O poder do storytelling chegou também ao Power BI. Isso significa que apenas mostrar dados, relatórios e estatísticas não é mais suficiente, visto que a forma como as pessoas consomem tais informações têm mudado.
Em outras palavras, quem visualiza um dashboard está à procura, entre outras coisas, de insights úteis na tomada de decisões. Portanto, se os dados tiverem uma narrativa e um contexto por trás, as chances de trazer bons resultados ao negócio aumentam.
Mas como levar o storytelling para o Power BI? E o que é preciso para as informações se manterem relevantes e, ao mesmo tempo, cativantes a quem visualiza? Continue a leitura deste artigo e saia dele sabendo contar histórias boas nos seus dashboards!
Quais são os elementos essenciais do storytelling?
Antes de construir um dashboard no Power BI, é crucial estruturar a narrativa que será apresentada. Na prática, esse processo envolve três elementos:
- Usar dados concretos para embasar as histórias, sempre prezando a clareza de todas as informações que serão vistas pelos usuários. Em outras palavras, é transformar coisas complexas e difíceis de entender em informação e conhecimento acessíveis;
- Explorar recursos visuais na hora de apresentar os dados, tanto os de alto quanto os de baixo nível;
- Apresentar dados de suporte.
Como criar dashboards no Power BI usando storytelling?
Agora que você entende como funciona o storytelling, chegou a hora de aprender a usar o poder desse recurso na construção dos dashboards no Power BI. Confira!
Destaque informações importantes
Se uma informação é relevante, ela não deve ficar oculta ou com pouco destaque. Imagine que se queira mostrar o quanto uma empresa vendeu em um trimestre — com certeza, o gerente deseja ver não só esse volume de vendas, mas também os fatores que levaram a esse desempenho do negócio, como sazonalidade.
Nesse exemplo, se houve alguma data comemorativa ao longo desse trimestre, espera-se um resultado satisfatório de vendas. Um ponto importante a ser destacado é que as pessoas visualizam informações linearmente, ou de cima para baixo. Logo, os dados mais relevantes de performance do negócio devem ficar na parte superior esquerda.
Conte toda a história em uma tela
Muitas pessoas não gostam de rolar a tela. Por isso, é crucial conciliar a narrativa com a concisão ao apresentar os dados, de modo que eles sejam visualizados em uma única tela. Ter esse cuidado é prezar a experiência de visualização do dashboard. Inclusive, contribui muito no entendimento sobre a história por trás daqueles dados.
Personalize de acordo com a audiência
Para quem você está construindo um dashboard no Power BI? Saber isso faz toda a diferença na hora de desenvolver a narrativa, pois ajudará na elaboração de uma história mais personalizada e com amplo poder de convencimento sobre um gerente de negócio, por exemplo.
Como vimos, o poder do storytelling também pode ser aplicado na hora de criar um dashboard no Power BI. Construir uma narrativa que seja envolvente é de grande importância no mundo dos negócios. Afinal, entre outros ganhos, ajuda na tomada de decisão e em planejamentos estratégicos e operacionais futuros.
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