Até pouco tempo atrás, conhecíamos apenas a Marvel Comics, a produtora de histórias em quadrinhos que trouxe ao mundo o Homem-Aranha e os X-Men. Porém, neste post, vamos mostrar como o Big Data e as soluções de BI levaram a empresa a outro patamar de lucratividade.

Hoje, com múltiplos filmes, séries de TV e games, a empresa se tornou um conglomerado extremamente vasto e bem-sucedido. Mas como foi possível? Pensando em fornecer a resposta completa, preparamos um conteúdo para que você saiba mais sobre as tecnologias que foram utilizadas para essa transformação. Confira!

O que são as soluções de BI?

Business Intelligence é um conjunto de ações estratégicas, aliadas à tecnologia de ponta, que são implantadas em uma empresa com o objetivo de auxiliar e organizar os dados e transformá-los em informação relevante e vantagem competitiva.

Por meio de softwares e soluções digitais recorrentes no mercado, como o CRM e os ERPs, ou até mesmo com a utilização de arquivos de texto, a companhia forma indicadores de desempenho sobre seus compradores. Além disso, esse garimpo é realizado também nas redes sociais, buscando insights e estabelecendo padrões.

Esses dados são, então, arquivados em uma espécie de armazém digital de informações, conhecido como Data Warehouse. O interessante é que essa base de conhecimento se torna permanente, o que significa uma fonte de informação perene para o negócio. Dessa forma, é possível customizar soluções e melhorar o relacionamento com os clientes.

A ideia central do Business Intelligence é produzir informações valiosas para os gestores, tornando a tomada de decisão mais acertada. É importante notar que, por mais que o conceito esteja ligado à utilização de softwares, ele designa de forma mais precisa o modo como as empresas lidam com seus dados.

O que é Big Data?

Já o Big Data se relaciona diretamente a grandes volumes de dados que podem ser interpretados por soluções tecnológicas de alto nível. O importante, no entanto, não é a quantidade, mas como os elementos são utilizados.

O grande diferencial é que a ciência de dados e o trabalho com Business Intelligence tornaram mais eficientes a análise de dadosbrutos, representando uma quebra de paradigma em relação às ferramentas que existiam no mercado até então.

Como a Marvel utilizou essas ferramentas?

Podemos dizer que o trabalho mais intenso da empresa com o Big Data e as soluções de BI começaram com o lançamento de “Homem de Ferro” (Iron Man), em 2008. Isso porque o filme que popularizou a figura de Tony Stark, interpretado por Robert Downey Jr., foi o primeiro produto do Universo Cinematográfico Marvel (MCU ou Marvel Cinematic Universe).

Esse universo passou a englobar todos os filmes, séries de TV e videogames da Marvel. Com toda essa avalanche de conteúdo, a empresa passou a contar com o Big Data para gerenciar e organizar o fluxo de dados produzidos de forma ininterrupta.

 

Assim, a Marvel começou a construir um banco de dados enorme, compilando informações sobre seus personagens e as relações entre eles. Esse data center também é responsável por registrar os relacionamentos entre os personagens e seus respectivos arcos históricos.

Essa base de dados mostra quais personagens desempenharam papéis mais relevantes no universo como um todo. A escolha do primeiro filme do MCU não foi à toa: como Tony Stark tem mais conexões com personagens do universo cinematográfico, não foi surpresa que o Homem de Ferro tenha se tornado o primeiro filme desse novo universo da franquia.

O amplo banco de dados possibilitou à Marvel identificar as tramas mais populares e desenvolvê-las. Além disso, a empresa conseguiu mapear o que mais agradava os fãs. Com essa informação, a companhia conseguiu formular um modelo bem-sucedido de negócio que desembocou na impressionante bilheteria de “Vingadores: Ultimato”, de 2019.

Percebeu como o Big Data e as soluções de BI são ferramentas poderosas para extrair conhecimento relevante para o negócio? Não importa o porte da sua companhia: essas ferramentas vão rastrear toda a atuação digital da organização e produzir informação relevante para a sua empresa.

Gostou do artigo e tem interesse em reproduzir a fórmula Marvel em sua companhia? Então, leia agora mesmo o nosso post sobre as melhores formas de ter sucesso com o Big Data!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.