ERP: essas três letras podem fazer a diferença nos processos da sua empresa. Ele conecta vários sistemas que antes eram usados de forma isolada. Na prática, é possível ver dados de outras áreas que impactam a sua entrega, como estoque, logística etc.

Já a ferramenta de Business Intelligence é capaz de analisar os dados da empresa em larga escala, para que as decisões sejam tomadas de forma mais acertada. Se o software ERP integra processos e o BI analisa os dados integrados, juntá-los seria a coisa mais certa a se fazer, não é mesmo?

Sim! E vamos mostrar 5 vantagens para você começar a usar duas tecnologias juntas no seu negócio.

1. Mais eficiência da força de trabalho

A informação capacita as pessoas, permitindo que realizem seu trabalho com mais eficiência. Muitas vezes, você gastar recursos em determinada tarefa que, no final, traz resultados mínimos. Será que ela está sendo realizada da forma correta?

Também é possível usar a informação e olhar para o mercado consumidor. Quais são os locais nos quais o seu produto mais vende? E quais são os piores? Nesse caso, cabe à empresa analisar se deve ou não manter uma operação que não dá tanto resultado.

2. Melhoria nos processos

Com a integração dessas duas ferramentas, os gestores podem identificar gargalos no processo e melhorar o fluxo de atividades. Em vez de um setor esperar por informações do outro para, então, dar início à sua parte, as áreas podem trabalhar em conjunto, ajudando umas às outras em tempo real.

Isso também ajuda a reduzir os índices de retrabalho, pois minimiza as falhas de comunicação. Se, por exemplo, um cliente habitual compra determinada quantidade de produtos periodicamente, é possível fazer previsões de estoque para atendê-lo sem falhas.

A integração entre as áreas de apoio e o comercial faz com que tudo flua da melhor forma possível. E com o acompanhamento contínuo em dashboards os processos podem ser revisitados e melhorados.

3. Conhecimento aprofundado do cliente

Se você tem uma boa base de dados de clientes, já conta com bastante informação, correto? Agora, e se fosse possível identificar padrões e antecipar um comportamento com o software ERP e o BI?

Tome como exemplo uma empresa que vende serviços de telecomunicações. Para cobrir o custo do negócio e rentabilizar a venda, o cliente não pode cancelar em um determinado período certo?

Com uma análise do BI, o gestor pode verificar as tendências do comportamento de cancelamento, prevendo quanto o tempo o cliente permanece ativo. Assim, a empresa pode trabalhar em um programa de fidelização de clientes baseado nesses dados.

4. Redução dos índices de erros

Nem todas as expertises estão em uma gerência só. Portanto, a integração auxilia a comunicação entre as áreas diminuindo erros como os de cálculos de tributos, pagamentos e muitos outros.

5. Auxílio na tomada de decisão

Com todos os dados nas mãos de quem toma a decisão, fica mais fácil analisar e definir o caminho a ser escolhido. Informações podem definir os rumos da empresa nos próximos anos e servir de base ao planejamento estratégico. Assim, sua empresa faz escolhas inteligentes e não segue ao sabor do vento.

Você viu algumas vantagens da integração do BI com um software ERP. No entanto, dependendo do que a sua empresa faz, ainda pode haver várias outras características a serem exploradas!

Você quer saber mais sobre essa dupla imbatível? Então deixe seu comentário aqui no post e tire suas dúvidas!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.