A agilidade na obtenção de inteligência de negócios é — ou deveria ser — um dos principais objetivos das empresas. O Self-Service BI se insere nesse contexto, sendo um meio de acelerar a transformação digital e, por consequência, a competitividade do negócio. Sair na frente de um concorrente e conquistar mais clientes são apenas algumas possibilidades no uso da ferramenta.

Contudo, extrair conhecimento em meio a um mar de dados é um grande desafio de negócios. Além de tecnologia, é preciso expertise dos profissionais no momento de analisar os dados e definir quais estratégias e rumos a companhia passará a trilhar a partir dali.

Continue a leitura até o final para entender melhor o funcionamento e a importância do Self-Service BI!

O que é Self-Service BI?

Antes de falar do conceito de Self-Service BI, é preciso destacar o seguinte: o BI, por definição, envolve o negócio, a sua gestão e o setor de TI. A consequência é um processo robusto de obtenção de inteligência de mercado. Contudo, o preço disso é a demora e a dependência que essa tríade causa.

Dado o contexto, o Self-Service BI consiste em encurtar esse caminho, de modo que um profissional de fora da TI consiga também trabalhar com dados. Em outras palavras, ele pode desenvolver os seus relatórios e dashboards, sem a necessidade de se reportar à TI.

Obviamente, existe uma questão de governança e segurança envolvidas, mas o Self-Service BI é conduzido sem comprometer as restrições existentes em alguns dados.

Como funciona?

Uma ferramenta que suporta o Self-Service BI é o Power BI, que permite a criação de:

  • relatórios e painéis;
  • modificação desses relatórios e painéis;
  • integração de dados privados e locais, oriundos, por exemplo, de planilhas Excel;
  • criação ou modificação de modelos de dados.

Por que é tão importante?

Enquanto o Business Intelligence é um processo demorado, o Self-Service BI é mais rápido, agilizando a tomada de decisão. Além disso, as ferramentas que suportam esse autosserviço podem ser testadas pelos colaboradores sem nenhum custo, desde que seja comunicado ao setor de TI.

Também é importante citar como vantagem os módulos. Na prática, eles são condizentes com o nível de conhecimento e expertise em dados dos profissionais que não são da TI. Este, por sua vez, tende a ficar menos sobrecarregado, podendo trabalhar com mais afinco em projetos de maior valor agregado ao negócio.

Quais recursos a solução possui?

Um dos recursos mais importantes do Power BI Self-Service é a agilidade na criação de modelos de dados. Além disso, ele consegue se conectar a uma infinidade de fontes, tanto internas quanto externas, tendo também um grande potencial de personalização.

Vale ainda destacar que a ferramenta da Microsoft permite criar relatórios com facilidade, sendo também integrável a aplicações conhecidas da Microsoft, como o Azure e o SQL Server.

Como visto, o Self-Service BI é uma espécie de autosserviço, permitindo aos colaboradores que não são da TI criar, entre outras coisas, relatórios e painéis. Isso é importante porque torna o Business Intelligence do negócio menos demorado, mas não menos seguro e nem ineficiente.

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.