Processo de aperfeiçoamento dos dados, uma forma de avaliar o grau de confiabilidade e precisão das informações utilizadas por uma empresa, basicamente, é disso que se trata o Data Quality.

Ao traduzirmos o termo para o português, teremos algo como “Qualidade dos Dados”. Isso, por si só, já é suficiente para compreender um pouco mais esse conceito. Para o sucesso de um negócio nos dias de hoje, sua aplicação é fundamental.

Neste artigo, apresentaremos os principais pontos em relação ao assunto. A leitura é interessante e, por isso, merece toda a sua atenção. Confira!

Qual a importância do Data Quality na organização?

Dados assegurados e validados são essenciais para o bom andamento dos trabalhos da empresa, sejam eles administrativos, estratégicos ou operacionais. É por esse motivo que ao Data Quality é tão importante, pois a qualidade das informações pode ser definitiva para o crescimento do negócio.

Tendo como exemplo a cadeia de suprimento, um nível elevado de Data Quality está intimamente associado à boa gestão do estoque. Considerando a lógica das vendas e a relevância do fornecimento e da distribuição, é fácil de entender o quão negativo pode ser a falta de qualificação dos dados.

Quais são os benefícios obtidos?

Para fortalecer a importância do Data Quality, mostraremos, a seguir, alguns dos seus principais benefícios.

Fundamenta as análises preditivas e não-preditivas

As informações são a base para todo e qualquer tipo de análise dentro de uma organização, podendo ser preditivas e não-preditivas. O primeiro grupo tem como propósito a previsão de tendências a partir de determinados fatores, enquanto o segundo visa identificar o que está acontecendo no momento em um ou mais setores da companhia, por exemplo.

O Data Quality fundamenta as análises preditivas e não-preditivas, aumentando a qualidade dos “exames” do entendimento sobre a realidade e as possibilidades de futuro.

Proporciona ações de marketing mais assertivas

Um dos problemas que afetam a análise de dados fornecidos por ferramentas como o Google Analytics é a questão do volume. Nesse sentido, a quantidade de informações é tão grande que é praticamente impossível não existir erros ou inconsistências.

Entretanto, com a aplicação do Data Quality, esse montante pode ser reduzido, de modo a fornecer apenas os dados que realmente importam. Para o marketing, isso é indispensável, até mesmo para a criação de campanhas mais assertivas.

Contribui para melhores tomadas de decisão

A “vantagem final” do Data Quality é simples: sua contribuição para melhores tomadas de decisão. Definir novos investimentos, cortar gastos, aprimorar processos, estabelecer estratégias e determinar as formas pelas quais as operações serão feitas, enfim, o auxílio dos dados de verdadeira qualidade é enorme.

A observação a salientar, aqui, é que tomar decisões baseadas em elementos inconsistentes é uma escolha arriscada, podendo resultar em grandes problemas para o negócio.

Para concluir, cabe deixar claro que as consequências da não-qualidade das informações podem ser realmente graves. Dependendo do caso, podem levar a empresa para o buraco.

Em vista disso, certifique-se de que esse tipo de qualificação exista na companhia. Como? A resposta: utilizando metodologias adequadas, ferramentas e soluções tecnológicas, realizando testes e pesquisas, etc.

Se gostou deste artigo, veja por que a análise de dados é a forma ideal para as tomadas de decisão!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.