As funções do Power BI são preciosas para uma empresa evoluir e se destacar no mercado. A ferramenta da Microsoft é uma solução recente, ajudando colaboradores e gestores a visualizar um grande volume de dados de modo simples e intuitivo, tornando mais fácil o processo decisório e a geração de relatórios.
Se a empresa fica muito refém do Excel, ela tende a perder em competitividade e ganhar em ineficiência, dependendo da situação. Contudo, usando-a em conjunto com o Power BI, é possível, por exemplo, correlacionar dados de fontes heterogêneas, facilitando a obtenção de insights de negócios que antes passavam despercebidos ou levavam muito tempo para serem produzidos.
Para conhecer as 5 principais funções do Power BI, continue a leitura até o final!
1. Criação de Storytelling
No Power BI, tão importante quanto visualizar dados é saber a história por trás deles, sendo que o storytelling é justamente isso. Isso se torna ainda mais notório em apresentações, por exemplo, que costumam ser caracterizadas pela monotonia de expor vários gráficos e estatísticas sem uma narrativa capaz de envolver as pessoas ali presentes.
2. Quick Insights
Informações específicas são sempre buscadas no Power BI. O Quick Insights é a função da ferramenta responsável por isso, além de criar dashboards e relatórios baseados nesses registros de maior relevância. A consequência disso é a otimização do tempo e a geração de mais valor nas atividades desempenhadas pelos colaboradores no Power BI.
3. Transformação de colunas em linhas
Esse é um procedimento aplicável quando se deseja importar dados do Excel no Power BI. Na prática, os registros importados podem estar dispostos em colunas, sendo necessário fazer uma transformação antes de carregar as informações no Power BI.
4. Configuração de dashboard
Para que os dados apresentados tenham uma história e sejam vistosos, é preciso criar e configurar um dashboard. O Power BI possui esta função, permitindo uma configuração que torne a visualização de dados não somente objetiva, mas também envolvente.
Um exemplo simples disso é mostrar no dashboard o volume de vendas de um determinado trimestre, quais vendedores tiveram o melhor desempenho e o que eles podem fazer para tornar esse número melhor nos próximos períodos — tudo isso sem esquecer o storytelling.
5. Coleta de dados da web
Uma das principais funcionalidades e vantagens do Power BI é poder se conectar a várias fontes de dados, inclusive da web. Dessa forma, as análises, visualizações e relatórios passam a ter um peso maior no negócio, servindo, por exemplo, na elaboração ou ajustes de estratégias, sempre que necessário.
Convém lembrar que tais informações não costumam aparecer de modo organizado, nem tampouco os seus dados são fáceis de extrair. Contudo, existe um recurso chamado “Obter dados da web por meio de exemplos”, em que o usuário informa os dados que deseja extrair, mostrando exemplos na caixa de diálogo do conector. Em seguida, o Power BI (mais especificamente o Power Query) faz a coleta dos registros, baseado nos exemplos do usuário.
Neste artigo, apresentamos as 5 principais funções do Power BI. Para contar com esse tipo de solução na empresa, é de suma importância ter parceria com uma empresa especializada, que venha não somente a implementar a ferramenta, mas também ministrar treinamentos aos colaboradores e consultorias em Business Intelligence. A ideia é extrair o máximo do Power BI, ajudando o negócio a evoluir e se destacar no mercado.
Se gostou do conteúdo, aproveite e compartilhe nas redes sociais!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]