Existe uma metodologia de elaboração de metas para equipe que é utilizada em todo o mundo: a S.M.A.R.T. Ela ficou tão popular, pois atinge diretamente o motivo do insucesso de tantas negócios: formulações muito genéricas e vagas.
Frequentemente, vemos metas do tipo: conquistar mais clientes, vender mais, aumentar a produtividade dos times. Que negócio não quer isso? Então, elas não são capazes de motivar ninguém, pois já estão no senso comum e não ativam o senso de propósito dos colaboradores. Quer saber mais? Acompanhe!
Como funciona a metodologia SMART de metas para equiepe?
No SMART, você cria objetivos totalmente voltados para a ação. Seus times vão olhar para eles e ver que são possíveis e urgentes.
Specific (específica)
Evite formular metas compostas que contemplam diversos assuntos, como “conquistar mais clientes e aumentar o faturamento”. Apesar de a atração de consumidores geralmente melhorar os números das vendas, os dois objetivos não são a mesma coisa. Afinal, você pode melhorar a entrada no caixa com outras estratégias, como o aumento do ticket médio. Colocar as duas juntas só vai levar a uma confusão de esforços.
Então, cada meta deve conter somente um objeto. Com isso, os times podem pensar em todas as ações que podem ser feita para alcançá-lo.
Mensurável
Busque sempre elaborar missões que possam ser medidas em números. Assim, as equipes podem monitorar constantemente os resultados e verificar se estão perto de alcançá-las. Por exemplo, “aumentar a produtividade” não é algo possível de ser mensurado. Desse modo, no dia a dia, como os colaboradores vão saber que estão sendo mais produtivos?
Por outro lado, “melhorar o faturamento diário da equipe em 5%” é algo muito mais motivador. Todos os dias, eles poderão conferir os indicadores e ver se alcançaram os resultados desejados.
Alcançável
Há gestores que acreditam que é melhor formular metas muito ambiciosas e impossíveis, pois pensam que vão conquistar apenas metade delas. No entanto, isso é uma desconfiança no poder das equipes. Também, é desmotivador, pois, à medida que eles percebem que não vão alcançar, desistem.
Para uma formular uma meta alcançável, estude o perfil da equipe e veja como eles podem melhorar a mão de obra. Ademais, verifique seus recursos atuais, veja quais ferramentas estão disponíveis para otimizar os processos e o impacto das melhorias que podem trazer.
Relevante
As metas precisam estar baseadas nos objetivos e missões dos planos de negócios. É preciso ser estratégico em vez de pensar somente em objetivos do senso comum, como aumentar o faturamento, conquistar mais clientes, etc.
Por exemplo, se o negócio promete entregar uma qualidade superior, é melhor expandir lentamente a base de clientes para manter um nível de serviços superior. Se ele utilizar metas genéricas, como dobrar o volume de vendas, acaba alcançando resultados que são maléficos para a imagem da empresa.
Temporizável
Por fim, é importante estabelecer um prazo final para o alcance das metas. Ele também precisa ser realista e baseadas na capacidade atual e potencial do seu negócio.
Como engajar sua equipe na conquista das metas?
O engajamento não vem somente de metas bem formuladas. Também é preciso adotar algumas ações para estimular os times, como:
- divida uma meta em uma série de resultados parciais. Assim, os colaboradores não precisam demorar muito para comemorar a conquista;
- ofereça pequenos benefícios nesses diversos momentos e, quando a meta for alcançado, dê uma bonificação significativa e que seja relevante para a vida deles. Nada de canetas ou blocos de anotações;
- dê feedbacks positivos sempre que verificar que o time está fazendo um bom trabalho
- disponibilize painéis para acompanhamento dos resultados.
Como monitorar as metas e garantir que elas sejam alcançadas?
O monitoramento das metas não é uma tarefa muito simples e demanda um acompanhamento diário. Nesse sentido, é importantíssimo contar com um sistema de gestão automatizado que tenha um módulo de painel para as metas.
Desse modo, as metas para equipe vão sendo acompanhadas em tempo real. A cada venda registrada ou tarefa concluída, há uma atualização. Com isso, os funcionários podem se empolgar ainda mais. Todo o processo será visto como um jogo cuja evolução é percebida diariamente.
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