Mitos da Inteligência Artificial: você saberia dizer quais são as verdades e inverdades em relação a essa tecnologia? Sabe do que se trata e de que formas ela pode impactar o mercado e o dia a dia das pessoas?
Preparamos este artigo para falar justamente sobre isso. Para começá-lo de fato, vamos ao conceito de Inteligência Artificial (IA), que nada mais é do que o termo utilizado para descrever todos os tipos de sistemas computacionais (softwares) capazes não só de pensar, mas também de aprender, raciocinar, perceber e decidir.
Em essência, quando falamos em IA, estamos nos referindo ao aprendizado da máquina. A seguir, mostraremos quais são os mitos da Inteligência Artificial. Não perca!
Quais são os impactos da IA?
Em primeiro lugar, é interessante saber quais são os impactos da Inteligência Artificial. Os pontos positivos são aqueles associados à evolução dos sistemas que estão presentes na rotina das pessoas e das empresas.
Nesse sentido, há diversos exemplos que podem ser mencionados. Carros e objetos autônomos, assistentes virtuais e soluções tecnológicas que realizam pesquisas, analisam dados e tiram conclusões extremamente precisas.
Dependendo do caso, as IAs poderão prever acontecimentos com uma precisão certeira, incluindo até mesmo o desenvolvimento de doenças.
Entretanto, por se tratar de uma tecnologia relativamente nova e que traz questionamentos morais, éticos e sociais quanto à sua utilização, também há pontos negativos.
Os principais giram em torno da substituição de postos de trabalho por operários robôs e da eventual perda de controle sobre a IA. O segundo gera discussões acaloradas sobre a existência da humanidade no futuro.
Quais são os mitos da Inteligência Artificial?
Vamos agora ao que de fato pretendemos — mostrar quais são os mitos relacionados à IA. Os principais são:
- todos os empregos serão ocupados pelos robôs;
- os computadores serão melhores que os humanos em absolutamente tudo;
- Skynet está prestes a se tornar real.
Não, nada disso vai acontecer. A verdade é que, apesar de eliminar alguns postos de trabalho, a Inteligência Artificial associada à robótica não substituirá todos os empregos. Da mesma forma que as revoluções industriais “exterminaram” determinadas ocupações, outras foram criadas. Isso também ocorrerá com a IA.
Todo mundo já sabe que os computadores podem fazer cálculos mais rapidamente e processar enormes quantidades de informações. Porém, achar que a Inteligência Artificial os tornará melhores do que nós em absolutamente tudo é um grande erro.
Aqui, salientamos a questão de que a tecnologia não é dotada da característica que nos faz únicos: a criatividade. Portanto, não há com o que se preocupar.
Você se lembra da Skynet, a rede de IA do filme “Exterminador do Futuro”? Pois então, há quem acredite que este é o caminho da humanidade. No entanto, embora seja um tanto quanto assustador, isso não passa de mais um mito.
Para concluir, é importante deixar claro que máquinas e humanos trabalharão em sintonia, pensando sempre no bem maior. Ainda há inúmeros benefícios que podem ser obtidos por meio da Inteligência Artificial, da resolução de problemas do cotidiano à prevenção de doenças como câncer e Alzheimer, por exemplo.
Se você gostou deste conteúdo sobre os mitos da Inteligência Artificial, compartilhe-o nas suas redes sociais para que outras pessoas também o leiam!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]