As iniciativas de análise de dados podem ajudar as empresas a rastrear receitas, melhorar a eficiência operacional e responder mais rapidamente às tendências do mercado emergente — tudo com o objetivo final de impulsionar o desempenho dos negócios. Ferramentas analíticas certas podem fornecer uma imagem clara de onde você está, onde esteve e para onde deve ir. O Microsoft Power BI é uma delas.

Se você ainda não está familiarizado com o aplicativo, neste artigo explicamos o que é Power BI e damos dicas práticas de usá-lo. Acompanhe!

O que é Power BI e como ele funciona?

O Power BI é a ferramenta interativa de visualização e análise de dados da Microsoft para business intelligence. Com ele, você pode obter dados de uma ampla variedade de sistemas na nuvem e no local e criar painéis que rastreiam as métricas de seu interesse.

Os relatórios ou painéis do Power BI podem ser incorporados em portais de relatórios que você já usa. E embora seus painéis, relatórios e visualizações possam ir muito além de gráficos de barras e setores, você não precisa ser um designer para criá-los.

Como usar o Power BI?

A configuração do Power BI pode ser feita em quatro etapas simples. Vamos guiá-lo por cada uma delas.

Escolha qual versão do Power BI você vai usar.

A configuração do Power BI começa com a determinação da versão que você usará. Ele oferece 3 versões diferentes: Power BI Desktop, Power BI Pro e Power BI Premium.

Configure o Power BI fazendo upload de seus dados

Na página de boas-vindas, você pode importar ou conectar-se aos seus dados por meio de arquivos ou bancos de dados salvos em seu computador.

Clique no botão “Obter” abaixo do tipo de dados que deseja enviar e escolha entre as várias opções disponíveis. Você pode extrair dados de várias fontes, como arquivos locais, arquivos do OneDrive, arquivos do SharePoint e muito mais. Depois de clicar em “Abrir”, você verá que o nome do seu arquivo apareceu como uma guia em “Painéis” no lado esquerdo da tela ou como um ícone na barra de pesquisa.

Comece a explorar seu conjunto de dados

Digamos que os dados que você carregou mostrem informações de vendas do ano anterior e você deseja criar um relatório com base em seus produtos mais vendidos em 2020, para ver quais tiveram o melhor desempenho. Então, no campo de pesquisa, digite “mostrar vendas 2020 por produto”.

Pressionando “Enter”, o Power BI gera um gráfico que mostra o conteúdo que você deseja. Se você quiser manter esses dados para que possa consultá-los com frequência, clique no ícone de alfinete, que fixará esse conjunto de dados em seu painel para que você possa vê-lo em tempo real, a qualquer hora.

Crie seu primeiro relatório

A criação de um relatório pode ser feita em algumas etapas fáceis. Abaixo, descrevemos o processo de como você pode reunir seu primeiro relatório do início ao fim:

  1. selecione um espaço de trabalho existente ou crie um novo;
  2. na parte inferior do painel de navegação esquerdo, selecione “Obter dados”;
  3. selecione “Arquivos” e navegue até o local onde salvou os dados de onde deseja criar o relatório;
  4. selecione “Importar”;
  5. assim que o conjunto de dados for importado, selecione “Exibir conjunto de dados”;
  6. a visualização de um conjunto de dados realmente abre o editor de relatórios. Você verá uma tela em branco e as ferramentas de edição de relatório;
  7. decida quais dados você gostaria que o relatório extrapolasse. No painel “Campos”, selecione os campos com os quais deseja trabalhar. Adicione os vários medidores usando as visualizações.

Para implementar o Power BI, antes de tudo, é fundamental considerar seus objetivos e o nível de maturidade dos dados da empresa. Você pode considerar recorrer a experiência externa. Os especialistas podem ajudá-lo a redesenhar seus processos, centralizar suas fontes de dados, implementar uma plataforma para avaliar conjuntos de dados, moldar e modelar seus dados. Eles podem fornecer uma solução sólida e bem projetada que considera não apenas os dados, mas processos de ponta a ponta fora da ferramenta de BI.

Você já sabia o que é Power BI? Já utilizou ou utiliza esse aplicativo no trabalho? Conte sua experiência para a gente nos comentários abaixo.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.