A qualidade de dados é o que os torna tão importantes para as empresas. Esse conceito é definido como o valor de uma informação, desde o momento em que ela é criada ou recolhida até a sua manipulação, armazenamento e apresentação em um dashboard. O objetivo é simples e comum, já que as empresas sempre buscam otimizar todos os recursos possíveis.

A ideia é melhorar a rotina dos gestores, garantindo que o grande trabalho dedicado a relatórios e análises de informações seja baseado em dados que tenham a maior chance de gerar um impacto positivo na empresa.

Na prática, uma má gestão de dados pode significar muito tempo perdido e decisões com um embasamento equivocado. Se é isso que você quer evitar, continue lendo o post e entenda como o Google Analytics pode ajudar a garantir a qualidade dos dados.

Qual é a relação entre o Google Analytics e a qualidade dos dados?

A ferramenta traz diversas vantagens para quem quer reforçar a inteligência de dados da empresa. Além de ser gratuita e fácil de usar, você não precisa duvidar da fonte, afinal, as informações são coletadas pelo próprio Google, a partir de comportamentos em sua página.

Por exemplo, por meio dessa ferramenta você consegue fazer ações cruciais, como conhecer o padrão de navegação dos usuários. Existem diversas métricas que focam nisso, como as páginas mais acessadas e o tempo gasto em cada uma delas.

O resultado do seu uso são informações valiosas para a tomada de decisões, como a comunicação que mais dá certo e quais mudanças de layout podem valer mais a pena. Outras vantagens do Google Analytics são:

  • visualização da jornada de compra, desde o primeiro contato até a conversão;
  • configuração de metas;
  • dados de visitas e comportamentos gerais do usuário;
  • gráficos e relatórios que permitem acompanhar variações sazonais;
  • diversas configurações específicas para o e-commerce;
  • API’s que podem ser integradas com os sistemas usados pelas empresas;
  • possibilidade de aplicar diferentes testes, como o A/B;
  • confiança na procedência das informações.

Por que é preciso prezar pela qualidade dos dados?

Com as empresas se tornando cada vez mais data driven, a qualidade dos dados tem um peso óbvio para garantir decisões mais acertadas. Sejam novos investimentos, cortes de gastos, otimização de processos ou diversas outras, os dados passam a ter muito poder.

Porém, o grande volume de informações disponíveis apresenta um desafio. De nada adianta ter uma grande quantidade, se não existe um processo de validar e filtrar o que pode, de fato, ser útil.

Permite fazer análises em relação ao futuro

Prever o futuro é impossível, mas analisando corretamente os dados, é possível ter um palpite muito próximo da realidade. Os dados ajudam a identificar tendências antes que elas explodam, permitindo que a empresa esteja sempre à frente do desejo do público. Além disso, também permite analisar o histórico de informações da organização.

Ajuda a elaborar estratégias

A partir dessas análises, os gestores podem usar os dados para traçar estratégias futuras. Especificamente em relação ao Google Analytics, o foco é no marketing digital. Um exemplo é a análise de canais que levam o público ao seu negócio. Com isso, você pode identificar os que merecem maior investimento.

Quais as vantagens de usar o Google Analytics?

Os relatórios fornecidos pelo Google Analytics dão uma ideia precisa sobre os consumidores e seus comportamentos de compra. Dessa forma, é possível os gestores fazerem ajustes e melhorias na estratégia de forma contínua, promovendo a melhor experiência possível ao cliente.

Configuração de metas

A finalidade da configuração de metas é determinar o número de conversões do site. Não significa, necessariamente, o volume de vendas da empresa, podendo ser também, por exemplo:

  • número de pessoas que preencheram uma landing page;
  • pessoas que entraram em contato com a empresa para obter informações, tirar dúvidas ou comprar um produto;
  • número de páginas do site visualizado por um único usuário.

Acompanhamento do caminho do usuário

O Google Analytics também ajuda no remarketing. Isso porque é possível identificar o momento em que o usuário sai da página de vendas ou contato com a empresa. Caso ele não tenha finalizado a compra por algum motivo, ele pode ser notificado em um segundo momento para retornar à página e concluir o que estava fazendo.

Informações de visitas

Os relatórios do Google Analytics podem fornecer informações bastante detalhadas sobre o usuário. Dentre as principais delas, podemos citar:

  • número de visitantes antigos;
  • novas visitas;
  • tempo médio de permanência na página;
  • sistema operacional e navegador do usuário;
  • localização do usuário.

Relatórios personalizados

Ainda sobre relatórios, o Google Analytics tem bastante flexibilidade, visto que eles podem ser feitos de acordo com as necessidades do negócio. Em outras palavras, eles são personalizáveis, permitindo a inserção de métricas que possam, de fato, refletir como está a performance do site, em termos de conversões no âmbito geral e vendas.

Teste A/B

O teste A/B serve para publicar simultaneamente duas versões de uma landing page ou e-mail, por exemplo. Dessa forma, é possível medir a performance de ambos e saber qual obteve a maior aceitação por parte do público. Essas informações ficarão disponíveis nos relatórios do Google Analytics.

API

A API é de extrema importância na mensuração de performance, pois permite a integração dos sistemas da empresa com o site. Fazendo as devidas configurações, os relatórios passam a ter diversas informações adicionais, relacionadas, por exemplo, ao retorno sobre algum investimento, de modo a otimizar a alocação de recursos do negócio.

Ajuda a diminuir o número de abandonos do site

Existem vários fatores que podem contribuir para o usuário abandonar um site. A pouca usabilidade e a lentidão do carregamento são apenas dois de muitos exemplos que podemos citar. Com o Google Analytics, os gestores conseguem identificar exatamente em que ponto os visitantes encerram a sessão, o que facilita o entendimento sobre os motivos que levaram a isso.

Ajuda a lidar com sazonalidades

Existem períodos do ano em que as vendas passam por um pico e outras que são mais discretas. Com o Google Analytics, é possível não só identificar essas sazonalidades, mas também fazer projeções futuras de pico nas vendas do negócio. Ainda que os gestores já conheçam as principais datas sazonais, os relatórios do Google Analytics podem fornecer informações adicionais, facilitando os insights e tomadas mais acertadas de decisão.

Para qualquer gestor de uma empresa moderna, é natural passar boa parte do tempo lidando com dados e relatórios. Na verdade, é comum um grande esforço na produção e uma dificuldade na análise. O segredo do sucesso para qualquer empresa é usar os recursos da melhor forma possível, o que significa que a qualidade de dados é essencial.

Quer saber como garantir a qualidade dos dados da sua empresa? Então, entre em contato conosco e entenda como usar esse recurso da melhor forma possível!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.