Vender mais e de forma duradoura é a pretensão de toda empresa. Para que esse objetivo seja alcançado, o Business Intelligence (ou BI) é uma excelente ajuda, pois entrega informações estratégicas que antes eram difíceis de detectar.

Isso é possível por meio de um cruzamento de dados praticamente indispensável nos dias de hoje no meio corporativo, que oferece a possibilidade de o negócio obter diferenciais e se destacar dos concorrentes.

Mais do que uma ferramenta, o BI aponta para a necessidade de uma nova cultura corporativa. Em outras palavras, os gestores devem formar os colaboradores para que os processos internos da companhia sejam orientados a dados, de modo a promover uma maior integração e comunicação entre os setores.

Essa nova forma de enxergar o negócio é a chave para que a adoção do BI seja realmente bem-sucedida.

Quer conhecer as principais boas práticas de BI que ajudarão a sua empresa a vender mais? Continue, então, a leitura do nosso artigo!

Quais as vantagens de utilizar o BI na hora de a empresa vender mais?

Como o BI lida com dados, eles são úteis na hora de entregar relatórios detalhados que servem de base para os gestores tomarem melhores decisões.

A equipe também passa a se qualificar melhor, uma vez que os indicadores de desempenho podem ser escolhidos para acompanhar e aprimorar continuamente a performance.

Entre os principais benefícios dessa tecnologia, podemos citar:

  • falhas de processo que são identificadas e corrigidas com mais rapidez;
  • redução de custos operacionais;
  • aumento de produtividade;
  • integração de dados;
  • omnichannel;
  • melhor gerenciamento de riscos.

Quais as boas práticas de BI que ajudam a sua empresa a vender mais?

Para a empresa conseguir os resultados desejados por meio do BI, é preciso adotar alguns procedimentos. Para conhecer melhor os principais deles, acompanhe as subseções a seguir.

1. Integrar BI e CRM

O CRM (Customer Relationship Manager) integrado ao BI oferece diversos ganhos ao negócio. Para realizar a integração, o primeiro passo é fazer um planejamento estratégico, no intuito de estabelecer os objetivos e os meios de ação adotados.

Em seguida, é importante contar com um suporte em TI, por meio de um parceiro ou uma equipe. Por fim, é preciso treinar os colaboradores, para que eles consigam desenvolver boas habilidades analíticas na hora de lidar com um software que integra BI e CRM.

2. Identificar clientes com maior lucro

O BI fornece informações sobre os clientes que compram com mais recorrência, bem como o ticket médio deles. Isso ajuda na hora de criar uma relação de consumidores que mais contribuem com as receitas do negócio, o que é útil na hora de oferecer meios de fidelizar o consumidor, como descontos e ofertas personalizadas.

3. Apostar em ações de marketing

Adotar o BI nas ações de marketing pode trazer excelentes resultados. Um dos fatores que mais podem contribuir para isso é o monitoramento por meio de indicadores, que mostram se uma estratégia está ou não surtindo os resultados esperados. Com isso, ajustes podem ser feitos, com base nas preferências e necessidades do público.

4. Entender melhor o cliente

Um dos principais esforços do uso de BI para vender mais é a melhor compreensão do cliente. Ao usar o sistema para entender melhor o perfil do cliente, a empresa consegue personalizar suas abordagens para atrair mais pessoas (e as pessoas certas).

Isso passa por estudar as características de cada grupo de clientes, entender os padrões e o comportamento de consumo, bem como tentar prever como os consumidores vão se comportar.

A empresa pode usar os dados para tentar prever o que mais agrada aos clientes. Nesse sentido, com base em probabilidade, é viável oferecer os produtos certos para estimular a compra, no momento ideal.

5. Fazer uma análise da performance 

O BI é imprescindível como um analista de performance também. Ou seja, em campanhas que já foram lançadas, o sistema permite compreender como foi o desempenho, se foi satisfatório ou se há algo a melhorar. 

Os indicadores da aplicação permitem entender o quanto a empresa se afastou dos objetivos e o que precisa de melhorias. Nesse sentido, a análise permite jogar luz para avançar em outras questões e compreender como é viável otimizar os resultados.

Com essa análise, torna-se mais fácil orientar as estratégias para traçar novos caminhos. Assim, a empresa pode superar os desafios e alcançar os objetivos esperados. 

6. Mapear as fontes de informação

A informação é importante, mas também é fundamental analisar de onde ela vem. Por isso, outra prática para otimizar o BI para vendas é mapear as fontes de informação. 

Esse mapeamento permite compreender onde a empresa pode olhar para buscar os padrões que precisa, de onde tirar os dados de qualidade para suas análises e como melhorar nesse aspecto. 

Ter clareza com relação às fontes é saber como cortar caminho para melhorar as análises. 

7. Qualificar os dados 

Outro ponto de extrema relevância é a qualificação dos dados antes das análises. Como já se sabe, hoje as empresas geram muitos dados, e muitos deles são bons para analisar e descobrir padrões e tendências. Contudo, vários deles são inúteis e pouco importantes.

Diante disso, as empresas devem saber como qualificar seus dados para traçar análises mais simples e precisas. É preciso preparar os dados para obter maior consistência em suas leituras. 

Isso inclui criar filtros para remover os dados que não importam tanto. Assim, a empresa consegue olhar exatamente para o que vai ajudar.

Atualmente, o foco deixou de ser simplesmente a quantidade de dados e passou a ser a qualidade deles. Por isso, é importante qualificar e preparar os dados.

A qualificação também envolve a pré-formatação dos dados, eliminando dados faltantes, dados não formatados e dados irrelevantes. Isso facilita as análises com BI para vender mais. 

8. Monitorar a concorrência

Para vender mais, tenha uma boa visão da concorrência. O BI permite analisar e entender os competidores para saber como criar vantagem diante deles. Com o benchmarking, é possível obter melhores resultados e ainda buscar boas ideias.

Como o BI auxilia no gerenciamento das vendas?

Um bom gerenciamento de vendas passa necessariamente pela gestão de estoque. Nesse setor, o BI também é valioso, por fazer de forma automatizada as atualizações referentes às entradas e saídas de itens do estoque.

Nesse sentido, a Know Solutions pode otimizar o gerenciamento das suas vendas, por meio de soluções de BI e customizações que estejam de acordo com as necessidades do seu negócio. Fazemos a integração com ERP e CRM, além de oferecer consultorias e treinamentos voltados para Business Intelligence.

Viu como o BI pode ajudar o seu negócio a vender mais e de forma consistente? Adotando as boas práticas que falamos neste artigo você pode obter não só bons resultados em termos de receita, mas também uma melhor otimização de processos internos, além de reduzir custos e gerenciar de forma mais eficiente os itens do estoque.

Como já foi indicado, a Know Solutions ajuda a sua empresa com consultoria de BI, análises de dashboards e relatórios, e elaboração de indicadores específicos. Assim, trata-se de um guia para usar as soluções de BI de forma mais adequada a seus desafios no seu cenário. 

Quer saber mais sobre como a Know Solutions pode ajudar o seu negócio por meio do BI? Conheça o nosso trabalho e entre em contato!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.