Vender mais e de forma duradoura é a pretensão de toda empresa. Para que esse objetivo seja alcançado, o Business Intelligence (ou BI) é uma excelente ajuda, pois entrega informações estratégicas que antes eram difíceis de detectar.
Isso é possível por meio de um cruzamento de dados praticamente indispensável nos dias de hoje no meio corporativo, que oferece a possibilidade de o negócio obter diferenciais e se destacar dos concorrentes.
Mais do que uma ferramenta, o BI aponta para a necessidade de uma nova cultura corporativa. Em outras palavras, os gestores devem formar os colaboradores para que os processos internos da companhia sejam orientados a dados, de modo a promover uma maior integração e comunicação entre os setores.
Essa nova forma de enxergar o negócio é a chave para que a adoção do BI seja realmente bem-sucedida.
Quer conhecer as principais boas práticas de BI que ajudarão a sua empresa a vender mais? Continue, então, a leitura do nosso artigo!
Quais as vantagens de utilizar o BI na hora de a empresa vender mais?
Como o BI lida com dados, eles são úteis na hora de entregar relatórios detalhados que servem de base para os gestores tomarem melhores decisões.
A equipe também passa a se qualificar melhor, uma vez que os indicadores de desempenho podem ser escolhidos para acompanhar e aprimorar continuamente a performance.
Entre os principais benefícios dessa tecnologia, podemos citar:
- falhas de processo que são identificadas e corrigidas com mais rapidez;
- redução de custos operacionais;
- aumento de produtividade;
- integração de dados;
- omnichannel;
- melhor gerenciamento de riscos.
Quais as boas práticas de BI que ajudam a sua empresa a vender mais?
Para a empresa conseguir os resultados desejados por meio do BI, é preciso adotar alguns procedimentos. Para conhecer melhor os principais deles, acompanhe as subseções a seguir.
1. Integrar BI e CRM
O CRM (Customer Relationship Manager) integrado ao BI oferece diversos ganhos ao negócio. Para realizar a integração, o primeiro passo é fazer um planejamento estratégico, no intuito de estabelecer os objetivos e os meios de ação adotados.
Em seguida, é importante contar com um suporte em TI, por meio de um parceiro ou uma equipe. Por fim, é preciso treinar os colaboradores, para que eles consigam desenvolver boas habilidades analíticas na hora de lidar com um software que integra BI e CRM.
2. Identificar clientes com maior lucro
O BI fornece informações sobre os clientes que compram com mais recorrência, bem como o ticket médio deles. Isso ajuda na hora de criar uma relação de consumidores que mais contribuem com as receitas do negócio, o que é útil na hora de oferecer meios de fidelizar o consumidor, como descontos e ofertas personalizadas.
3. Apostar em ações de marketing
Adotar o BI nas ações de marketing pode trazer excelentes resultados. Um dos fatores que mais podem contribuir para isso é o monitoramento por meio de indicadores, que mostram se uma estratégia está ou não surtindo os resultados esperados. Com isso, ajustes podem ser feitos, com base nas preferências e necessidades do público.
4. Entender melhor o cliente
Um dos principais esforços do uso de BI para vender mais é a melhor compreensão do cliente. Ao usar o sistema para entender melhor o perfil do cliente, a empresa consegue personalizar suas abordagens para atrair mais pessoas (e as pessoas certas).
Isso passa por estudar as características de cada grupo de clientes, entender os padrões e o comportamento de consumo, bem como tentar prever como os consumidores vão se comportar.
A empresa pode usar os dados para tentar prever o que mais agrada aos clientes. Nesse sentido, com base em probabilidade, é viável oferecer os produtos certos para estimular a compra, no momento ideal.
5. Fazer uma análise da performance
O BI é imprescindível como um analista de performance também. Ou seja, em campanhas que já foram lançadas, o sistema permite compreender como foi o desempenho, se foi satisfatório ou se há algo a melhorar.
Os indicadores da aplicação permitem entender o quanto a empresa se afastou dos objetivos e o que precisa de melhorias. Nesse sentido, a análise permite jogar luz para avançar em outras questões e compreender como é viável otimizar os resultados.
Com essa análise, torna-se mais fácil orientar as estratégias para traçar novos caminhos. Assim, a empresa pode superar os desafios e alcançar os objetivos esperados.
6. Mapear as fontes de informação
A informação é importante, mas também é fundamental analisar de onde ela vem. Por isso, outra prática para otimizar o BI para vendas é mapear as fontes de informação.
Esse mapeamento permite compreender onde a empresa pode olhar para buscar os padrões que precisa, de onde tirar os dados de qualidade para suas análises e como melhorar nesse aspecto.
Ter clareza com relação às fontes é saber como cortar caminho para melhorar as análises.
7. Qualificar os dados
Outro ponto de extrema relevância é a qualificação dos dados antes das análises. Como já se sabe, hoje as empresas geram muitos dados, e muitos deles são bons para analisar e descobrir padrões e tendências. Contudo, vários deles são inúteis e pouco importantes.
Diante disso, as empresas devem saber como qualificar seus dados para traçar análises mais simples e precisas. É preciso preparar os dados para obter maior consistência em suas leituras.
Isso inclui criar filtros para remover os dados que não importam tanto. Assim, a empresa consegue olhar exatamente para o que vai ajudar.
Atualmente, o foco deixou de ser simplesmente a quantidade de dados e passou a ser a qualidade deles. Por isso, é importante qualificar e preparar os dados.
A qualificação também envolve a pré-formatação dos dados, eliminando dados faltantes, dados não formatados e dados irrelevantes. Isso facilita as análises com BI para vender mais.
8. Monitorar a concorrência
Para vender mais, tenha uma boa visão da concorrência. O BI permite analisar e entender os competidores para saber como criar vantagem diante deles. Com o benchmarking, é possível obter melhores resultados e ainda buscar boas ideias.
Como o BI auxilia no gerenciamento das vendas?
Um bom gerenciamento de vendas passa necessariamente pela gestão de estoque. Nesse setor, o BI também é valioso, por fazer de forma automatizada as atualizações referentes às entradas e saídas de itens do estoque.
Nesse sentido, a Know Solutions pode otimizar o gerenciamento das suas vendas, por meio de soluções de BI e customizações que estejam de acordo com as necessidades do seu negócio. Fazemos a integração com ERP e CRM, além de oferecer consultorias e treinamentos voltados para Business Intelligence.
Viu como o BI pode ajudar o seu negócio a vender mais e de forma consistente? Adotando as boas práticas que falamos neste artigo você pode obter não só bons resultados em termos de receita, mas também uma melhor otimização de processos internos, além de reduzir custos e gerenciar de forma mais eficiente os itens do estoque.
Como já foi indicado, a Know Solutions ajuda a sua empresa com consultoria de BI, análises de dashboards e relatórios, e elaboração de indicadores específicos. Assim, trata-se de um guia para usar as soluções de BI de forma mais adequada a seus desafios no seu cenário.
Quer saber mais sobre como a Know Solutions pode ajudar o seu negócio por meio do BI? Conheça o nosso trabalho e entre em contato!
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?