Os indicadores de qualidade de software são recursos essenciais para saber se o trabalho foi bem executado e, acima de tudo, se é útil. Não basta escrever linhas de código: é preciso obedecer a parâmetros que o farão ter o melhor funcionamento possível.

Neste artigo, vamos explicar com mais detalhes o que são indicadores de qualidade de software, para que servem e quais os mais importantes para acompanhar. Sinta-se à vontade e aproveite a leitura!

O que são e para que servem os indicadores de qualidade de software?

Há uma realidade da qual não se pode escapar, que é justamente a qualidade dos produtos ofertados no mercado. Quando falamos de software, existem algumas normas especiais que devem ser cumpridas para satisfazer esse critério, como a norma ISO/IEC.

Isso quer dizer que um software bem desenvolvido deve atender a dois pré-requisitos básicos: funcionar bem e ser útil. Do contrário, estará à disposição, mas não terá nenhuma utilidade para a sociedade, que é o que realmente importa no final das contas.

Quais indicadores de qualidade de software merecem atenção?

Acompanhe, a seguir, três dos principais indicadores de qualidade de software para acompanhar na sua empresa.

1. Taxa de aprovação de testes

Todo software passa por testes, até porque essa é uma etapa inevitável de toda a produção de um software. A questão é que, quanto mais testes forem aprovados, melhor. Afinal, uma alta taxa atesta boa qualidade devido à baixa quantidade de erros.

2. Casos de testes automatizados

Esse indicador é muito sensível, pois demonstra quais processos podem ser automatizados. Quanto mais houver essa automação, melhor. Isso porque o processo é naturalmente melhorado quando a possibilidade da falha humana é retirada.

3. Redução de custos de suporte

Não adianta, nada é perfeito. Tenha em mente que o software terá determinada taxa de chamada de defeitos e que o suporte precisará resolvê-los. Quanto menor for essa variável, melhor será o desempenho do software e menores serão os custos com chamados.

Como acompanhar esses indicadores com mais eficiência?

Não há uma fórmula mágica para tornar o processo de acompanhamento dos indicadores o mais eficiente possível. O que vale nesse momento é o bom e velho acompanhamento de todo o processo, do início ao fim.

Claro, contar com profissionais experientes e boas ferramentas sempre fará a diferença. Daí a importância de escolher uma empresa que tenha uma boa reputação no mercado, principalmente com cases de sucesso já implantados para dar como exemplo.

Como vimos, os indicadores de qualidade de software dizem se a solução é boa ou não e se será útil de verdade para a sociedade. Afinal, de nada adianta somente investir em tecnologia para ter uma ferramenta instalada se esta não faz nada. É por essa razão que a norma internacional ISO/IEC deve ser cumprida, pois garante a funcionalidade e a usabilidade de um programa de computador ou aplicativo de celular.

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.