O que é Pentaho? A gerência de uma empresa é uma atividade que exige muito conhecimento e sabedoria. Para expandir as fronteiras do negócio e melhorar os processos, um gerente precisa acompanhar as novidades do mercado e adotar estratégias e recursos eficientes em sua rotina de trabalho.
A tecnologia da informação oferece várias ferramentas e softwares que aprimoram sua os processos dentro de uma empresa facilitando, entre outras coisas, o relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores, e uma delas é o Pentaho.
As soluções em Business Intelligence estão conquistando cada vez mais espaço no mercado e é extremamente recomendado utilizá-las em sua gestão para obter resultados positivos. Neste post você vai aprender mais sobre o que é Pentaho, quais são suas vantagens e como ele funciona. Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite!
O que é Pentaho?
Colocando de forma bem simples, imagine uma planilha Excel, muito bem trabalhada e planejada. Agora multiplique-a por 1000, faça com que ela seja extremamente organizada e fácil de trabalhar. Pois bem, essa seria a plataforma Pentaho de gerenciamento de BI – Business Intelligence.
A ideia é recolher o máximo de dados diversificados e não estruturados a partir de diversas fontes e analisá-los, a fim de encontrar novos padrões, indicadores de tendências e base de dados para inovação.
Já o termo BI — Business Intelligence —, se refere a tudo que combina arquiteturas, aplicativos e bancos de dados relacionando informações. Um software de BI, como o Pentaho, é aquele que permite acesso interativo e simplifica a análise e manipulação de dados para que eles gerem inteligência de negócios.
O BI analisa o histórico de dados das empresas por meio de transações ou por outros tipos de atividades, auxiliando e analisando os desempenhos passados e presentes dos negócios.
O que é Pentaho, então? O Pentaho BI é um recurso de código aberto que gerencia as comunicações da empresa, analisa painéis de dados e indicadores, mineração de dados (data mining), workflow e capacidades de ETL — Extração, Tratamento e Limpeza de dados do business intelligence.
O que a sua empresa pode fazer com Pentaho?
Com essa ferramenta é possível organizar grande quantidade de informações de forma rápida e com precisão analítica para melhorar a tomada de decisões. Além de tudo, o Pentaho, por se tratar de uma tecnologia Open Source, tem uma versão funcional e extremamente poderosa em que não há custo algum com licenças.
Desse modo, o único investimento que os usuários precisam fazer está re serviços de elaboração das telas, relatórios e cubos. Assim, muitas empresas que anteriormente viam o conceito de Business Intelligence como algo distante e inalcançável, se sentem seguras para implementar este tipo de solução dentro de diferentes setores da organização.
Quais são as principais funções do Pentaho?
O Pentaho BI tem clientes em todo o mundo e ele conquistou isso com uma excelente usabilidade. A curva de aprendizado é reduzida, o que acelera a sua implantação e a colheita de resultados. Sua interface acentuadamente gráfica simplifica a visualização de grandes porções de dados relevantes e críticos para tomada de decisões.
Ainda em relação a isso, a ferramenta tem gráficos que interagem entre si, para facilitar a análise rápida das informações. Existe a possibilidade de interação com o Google Maps, o que facilita a visualização de dados com informações geográficas.
Com o BI, as empresas podem acessar dados e explorar informações que normalmente estão contidas em uma Data Warehouse, analisando e desenvolvendo entendimentos e inovações, tais como:
- coleta – ETL;
- organização – Data warehouse;
- análise dimensional (cubos);
- compartilhamento – Portal de BI;
- monitoramento das informações – relatórios, gráficos e dashboards.
Quais benefícios o Pentaho tem a oferecer?
Animado para entender o que todas essas vantagens do Pentaho significam para o seu negócio na prática? Conheça alguns dos benefícios de apostar na implementação do software.
Planeje com mais eficiência utilizando Pentaho
Todo empreendimento precisa de um planejamento para trilhar o caminho do sucesso, não é mesmo? Independentemente de seu ramo de atuação, é muito importante ter informações atualizadas e reais em mãos.
Sabendo o que é Pentaho, você tem mais autonomia para planejar e tomar decisões mais eficientes. Ao trabalhar de forma otimizada, o Pentaho facilita o manuseio de dados e relatórios do seu processo produtivo. Como consequência disso, você entende muito mais sobre seu negócio e consegue criar metas e cronogramas para sua equipe.
Analise Big Data e Internet das Coisas
Big Data e Internet das Coisas (IoT) não são palavras-chave: eles representam o futuro da tecnologia e, para se destacar, é preciso começar a pensar o quanto antes na implementação desses recursos. Com Pentaho você será muito mais bem-sucedido nessa tarefa.
Ambas as tecnologias geram dados valiosos para o seu negócio que, quando aplicados na tomada de decisão, têm potencial para alavancar os resultados da sua empresa. Com Pentaho, será mais fácil analisá-las e transformar esses dados em informações acionáveis, que geram valor para o seu empreendimento.
Melhore o atendimento que oferece aos clientes
O mercado consumidor nunca foi tão competitivo quanto o de hoje. Dessa maneira, você deve ficar atento às tendências de consumo e preparar sua gestão. Antes de tomar qualquer tipo de decisão, é necessário analisar quais serão seus impactos e consequências na qualidade dos produtos oferecidos aos seus clientes.
