Ao observarmos a história da evolução da sociedade, percebemos o surgimento de períodos como consequência da evolução dos modos de produção e de como o mundo se moldou diante dessas novas realidades. Agora com o crescimento da tecnologia e a forte automação, nasce a Sociedade 5.0.
Do que se trata e quais mudanças ela traz consigo? Como impacta o dia a dia e as relações entre as pessoas? Vamos explicar um pouco mais do conceito neste post. Acompanhe!
O que é a Sociedade 5.0?
Também denominada de sociedade superinteligente, tem como foco o uso do desenvolvimento tecnológico para proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida, além de resolver os problemas sociais que afligem a sociedade atual.
Nesse cenário, recursos são usados para resolver as necessidades humanas. Ocorre também o planejamento de cidades totalmente conectadas, com rotinas e uso de espaços públicos mais eficientes.
O conceito surgiu no Japão em 2016, e foi apresentado ao mundo durante a CeBit 2017 (a maior exposição comercial para serviços de telecomunicação digital e TI).
Quais são seus principais valores?
O novo modelo de sociedade baseia-se em três patamares principais, que listamos abaixo.
Qualidade de vida
Os avanços alcançados até a sociedade 5.0 devem refletir em uma melhor qualidade de vida, tornando a existência das pessoas mais tranquila e confortável. Isso prevê a eliminação de trabalhos desgastantes ou pesados, já que essas funções mais mecânicas serão automatizadas.
Inclusão
A sociedade 5.0 prevê melhores condições de vida para o todo, não apenas aos de classes mais favorecidas. Isso exige um grande processo de inclusão, no qual as vantagens trazidas pelas ferramentas tecnológicas sejam acessíveis a todos.
Diminuir as diferenças sócio-econômicas é um pilar importante dessa concepção de sociedade.
Sustentabilidade
Com a preocupação em aumentar os lucros e sair à frente da concorrência, as empresas adotaram métodos de produção que ignoram totalmente a preservação dos recursos naturais. Claro que isso trouxe graves problemas no meio ambiente, que tendem a piorar ao longo dos anos.
Dentro da sociedade 5.0, existe a preocupação com a sustentabilidade, com o investimento em energias renováveis, utilização inteligente da água, diminuição da produção de resíduos, entre outros fatores.
Quais são as principais tecnologias relacionadas à Sociedade 5.0?
Todos os recursos voltados para a preservação do planeta e capazes de trazer uma melhor qualidade de vida são importantes para essa nova sociedade.
Podemos usar como exemplo as energias renováveis, que propõem a uso de insumos que são reabastecidos naturalmente, como sol, vento e marés, por exemplo.
Outro ponto importante é a aplicação de soluções que possam poupar o ser humano. Os veículos autônomos são um excelente exemplo: liberam as pessoas do estresse de dirigir e podem diminuir a ocorrência de acidentes de trânsito.
Demais tecnologias aplicadas dentro do conceito são: robótica, internet das coisas (IoT), computação em nuvem, big data e inteligência artificial, apenas para citar alguns.
A Sociedade 5.0 traz o panorama de um mundo, embora fortemente baseado na tecnologia, muito mais humano e voltado para as necessidades das pessoas, diminuindo a desigualdade e melhorando as condições de vida.
E você, o que achou desse cenário? Se gostou, aproveite para compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais.
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]