Para uma página ser encontrada no Google, é preciso implementar boas práticas de SEO on page e off page. Ambas as estratégias tendem a trazer resultados de médio e longo prazo, visto que os robôs de busca precisam entender ao longo do tempo que aquele conteúdo é, de fato, relevante para os usuários.

Neste artigo, vamos falar sobre o SEO on page e alguns dos seus principais conceitos relacionados. Você entenderá como cada um desses elementos atua na otimização das páginas web para que sejam bem classificadas nos resultados de pesquisa do Google. Boa leitura!

O que é SEO on page?

O SEO on page é o conjunto de técnicas que são empregadas internamente nas páginas de um site ou blog. Quando um texto possui um hiperlink para outro conteúdo, por exemplo, isso tem a intenção de fazer os visitantes ficarem um tempo maior na página, de modo a se nutrir de informações e serem guiados ao longo da jornada de compra.

URL

A URL é o link que as pessoas colocam na barra de endereços do navegador. Como boa prática de SEO on page, recomenda-se que ele seja sucinto e tenha relação com o conteúdo daquela página web. Se ali houver um texto sobre Business Intelligence, por exemplo, o ideal é que a URL tenha o seguinte formato: https://nome do blog/conteúdo/business-intelligence.

Title tag

Sabe aquele título que aparece em azul nos resultados do Google? Pois bem! Este é o title tag, e deve ser muito bem elaborado para que possa induzir as pessoas a clicar e conferir aquele conteúdo. Ser conciso é fundamental nesse sentido, pois como há uma limitação de caracteres, é preciso colocar a ideia central do site no blog no texto do title tag.

Palavra-chave

A palavra-chave é o termo que as pessoas digitam no Google. É por meio dela que os robôs (também conhecidos por googlebots) de busca fazem a seleção dos conteúdos, muitas vezes em menos de um segundo. Vale destacar que ela deve ser inserida na URL, no title tag, além de ser explorada ao longo de um texto, de forma natural, especialmente no início, nos intertítulos e no final do conteúdo.

Meta description

A meta description é aquele texto que fica embaixo do title tag nos resultados do Google. Assim como este, deve ser elaborado com limite de caracteres, explorando a palavra-chave e sendo o mais persuasivo possível, pois deve convencer as pessoas a clicar no resultado e acessar o conteúdo.

Como diferenciar SEO on page e SEO off page?

Embora sejam estratégias que juntas promovem o SEO de um site ou blog, existem diferenças significativas entre elas. Enquanto o SEO on page otimiza páginas internas por meio de links, o SEO off page consiste em todas as práticas externas de otimização. Um exemplo disso é quando um ou mais links da página direcionam o leitor para outro lugar, muitas vezes com uma audiência maior. Este, inclusive, é um fator que o Google considera bastante na hora de ranquear um resultado de uma busca na Internet.

Porque o SEO on page é tão importante e como fazê-lo na prática?

Sem SEO on page, o conteúdo de uma página web terá grandes chances de não aparecer para as pessoas, implicando, por exemplo, em menos vendas e alcance limitado da marca. O primeiro passo para implementá-lo é saber quais os clientes que o blog e o site da empresa desejam atingir.

Em seguida, os conteúdos devem ser elaborados com base nesse consumidor, explorando a palavra-chave no texto, no title tag, na URL e na meta description. Vale destacar também que os conteúdos precisam de atualização periódica, pois dessa forma, aumentam as chances de serem bem ranqueados pelos motores de busca do Google.

O SEO on page consiste em otimizar internamente uma página web. O uso da palavra-chave é crucial, no sentido de fazer os robôs do Google darem relevância àquele conteúdo e ranqueá-lo bem nos mecanismos de busca. Convém enfatizar também que o SEO on page e off page tendem a trazer resultados de tráfego orgânico no médio e longo prazo.

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.