A sua empresa já conta com uma estratégia que envolva Power BI e gerenciamento de projetos? Se o negócio não seguir esse caminho, talvez seja a hora de mudar de ideia: essa é uma das melhores formas de otimizar resultados e garantir boa lucratividade a médio e longo prazo.

Empresas que combinam Power BI e gerenciamento de projetos conseguem reduzir custos, melhorar as suas decisões e ter mais performance em todas as etapas do projeto. Ou seja, o retorno em seus investimentos sempre será maximizado.

Se você quer saber mais sobre o tema e como unir Power BI e gerenciamento de projetos, confira o post a seguir!

O que é o Power BI?

O Microsoft Power BI é uma ferramenta de análise de dados produzida e distribuída pela Microsoft que pode ser utilizada para analisar dados. Ele é gerenciado via web e conta com integrações com as principais soluções do pacote Office. Além disso, pode ser conectado à base de dados na web para otimizar a sua capacidade de analisar informações.

Como o Power BI pode ajudar empresas a otimizar a gestão de projetos?

O Power BI pode ser de grande ajuda para empresas que pretendem otimizar qualquer rotina interna. Além de ser uma ferramenta de Business Intelligence integrada à nuvem, ele também pode ser personalizado para cada perfil de uso. Desse modo, o negócio consegue encontrar várias formas de otimizar os seus processos.

Confira algumas!

Análise de resultados

Sempre que um projeto termina, os times devem ser reunidos para avaliar os resultados e definir se as decisões tomadas deram certo. Em algumas metodologias de projetos, como o Scrum, isso é inclusive feito durante o próprio projeto. Ao utilizar o Power BI, a empresa consegue identificar tendências de modo mais abrangente e, assim, ter mais facilidade de identificar se o planejamento deu certo ou não.

Validação de hipóteses

A validação de hipóteses é algo que foi otimizado nos últimos anos com a análise de dados. O Power BI é uma das melhores soluções para identificar tendências e os riscos que a empresa enfrenta durante um projeto. Afinal, pode ser integrado a vários bancos de dados, maximizando a capacidade de analistas agregarem valor aos registros da marca.

Redução de custos

A gestão de custos é um grande desafio para quem trabalha com a gestão de projetos. Uma das melhores formas de otimizar essa área é analisando de maneira ampla os indicadores e as métricas financeiras de cada área. Com o Power BI, esse trabalho pode ser feito de uma maneira mais abrangente, facilitando a identificação de desperdícios.

Como os relatórios do Power BI devem ser feitos para otimizar projetos?

Para que o Power BI tenha sucesso, é importante que a empresa saiba como utilizá-lo. Os relatórios de performance precisam contar com informações relevantes para os profissionais e que possam ser utilizadas para a melhoria de rotinas. Portanto, eles devem conter dados como:

  • uma análise da evolução dos indicadores de performance do projeto;
  • uma avaliação abrangente sobre o impacto do projeto nos resultados da empresa;
  • indicadores de pontos que necessitam de melhorias nos próximos projetos e nas próximas etapas.

O Business Intelligence trouxe grandes melhorias para o ambiente corporativo. Utilizando as ferramentas certas, empresas podem avaliar o impacto das suas decisões, identificar áreas que podem ser otimizadas e criar fluxos de melhoria contínua em todos os setores. Por isso, não deixe de apostar na integração do Power BI e gerenciamento de projetos no seu dia a dia!

Gostou da nossa dica? Então, compartilhe-a com os seus companheiros de trabalho para que mais pessoas saibam como utilizar essa solução!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.