Importante porque contribui não somente para a expansão das vendas, mas também para o aumento da satisfação dos clientes, o ganho de competitividade no mercado e a melhora do negócio como um todo. Basicamente, é assim que pode ser descrita uma consultoria de BI.

Quando contratada por meio de um parceiro sério e com expertise no assunto, você terá a seu dispor tudo o que é preciso saber para analisar a concorrência, os consumidores, os investimentos, as tendências e os dados gerais do setor.

É por esse motivo que a maioria das grandes organizações conta com o Business Intelligence (BI) como instrumento para guiar as suas decisões.

Neste artigo, mostraremos quais são os riscos de não ter uma consultoria de BI na sua empresa. Aproveite!

O que é Business Intelligence?

De forma clara e direta, Business Intelligence (Inteligência de Negócio) é o termo que descreve os processos que são orientados pela tecnologia para analisar dados e apresentar informações acionáveis aos usuários finais: estamos falando dos gestores, diretores e empreendedores, por exemplo.

O objetivo do BI é auxiliá-los a tomarem decisões de negócios mais bem informadas. Para isso, envolve uma série de diferentes ferramentas, metodologias e aplicativos que permitem às companhias a coleta de dados dos seus sistemas internos e também de fontes externas.

Por que sua aplicação é tida como fundamental para os dias de hoje?

A razão pela qual o uso do Business Intelligence é tido como essencial nos dias de hoje é simples. As tecnologias associadas ao BI são capazes de acessar e examinar grandes conjuntos de informaçõesexpondo seus resultados em resumos, gráficos, mapas, painéis e relatórios analíticos, apresentando dados extremamente detalhados sobre o estado do negócio.

De acordo com o vice-presidente da WCI Consulting, Chris Hagans, uma consultoria focada em Business Intelligence ajuda a empresa a simplificar o esforço que suas equipes precisam fazer para pesquisar, consultar e mesclar os informes que se fazem necessários para boas tomadas de decisão.

Quais são os riscos de não contar com uma consultoria de BI adequada?

Contratar uma consultoria de BI inadequada resultará, sob uma visão geral, na não obtenção das vantagens associadas ao Business Intelligence. Nesse sentido, é provável que não se consiga:

  • identificar os problemas do negócio;
  • assegurar o entendimento dos níveis de performance anteriores;
  • gerar informações de qualidade para as tomadas de decisão.

Ter uma boa consultoria ao seu lado, em oposto, oportunizará à sua empresa uma gestão mais inteligente e eficaz. Os benefícios incluem:

  • a descoberta de novas oportunidades de negócios;
  • a identificação de gastos e custos sobressalentes;
  • reações rápidas aos movimentos e demandas do mercado;
  • fácil acesso a dados e relatórios;
  • aprimoramento das operações;
  • otimização de preços.

Para concluir, não poderíamos deixar de dizer que a contração de uma consultoria de BI tem um maior custo-benefício a médio e longo prazo. Engana-se quem pensa que os resultados aparecerão de imediato, pelo contrário, é necessário ter disciplina, consistência e paciência.

Portanto, se quiser saber mais e deseja entender de que maneira a Know Solutions pode ajudá-lo, entre em contato conosco agora mesmo!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.