Ao observarmos a história da evolução da sociedade, percebemos o surgimento de períodos como consequência da evolução dos modos de produção e de como o mundo se moldou diante dessas novas realidades. Agora com o crescimento da tecnologia e a forte automação, nasce a Sociedade 5.0.

Do que se trata e quais mudanças ela traz consigo? Como impacta o dia a dia e as relações entre as pessoas? Vamos explicar um pouco mais do conceito neste post. Acompanhe!

O que é a Sociedade 5.0?

Também denominada de sociedade superinteligente, tem como foco o uso do desenvolvimento tecnológico para proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida, além de resolver os problemas sociais que afligem a sociedade atual.

Nesse cenário, recursos são usados para resolver as necessidades humanas. Ocorre também o planejamento de cidades totalmente conectadas, com rotinas e uso de espaços públicos mais eficientes.

O conceito surgiu no Japão em 2016, e foi apresentado ao mundo durante a CeBit 2017 (a maior exposição comercial para serviços de telecomunicação digital e TI).

Quais são seus principais valores?

O novo modelo de sociedade baseia-se em três patamares principais, que listamos abaixo.

Qualidade de vida

Os avanços alcançados até a sociedade 5.0 devem refletir em uma melhor qualidade de vida, tornando a existência das pessoas mais tranquila e confortável. Isso prevê a eliminação de trabalhos desgastantes ou pesados, já que essas funções mais mecânicas serão automatizadas.

Inclusão

A sociedade 5.0 prevê melhores condições de vida para o todo, não apenas aos de classes mais favorecidas. Isso exige um grande processo de inclusão, no qual as vantagens trazidas pelas ferramentas tecnológicas sejam acessíveis a todos.

Diminuir as diferenças sócio-econômicas é um pilar importante dessa concepção de sociedade.

Sustentabilidade

Com a preocupação em aumentar os lucros e sair à frente da concorrência, as empresas adotaram métodos de produção que ignoram totalmente a preservação dos recursos naturais. Claro que isso trouxe graves problemas no meio ambiente, que tendem a piorar ao longo dos anos.

Dentro da sociedade 5.0, existe a preocupação com a sustentabilidade, com o investimento em energias renováveis, utilização inteligente da água, diminuição da produção de resíduos, entre outros fatores.

Quais são as principais tecnologias relacionadas à Sociedade 5.0?

Todos os recursos voltados para a preservação do planeta e capazes de trazer uma melhor qualidade de vida são importantes para essa nova sociedade.

Podemos usar como exemplo as energias renováveis, que propõem a uso de insumos que são reabastecidos naturalmente, como sol, vento e marés, por exemplo.

Outro ponto importante é a aplicação de soluções que possam poupar o ser humano. Os veículos autônomos são um excelente exemplo: liberam as pessoas do estresse de dirigir e podem diminuir a ocorrência de acidentes de trânsito.

Demais tecnologias aplicadas dentro do conceito são: robótica, internet das coisas (IoT), computação em nuvem, big data e inteligência artificial, apenas para citar alguns.

A Sociedade 5.0 traz o panorama de um mundo, embora fortemente baseado na tecnologia, muito mais humano e voltado para as necessidades das pessoas, diminuindo a desigualdade e melhorando as condições de vida.

E você, o que achou desse cenário? Se gostou, aproveite para compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.