Em um ambiente de desenvolvimento de software, é preciso adotar rotinas que colaboram para o melhor resultado da equipe como um todo. Não são raras as vezes em que as aplicações são feitas sem o devido cuidado com a parte de revisão. Consequentemente, os códigos tendem a seguir para outras etapas do desenvolvimento sem a correta vistoria sobre a existência de bugs e falhas.

Para mitigar esse problema, preparamos este conteúdo. Nele, você entenderá o que é code review, assim como a importância de usá-lo no ambiente de desenvolvimento. Por fim, será mostrado como adotar essa técnica de forma eficiente.

Ficou interessado no assunto? Continue lendo!

O que é code review?

Em poucas palavras, consiste na prática de fazer revisões no código de uma determinada aplicação. Normalmente, essa revisão é feita a cada commit, que é o nome dado às alterações no software. Outra característica do code review é que, para fazer os ajustes, geralmente, é chamado um outro desenvolvedor, diferente do que está criando os códigos.

Em um commit, o revisor deve analisar arquivo por arquivo, para identificar falhas, bugs e pontos de melhoria da aplicação. Além disso, o code review aplicado a cada commit, normalmente, não leva quinze minutos. Contudo, esse tempo pode ser ajustado, caso esteja longo, por meio da diminuição da frequência de envio de um commit.

Por que é tão importante aplicar o code review?

Quando um cliente solicita a construção de um software, ele deseja receber um produto que atenda às suas necessidades. Por meio do code review, as falhas e bugs do sistema são corrigidos a tempo. Dessa forma, a aplicação chegará na etapa de produção e ao usuário final sem nenhuma inconsistência.

Contudo, quem mais se beneficia disso é a equipe de desenvolvimento, afinal, todos os envolvidos têm as suas habilidades técnicas aprimoradas. Além disso, a prática de revisar código gera um maior nível de cooperação entre esses colaboradores.

Todo esse intercâmbio de conhecimentos também contribui para que a equipe crie soluções alternativas, caso venha a enfrentar algum problema no desenvolvimento. Por conta de prazos ou falta de conhecimento sobre os recursos da linguagem de programação usada, é comum que o código não fique bem desenvolvido logo de primeira.

Como aplicar o code review de maneira eficiente?

Para usar o code review da forma correta, é necessário adotar uma série de boas práticas, tais como:

  • usar uma wiki, que é um documento formado por todas as atividades relacionadas ao projeto;
  • usar checklists;
  • estar atento às novas ameaças, para a segurança da aplicação;
  • usar a automação em conjunto com o trabalho manual, no intuito de identificar padrões e falhas recorrentes;
  • usar ferramentas para otimizar o processo, como o Android Lint, o Findbugs e o Checkstyle.

Saber o que é code review ajuda bastante as equipes de desenvolvimento de software. Uma vez que a revisão é feita constantemente, as falhas e bugs são identificados no intuito de aprimorar ainda mais o sistema e satisfazer o cliente. Além disso, os colaboradores passam a compartilhar conhecimentos, o que contribui para o aperfeiçoamento de suas habilidades técnicas.

O que achou deste conteúdo? Não saia do nosso blog sem antes conferir tudo sobre a nova legislação de proteção de dados.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.