O uso de métricas no ambiente corporativo é uma ótima forma de validar a qualidade de decisões e entender o que pode ser otimizado. Essa prática tem se disseminado em todo o mercado como uma forma de garantir mais competitividade. Mas para que isso aconteça, é fundamental que o time saiba como definir metas e indicadores.

Se o processo for bem-feito, o negócio terá métricas e indicadores úteis e capazes de orientar todos a atuarem com mais qualidade. Além disso, dará espaço para o time de gestão identificar a origem de problemas e o melhor caminho para solucioná-los.

Se você quer saber mais sobre o tema e como definir metas e indicadores, leia o post a seguir!

Por que metas e indicadores são importantes?

Todo negócio trabalha continuamente para garantir que os seus processos tenham alta performance. Mas em ambientes complexos, nem sempre é possível acompanhar tudo o tempo todo. Nesse cenário, ter alternativas de qualidade é fundamental.

As metas e os indicadores são o primeiro passo para conseguir fazer isso. Eles orientam a equipe e auxiliam o time de gestão a identificar problemas. Ao mesmo tempo, auxiliam os profissionais a escolher o melhor caminho para solucionar a demanda.

Investir em indicadores também é fundamental para a empresa replicar boas práticas. Por meio deles é possível identificar o que está dando certo e validar rotinas funcionais. Além disso, a empresa pode identificar facilmente se as metas foram atingidas e premiar os seus melhores nomes.

Como definir metas e indicadores no ambiente corporativo?

Nem todos os profissionais sabem como definir metas e indicadores com qualidade. Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, este não é um trabalho complexo. Para isso a empresa deve seguir alguns passos, tais como:

  • entender o perfil do time;
  • seguir os principais indicadores do mercado;
  • atualizar metas e indicadores regularmente;
  • utilizar um sistema de análise dos indicadores e dados;
  • informar os times sobre as métricas e como eles estão acompanhando cada uma delas;
  • dar feedbacks que garantam que todos possam se manter no nível de qualidade esperado.

Como um software de BI pode te ajudar?

Os indicadores e as métricas abrem espaço para muitas empresas terem dados mais precisos sobre o seu funcionamento e a qualidade das suas escolhas. Mas isso demanda que os times estejam preparados para lidar com as informações, especialmente se elas estiverem em larga escala.

Nesse contexto, o apoio da tecnologia é fundamental. Ele garante aos times a habilidade de identificar tendências, validar informações rapidamente e cruzar indicadores de múltiplas áreas. Nesse sentido, softwares de análise de dados como os de BI são fundamentais na habilidade do time em utilizar as métricas de maneira adequada.

O uso de métricas é fundamental para qualquer negócio moderno. Mas a empresa precisa saber como definir metas e indicadores, assim como a melhor forma de utilizar os dados adquiridos. Se isso ocorrer, os times poderão manter um trabalho de alta performance e capaz de sempre colocar a marca à frente da concorrência.

Se você quer saber mais sobre como utilizar métricas apoiando-se em sistemas de BI, fale com a gente!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.