A gerência de uma empresa é uma atividade que exige muito conhecimento e sabedoria. Para expandir as fronteiras do negócio e melhorar os processos, um gerente precisa acompanhar as novidades do mercado e adotar estratégias eficientes em sua rotina de trabalho.

A tecnologia da informação oferece várias ferramentas e softwares que aprimoram sua forma de atuação e facilitam o relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores, e uma delas é o Pentaho.

As soluções em Business Intelligence estão conquistando cada vez mais espaço no mercado e é extremamente recomendado utilizá-las em sua gestão para obter resultados positivos.

Neste post você vai aprender mais sobre o que é Pentaho, quais são suas vantagens e como ele funciona. Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite!

O que é pentaho?

Colocando de forma bem simples, imagine uma planilha Excel, muito bem trabalhada e planejada. Agora multiplique-a por 1000, faça com que ela seja extremamente organizada e fácil de trabalhar. Pois bem, essa seria a plataforma Pentaho de gerenciamento de BI – Business Intelligence.

A ideia é recolher o máximo de dados diversificados e não estruturados, a partir de diversas fontes e analisá-los, a fim de encontrar novos padrões, indicadores de tendências e base de dados para inovação.

Já o termo BI – Business Intelligence, se refere a tudo que combina arquiteturas, aplicativos e bancos de dados relacionando informações. Ele permite acesso interativo, análise e manipulação de informações, em tempo real, e fornece um fácil acesso aos dados corporativos.

O BI analisa o histórico de dados das empresas por meio de transações ou por outros tipos de atividades, auxiliando e analisando os desempenhos passados e presentes dos negócios.

Pentaho BI é um software de código aberto que gerencia as comunicações da empresa, analisa painéis de dados e indicadores, mineração de dados (data mining), workflow e capacidades de ETL – Extração, Tratamento e Limpeza de dados do business intelligence.

Com esta ferramenta, é possível organizar grande quantidade de informações de forma rápida e com precisão analítica, para melhorar a tomada de decisões. Além de tudo, o Pentaho, por se tratar de uma ferramenta Open Source, possui uma versão funcional e extremamente poderosa em que não há custo algum com licenças.

Deste modo, o único investimento que os usuários precisam fazer é nos serviços de elaboração das telas, relatórios e cubos. Assim, muitas empresas que anteriormente viam o conceito de Business Intelligence como algo distante e inalcançável, se sentem seguras para implementar este tipo de solução dentro de diferentes setores da organização.

Quais são as principais funções?

O Pentaho BI tem clientes em todo o mundo e, além disso, grande usabilidade. A curva de aprendizado é ótima, o que acelera a sua implantação e a colheita de resultados. Sua interface acentuadamente gráfica, simplifica a visualização de grandes porções de dados relevantes e críticos para tomada de decisões.

Ainda em relação a isso, a ferramenta possui gráficos que interagem entre si, para facilitar a análise rápida das informações. Existe a possibilidade de interação com o Google Maps, o que facilita a visualização de dados com informações geográficas.

Com o BI, as empresas podem acessar dados e explorar informações que normalmente estão contidas em uma Data Warehouse, analisando e desenvolvendo entendimentos e inovações, tais como:

  • coleta – ETL;
  • organização – Data warehouse;
  • análise dimensional (cubos);
  • compartilhamento – Portal de BI;
  • monitoramento das informações – relatórios, gráficos e dashboards.

Quais são os benefícios?

Possibilita um planejamento mais eficiente

Todo empreendimento precisa de um planejamento para trilhar o caminho do sucesso, não é mesmo? Independentemente de seu ramo de atuação, é muito importante ter informações atualizadas e reais em mãos.

Sabendo o que é Pentaho, você tem mais autonomia para planejar e tomar decisões mais eficientes. Ao trabalhar de forma otimizada, o Pentaho facilita o manuseio de dados e relatórios do seu processo produtivo. Como consequência disso, você entende muito mais sobre seu negócio e consegue criar metas e cronogramas para sua equipe.

Melhora o atendimento aos clientes

O mercado consumidor nunca foi tão competitivo quanto o de hoje. Dessa maneira, você deve ficar atento às tendências de consumo e preparar sua gestão. Antes de tomar qualquer tipo de decisão, é necessário analisar quais serão seus impactos e consequências na qualidade dos produtos oferecidos aos seus clientes.

O Pentaho faz com que você tenha informações em tempo real sobre seus consumidores. Assim, sua empresa pode publicar conteúdos e prestar serviços adequados às suas necessidades, acarretando no crescimento do negócio.

Minimiza erros

Toda gestão está sujeita a imprevistos e problemas e um gerente deve se preparar para solucioná-los. Com os dados fornecidos pelo Pentaho, você pode criar estratégias adequadas à sua realidade socioeconômica e evitar riscos em suas operações.

Deste modo, é possível encontrar os gargalos operacionais e financeiros que atrapalham seu desempenho e propor soluções para essas situações. Minimizando os erros, você melhora o resultado e tem certeza de que tem uma equipe engajada em seus objetivos.

Reduz despesas

Existem algumas versões do Pentaho que não exigem custos de licença, e isso é algo que reduz o investimento a ser realizado por sua gestão. Utilizando-as, seu orçamento não é onerado e você pode investir esse valor em outras áreas e serviços.

Aprimora a análise de resultados

A produção de uma empresa precisa ser analisada e acompanhada por um gerente eficiente. Quando isso não acontece, ele perde o controle da situação e não consegue alcançar seus objetivos. O Pentaho fornece dados com muita facilidade e faz com que seus relatórios sejam mais minuciosos e detalhistas.

Utilizando-os de maneira correta, você compreende melhor como sua gestão funciona e pode alocar recursos com mais eficiência. A partir disso, você tem um retorno mais satisfatório e faz com que todos estejam alinhados com a visão e os objetivos da empresa.

Além disso, podem ser destacadas as seguintes vantagens:

  • ampliar a compreensão das tendências dos negócios;
  • substituir soluções mais simples por resultados integrados e consistentes;
  • distribuir informações de maneira mais ampla, a fim de facilitar o acesso e o envolvimento de todos;
  • permitir a troca de dados estratégicos para análise, levando em consideração o mínimo de atraso em relação às etapas e eventos dentro da empresa;
  • gerar telas e relatórios cruzando dados de diferentes sistemas da empresa.

Se você está com problemas buscando informações em relatórios e tem dificuldade para oferecer transparência aos clientes, está na hora de adotar o Pentaho em sua gestão.

Nessas horas, procure por um parceiro de trabalho que ofereça soluções adequadas aos seus objetivos e que preza pelo uso de ferramentas tecnológicas. Não se esqueça também da integração e da customização de seu ambiente de trabalho e veja os resultados positivos surgirem naturalmente.

Enfim, uma ferramenta como o Pentaho nas mãos de uma equipe competente é capaz de transformar qualquer empresa em um grande e sólido negócio.

O exemplo da planilha Excel foi proposital, pois quem já usa os filtros e organização de registros por meio de fórmulas ficará realmente impressionado com as capacidades corporativas deste software, inclusive com a interação com o próprio Excel.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Agora que você sabe o que é Pentaho, descubra como a Business Intelligence é importante para a sua empresa!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.