Avaliar a qualidade dos processos e estratégias corporativas é algo básico para quem trabalha com rotinas de gestão. Mas isso só é possível se o líder empresarial sabe quais são os melhores tipos de métrica para o seu fluxo de trabalho. Para te ajudar com isso, preparamos o post a seguir.
Continue a leitura e veja quais são os melhores tipos de métrica para a sua empresa!
O que são as métricas corporativas?
O dia a dia de quem trabalha no mundo corporativo passa por várias decisões. Elas sempre devem estar estruturadas para atingir os melhores resultados possíveis. Mas como garantir que isso realmente está acontecendo?
A criação e a análise de métricas é o melhor caminho que pode ser tomado. Indicadores de performance facilitam a identificação de problemas e análise de resultados das mudanças feitas. Assim, o gestor passa a ter uma visão abrangente sobre tudo o que acontece na companhia e como cada problema pode ser corrigido com precisão.
Que tipos de métricas podem ser utilizadas pela empresa?
Para realizar uma gestão movida a dados e alinhada com os padrões do mercado, é importante entender quais são os tipos de métrica que podem ser aplicadas no seu negócio. Veja a lista a seguir!
1. Métricas de atendimento
Essas métricas são fundamentais para otimizar o modo como a empresa se relaciona com o seu público-alvo. Lembre-se sempre que a fidelização é um dos fatores que afetam as receitas a médio e longo prazo. Esse ponto pode ser otimizado a partir de indicadores como:
- FCR (First Call Resolution): aponta se os profissionais de suporte conseguem resolver problemas na primeira chamada em grande quantidade;
- Tempo médio de atendimento: indica se os clientes demoram muito para terem as suas solicitações atendidas;
- Média de custo por chamado: avalia o custo geral das operações de suporte e a existência de desperdício de recursos financeiros.
2. Métricas de análise de resultados
Essas métricas são utilizadas para avaliar o impacto das decisões tomadas pelos gestores. A principal dela é o ROI (Return Over Investment, ou Retorno Sobre o Investimento, em português). O ROI indica os impactos financeiros que um investimento trouxe para o negócio em comparação ao custo de aquisição de novos produtos.
3. Métricas de performance
Esse tipo de indicador ajuda a empresa a avaliar como os profissionais conseguem aproveitar os recursos operacionais disponíveis. Ao mesmo tempo, é uma ótima forma de ver se as equipes conseguem entregar bons resultados no seu dia a dia. Os principais são os seguintes:
- as métricas de produtividade;
- os indicadores de atrasos na finalização de atendimentos, projetos ou etapas de atividades com prazos definidos;
- os indicadores de erros operacionais.
4. Métricas de vendas
Métricas de vendas permitem ao gestor avaliar se as suas estratégias comerciais são efetivas. Desse modo, é possível otimizar a abordagem utilizada com o cliente para garantir mais receitas. As principais são:
- o ticket médio, que avalia o gasto médio de cada consumidor;
- o custo de aquisição do cliente, que aponta o gasto necessário para conquistar uma venda;
- o índice de satisfação de cada cliente ao terminar a compra.
O que pensar ao montar as métricas da empresa?
A aplicação de métricas deve ser feita com planejamento. Isso garante a elas maior efetividade e habilidade de demonstrar a situação da empresa. Por isso, sempre tome as medidas a seguir para começar a utilizar qualquer um dos tipos de métrica listados acima:
- avalie o perfil da empresa e dos times;
- tenha uma comunicação clara sobre cada métrica;
- aplique feedbacks aos funcionários;
- revise as suas métricas regularmente.
Manter empresas lucrativas não é uma tarefa simples. O gestor precisa estar atento às novidades do mercado e realizar investimentos sempre. Além disso, precisam manter consumidores satisfeitos e com as suas demandas atendidas.
Por isso, conhecer os tipos de métrica que podem ser aplicados no seu ambiente corporativo é algo muito importante. Afinal de contas, garante ao negócio a habilidade de identificar o que pode ser otimizado e os resultados das decisões tomadas. Assim, a companhia poderá sempre se manter a frente da concorrência com serviços de alta performance.
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