Pessoas e empresas produzem uma grande quantidade de dados. Ao navegar na internet, fazendo pesquisas ou compras em um e-commerce, muitas informações ali são armazenadas. Desde preferências dos consumidores até métricas de desempenho em uma multinacional, todo esse volume de dados precisa ser coletado e analisado por meio de soluções tecnológicas.
Nesse sentido, preparamos este post para que você entenda qual a diferença entre Big Data e Business Intelligence (BI) — dois termos imprescindíveis em Tecnologia da Informação. Além disso, você compreenderá como os dois se relacionam e obterá dicas de como aplicar as soluções em seu negócio. Continue lendo!
Qual a diferença entre Big Data e Business Intelligence?
O Big Data consiste na massa de informações geradas diariamente, em função do grande aumento do uso da Internet. Todos esses dados são utilizados pelas empresas no intuito de melhorar o seu desempenho e otimizar seus processos internos.
Já o Business Intelligence é a tecnologia capaz de coletar, organizar, analisar, interpretar e compartilhar esses dados brutos. Dessa forma, a empresa terá os meios de realizar ações corretivas em seus processos, campanhas de marketing, captação de potenciais clientes, entre outros.
Além disso, a era digital e virtual faz com que muitas empresas passem a prospectar clientes por meio do BI, a partir dos dados do Big Data. Portanto, elas terão condições de medir a performance da sua marca nos mecanismos de busca — como o Google — e nas redes sociais, em função do volume de pesquisas feito pelos usuários.
Qual a importância do Big Data e do BI na gestão de uma empresa?
Com o tempo, os gestores deverão estar cada vez mais convencidos de que intuição e achismos não são mais tolerados no mercado. Logo, implementar uma solução de BI com base no Big Data fará com que desperdícios e estoques mal organizados, por exemplo, sejam detectados e corrigidos com maior rapidez.
Os erros e retrabalhos da equipe também poderão ser minimizados. Isso porque, ao oferecer automatização das tarefas, o Business Intelligence fica responsável pelo melhor aproveitamento de um colaborador em atividades mais produtivas e menos repetitivas.
Se for bem aplicado, o BI será de fundamental importância para o melhor posicionamento do negócio no mercado, obtendo vantagem sobre os concorrentes por meio de estratégias mais eficientes: não só fidelizará seus clientes como obterá prospects cada vez mais dispostos a fazer negócio com a empresa.
Como usar Big Data e Business Intelligence na sua empresa?
A primeira dica é identificar quais são os desafios do negócio. Para isso, é importante consultar cada departamento a fim de se ter uma ideia geral das adversidades encontradas em cada setor. Depois de listados, é preciso priorizar os problemas mais importantes. Isso certamente impactará diretamente nos resultados da estratégia.
Em seguida, você deve buscar fontes de pesquisa confiáveis, tais como:
- tráfego em sites;
- engajamento nas redes sociais;
- relatórios;
- pesquisas de mercado com clientes, colaboradores e fornecedores.
Como o Big Data é composto por um enorme volume de dados brutos, é de grande importância saber filtrar quais são as informações realmente relevantes, em função dos desafios e das prioridades definidas pela empresa. Assim, o que não for útil para a análise deve ser excluído.
A última dica é escolher um software robusto capaz de realizar todos esses procedimentos, que centralize as informações e as torne acessíveis para todos da organização.
A diferença entre Big Data e Business Intelligence está simplesmente no fato de que um vem depois do outro. O primeiro fornece uma massa de dados para que o segundo faça o devido tratamento das informações, levando em conta aquilo que a empresa deseja obter. Hoje temos ambas as ferramentas para facilitar a administração da grande quantidade de dados e informações e é por isso que a sua empresa deve investir sem dúvida nessas estratégias.
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