Mitos da Inteligência Artificial: você saberia dizer quais são as verdades e inverdades em relação a essa tecnologia? Sabe do que se trata e de que formas ela pode impactar o mercado e o dia a dia das pessoas?

Preparamos este artigo para falar justamente sobre isso. Para começá-lo de fato, vamos ao conceito de Inteligência Artificial (IA), que nada mais é do que o termo utilizado para descrever todos os tipos de sistemas computacionais (softwares) capazes não só de pensar, mas também de aprender, raciocinar, perceber e decidir.

Em essência, quando falamos em IA, estamos nos referindo ao aprendizado da máquina. A seguir, mostraremos quais são os mitos da Inteligência Artificial. Não perca!

Quais são os impactos da IA?

Em primeiro lugar, é interessante saber quais são os impactos da Inteligência Artificial. Os pontos positivos são aqueles associados à evolução dos sistemas que estão presentes na rotina das pessoas e das empresas.

Nesse sentido, há diversos exemplos que podem ser mencionados. Carros e objetos autônomos, assistentes virtuais e soluções tecnológicas que realizam pesquisas, analisam dados e tiram conclusões extremamente precisas.

Dependendo do caso, as IAs poderão prever acontecimentos com uma precisão certeira, incluindo até mesmo o desenvolvimento de doenças.

Entretanto, por se tratar de uma tecnologia relativamente nova e que traz questionamentos morais, éticos e sociais quanto à sua utilização, também há pontos negativos.

Os principais giram em torno da substituição de postos de trabalho por operários robôs e da eventual perda de controle sobre a IA. O segundo gera discussões acaloradas sobre a existência da humanidade no futuro.

Quais são os mitos da Inteligência Artificial?

Vamos agora ao que de fato pretendemos — mostrar quais são os mitos relacionados à IA. Os principais são:

  • todos os empregos serão ocupados pelos robôs;
  • os computadores serão melhores que os humanos em absolutamente tudo;
  • Skynet está prestes a se tornar real.

Não, nada disso vai acontecer. A verdade é que, apesar de eliminar alguns postos de trabalho, a Inteligência Artificial associada à robótica não substituirá todos os empregos. Da mesma forma que as revoluções industriais “exterminaram” determinadas ocupações, outras foram criadas. Isso também ocorrerá com a IA.

Todo mundo já sabe que os computadores podem fazer cálculos mais rapidamente e processar enormes quantidades de informações. Porém, achar que a Inteligência Artificial os tornará melhores do que nós em absolutamente tudo é um grande erro.

Aqui, salientamos a questão de que a tecnologia não é dotada da característica que nos faz únicos: a criatividade. Portanto, não há com o que se preocupar.

Você se lembra da Skynet, a rede de IA do filme “Exterminador do Futuro”? Pois então, há quem acredite que este é o caminho da humanidade. No entanto, embora seja um tanto quanto assustador, isso não passa de mais um mito.

Para concluir, é importante deixar claro que máquinas e humanos trabalharão em sintonia, pensando sempre no bem maior. Ainda há inúmeros benefícios que podem ser obtidos por meio da Inteligência Artificial, da resolução de problemas do cotidiano à prevenção de doenças como câncer e Alzheimer, por exemplo.

Se você gostou deste conteúdo sobre os mitos da Inteligência Artificial, compartilhe-o nas suas redes sociais para que outras pessoas também o leiam!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.