Um dos pilares do Big Data consiste no volume de informações que recebemos a todo instante. Esse número de dados cresce de forma contínua e a uma velocidade acelerada, surgindo desde redes sociais a plataformas de gerenciamento de empresas. Para usar esses dados na tomada de decisão, é necessário então que todo o volume seja analisado de forma assertiva. É aí que entra a utilização do Mondrian OLAP Server.

Saber como implementar Big Data na sua empresa e ter análises corretas, ajudará o gestor a tomar decisões mais precisas no que for necessário para melhor desempenhar sua função. Uma das vantagens de usar essa plataforma é a descentralização da equipe de TI, já que os dados estarão sempre à disposição do gestor, seja em desktop, smartphone ou tablet, com formato simples e de fácil entendimento.

Afinal, o que é o Mondrian OLAP Server?

Essa é uma ferramenta de BI open source, ou seja, tem o código fonte aberto para o usuário modifica-la da forma que melhor lhe atenda. É uma plataforma voltada para os gestores, e apresenta os dados analisados em formas de gráficos, planilhas ou relatórios, que tornam mais fácil sua compreensão.

Esse software consulta toda a base de dados do cliente e da rede, e retorna para ele a análise detalhada do que foi solicitado.

Mondrian OLAP Server (On-Line Analytical Processing – traduzindo de forma literal para o português seria algo como Processamento Analítico On-Line) é junção de uma plataforma de gestão ao servidor de dados para executar o processamento em tempo real e apresentar análises detalhadas, de forma simples e objetiva, que auxiliará o gestor de empresas a tomar decisões mais assertivas, já que ele é o usuário final dessa tecnologia.

Como utilizá-lo?

A facilidade de utilização vai desde a rápida visualização dos dados, que podem ser filtrados por temas, períodos, produtos, etc…, até a total liberdade do gestor em ter acesso a essas informações em tempo real, sem a necessidade de solicitar o relatório à sua equipe de TI. Isso significa autonomia e mais agilidade no processo.

Esmiuçando mais esse paralelo, vamos imaginar o seguinte: enquanto todos os dados são armazenados em um servidor central que detém todas as informações da empresa, por exemplo, não cabe ao gestor ter acesso a informações que não são pertinentes à sua função, como dados técnicos ou específicos da equipe de TI ou de outros setores.

Quando o gestor precisa de uma pesquisa mais refinada sobre determinado assunto, através do Mondrian OLAP Server ele extrairá da pesquisa realizada pelo OLAP Server aquelas informações que serão realmente úteis para sua tomada de decisão.

É desafiador encontrar informações precisas nessa vastidão de dados. Por isso é importante adotar o Pentaho como sua plataforma de TI, já que ele utiliza a tecnologia Mondrian OLAP Server para te auxiliar a gerir melhor sua empresa. Veja a lista de 4 motivos para você usar essa plataforma.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe este post em suas redes sociais! Certamente você ajudará algum amigo a entender mais sobre o assunto!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.