Vender mais e de forma duradoura é a pretensão de toda empresa. Para que esse objetivo seja alcançado, o Business Intelligence (ou BI) é uma excelente ajuda, pois entrega informações estratégicas que antes eram difíceis de detectar. Isso é possível por meio de um cruzamento de dados praticamente indispensável nos dias de hoje no meio corporativo, que oferece a possibilidade de o negócio obter diferenciais e se destacar dos concorrentes.
Mais do que uma ferramenta, o BI aponta para a necessidade de uma nova cultura corporativa. Em outras palavras, os gestores devem formar os colaboradores para que os processos internos da companhia sejam orientados a dados, de modo a promover uma maior integração e comunicação entre os setores. Essa nova forma de enxergar o negócio é a chave para que a adoção do BI seja realmente bem-sucedida.
Quer conhecer três das principais boas práticas de BI que ajudarão a sua empresa a vender mais? Continue, então, a leitura do nosso artigo!
Quais as vantagens de utilizar o BI na hora de a empresa vender mais?
Como o BI lida com dados, eles são úteis na hora de entregar relatórios detalhados, que servem de base para os gestores tomarem melhores decisões. A equipe também passa a se qualificar melhor, uma vez que os indicadores de desempenho podem ser escolhidos para acompanhar e aprimorar continuamente a performance. Entre os principais benefícios dessa tecnologia, podemos citar:
- falhas de processo que são identificadas e corrigidas com mais rapidez;
- redução de custos operacionais;
- aumento de produtividade;
- melhor gerenciamento de riscos.
Quais as boas práticas de BI que ajudam a sua empresa a vender mais?
Para a empresa conseguir os resultados desejados por meio do BI, é preciso adotar alguns procedimentos. Para conhecer melhor os principais deles, acompanhe as subseções a seguir.
1. Integrar BI e CRM
O CRM (Customer Relationship Manager) integrado ao BI oferece diversos ganhos ao negócio. Para realizar a integração, o primeiro passo é fazer um planejamento estratégico, no intuito de estabelecer os objetivos e os meios de ação adotados. Em seguida, é importante contar com um suporte em TI, por meio de um parceiro ou uma equipe. Por fim, é preciso treinar os colaboradores, para que eles consigam desenvolver boas habilidades analíticas na hora de lidar com um software que integra BI e CRM.
2. Identificar clientes com maior lucro
O BI fornece informações sobre os clientes que compram com mais recorrência, bem como o ticket médio deles. Isso ajuda na hora de criar uma relação de consumidores que mais contribuem com as receitas do negócio, o que é útil na hora de oferecer meios de fidelizar o consumidor, como descontos e ofertas personalizadas.
3. Apostar em ações de marketing
Adotar o BI nas ações de marketing pode trazer excelentes resultados. Um dos fatores que mais podem contribuir para isso é o monitoramento por meio de indicadores, que mostram se uma estratégia está ou não surtindo os resultados esperados. Com isso, ajustes podem ser feitos, com base nas preferências e necessidades do público.
Como o BI auxilia no gerenciamento das vendas?
Um bom gerenciamento de vendas passa necessariamente pela gestão de estoque. Nesse setor, o BI também é valioso, por fazer de forma automatizada as atualizações referentes às entradas e saídas de itens do estoque. Nesse sentido, a Know Solutions pode otimizar o gerenciamento das suas vendas, por meio de soluções de BI e customizações que estejam de acordo com as necessidades do seu negócio. Fazemos a integração com ERP e CRM, além de oferecer consultorias e treinamentos voltados para Business Intelligence.
Viu como o BI pode ajudar o seu negócio a vender mais e de forma consistente? Adotando as boas práticas que falamos neste artigo você pode obter não só bons resultados em termos de receita, mas também uma melhor otimização de processos internos, além de reduzir custos e gerenciar de forma mais eficiente os itens do estoque.
Quer saber mais sobre como a Know Solutions pode ajudar o seu negócio por meio do BI? Conheça o nosso trabalho!
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
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[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]