O Pentaho faz com que você tenha informações em tempo real sobre seus consumidores. Assim, sua empresa pode publicar conteúdos e prestar serviços adequados às suas necessidades, acarretando no crescimento do negócio.
Reduza a incidência de erros no seu negócio
Toda gestão está sujeita a imprevistos e problemas e um gerente deve se preparar para solucioná-los. Com os dados fornecidos pelo Pentaho, você pode criar estratégias adequadas à sua realidade socioeconômica e evitar riscos em suas operações.
Desse modo, é possível encontrar os gargalos operacionais e financeiros que atrapalham seu desempenho e propor soluções para essas situações. Minimizando os erros, você melhora o resultado e tem certeza de que tem uma equipe engajada em seus objetivos.
Integre o Pentaho a recursos que já utiliza no dia a dia
O Pentaho é uma ferramenta muito customizável, o que significa que ela se adapta à realidade do seu negócio. Ao implementá-la uma empresa ganha mais um recurso para analisar os dados de sistemas que já usa, como ERP e CRM.
Poupe dinheiro com a implementação da ferramenta
Existem algumas versões do Pentaho que não exigem custos de licença, e isso é algo que reduz o investimento a ser realizado por sua gestão. Utilizando-as, seu orçamento não é onerado e você pode investir esse valor em outras áreas e serviços.
Aprimora a análise de resultados
A produção de uma empresa precisa ser analisada e acompanhada por um gerente eficiente. Quando isso não acontece, ele perde o controle da situação e não consegue alcançar seus objetivos. O Pentaho fornece dados com muita facilidade e faz com que seus relatórios sejam mais minuciosos e detalhistas.
Utilizando-os de maneira correta, você compreende melhor como sua gestão funciona e pode alocar recursos com mais eficiência. A partir disso, você tem um retorno mais satisfatório e faz com que todos estejam alinhados com a visão e os objetivos da empresa.
Além disso, podem ser destacadas as seguintes vantagens:
- ampliar a compreensão das tendências dos negócios;
- substituir soluções mais simples por resultados integrados e consistentes;
- distribuir informações de maneira mais ampla, a fim de facilitar o acesso e o envolvimento de todos;
- permitir a troca de dados estratégicos para análise, levando em consideração o mínimo de atraso em relação às etapas e eventos dentro da empresa;
- gerar telas e relatórios cruzando dados de diferentes sistemas da empresa.
Por que customizar o Pentaho?
Para poder se valer de todos os benefícios do Pentaho, porém, a sua empresa tem muito a ganhar com a customização da ferramenta. Ele funciona muito melhor quando está integrado às demais tecnologias que são utilizadas pelo seu negócio e, para que isso aconteça, é preciso deixar a ferramenta com a cara da sua organização.
Por isso, os fornecedores desse software fazem personalizações nele para que consiga oferecer a performance que espera ao adotá-lo. Entenda, nos tópicos a seguir, por que customizar o Pentaho é uma boa ideia.
Alinhe o Pentaho com seus objetivos
Cada negócio tem objetivos diferentes e customizar o Pentaho é uma maneira de garantir que ele trabalhará a favor dos seus. Empresas priorizam dados distintos no processo decisório, por isso, precisam organizar aquilo que veem em seus dashboards para que consigam ser realmente eficientes.
A customização do Pentaho permitirá que seus funcionários sejam mais eficientes porque alinhará a ferramenta com as demandas de trabalho dentro da organização.
Crie plataformas exclusivas para seus serviços
É difícil ser eficiente quando as plataformas que o seu negócio utiliza não são boas o bastante. Customizar o Pentaho é garantir que ele tornará mais simples e intuitivos processos que já acontecem dentro da empresa todos os dias e que ele poderá ser escalado sem comprometer a performance do negócio.
Integre o Pentaho aos demais recursos que utiliza
Um dos grandes desafios para as empresas é introduzir o uso de uma nova tecnologia sem que ela modifique todos os processos do negócio. A customização é uma estratégia para contornar esse problema, pois permite que os recursos sejam adaptados para funcionarem com as demais soluções as quais os seus colaboradores já estão familiarizados.
Customizar o Pentaho fará com que seja muito mais fácil convencer os colaboradores da importância de utilizá-lo e isso fará com que a ferramenta consiga entregar os resultados que espera.
Se você está com problemas para encontrar informações em relatórios e tem dificuldade para oferecer transparência aos clientes, está na hora de adotar o Pentaho em sua gestão.
Nessas horas, procure por um parceiro de trabalho como a Know Solutions, que oferece soluções adequadas aos seus objetivos e preza pelo uso de ferramentas tecnológicas alinhadas às suas necessidades.
É o parceiro que fará a integração do Pentaho com o ambiente de negócios da sua empresa e as demais tecnologias que ela utiliza e, por isso, ele é um dos protagonistas da geração de resultados.
Uma ferramenta como o Pentaho nas mãos de uma equipe competente é capaz de transformar qualquer empresa em um grande e sólido negócio.
No começo deste artigo demos como exemplo uma planilha Excel, pois quem utiliza esse recurso verá no Pentaho uma solução completa para a geração de inteligência de negócios, inclusive em conjunto com o software da Microsoft. O que está esperando para começar a aproveitar de todos os benefícios que mencionamos aqui?
Agora que você já sabe o que é Pentaho, entre em contato com a nossa equipe para descobrir como ficaria essa solução customizada para o seu empreendimento. Fale com um especialista!
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?