.
Quais os benefícios da mineração de dados?
A empresa que adota a mineração de dados em seus processos está mais propensa a obter bons resultados e crescer as suas operações no futuro. Para entender melhor como o negócio pode se beneficiar, acompanhe as subseções a seguir!
Previsão de tendências do mercado
Fazendo um gancho com o exemplo do tópico anterior, quando a empresa consegue prever tendências, ela faz uma melhor mensuração dos seus estoques. Além disso, é possível saber se é preciso ou não elevar o quadro de colaboradores para dar conta de toda essa demanda.
Portanto, a mineração de dados também está relacionada com uma melhor alocação de recursos, o que evita tanto desperdícios quanto uma oferta de itens menor que a demanda.
Análise do comportamento dos clientes
Também falamos que a mineração de dados coleta dados sobre o comportamento do público em redes sociais.
Esse registro é conhecido por não ser estruturado, logo, requer algum método que seja capaz de extrair informação relevante, de modo a informar qual o perfil do cliente que compra com mais recorrência da empresa.
Dessa forma, as campanhas de marketing e vendas podem ser feitas de maneira mais segmentada e personalizada.
Diferencial competitivo
A mineração de dados permite fazer o chamado benchmarking, que é a análise minuciosa da concorrência. Com isso é possível saber o que o concorrente está fazendo de melhor, bem como as estratégias mais efetivas para atrair, conquistar e fidelizar clientes.
Com base nessa informação os gestores podem elaborar novas abordagens que possam trazer melhores resultados para a empresa e superar os concorrentes.
Entendeu o que é mineração de dados? Como vimos ao longo deste texto, ela tem por objetivo transformar registros disformes e aparentemente sem correlação e importância em ativos valiosos ao negócio. Compreender e aplicá-la possibilita que a empresa se consolide no mercado, com uma base de clientes fidelizada e elevado potencial de crescimento.
Gostou deste artigo e deseja aumentar os seus conhecimentos sobre o tema? Continue em nosso blog e entenda melhor como gerar vantagem competitiva pelo uso de dados!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]