Você sabe como se dá a relação entre tecnologia e experiência do cliente? Conforme a transformação digital está levando a tecnologia para mais cenários, o investimento na área também passou a impactar a relação de marcas com o seu público-alvo. Por isso, quem busca consumidores mais fidelizados deve estar atento e fazer as escolhas certas.

Para ajudar você nesse processo, preparamos o post a seguir. Continue a leitura e entenda melhor a relação entre tecnologia e experiência do cliente e como utilizar investimentos em soluções tecnológicas a seu favor!

Por que a experiência do cliente é importante?

Empresas de sucesso são conhecidas por vários fatores. Um deles é a fidelização de consumidores. Quando ela é alta, o empreendimento pode reduzir o custo de aquisição de novos clientes, além de registrar menos prejuízos nas suas estratégias de vendas.

Para atingir bons níveis de fidelização, uma alternativa que pode ser adotada é o investimento na experiência do consumidor. Esse ponto do processo de compras é um dos mais importantes para o processo de fidelização: quanto melhor ele for, maior o encantamento do cliente.

Em outras palavras, a experiência do cliente é crucial para manter o negócio funcional e alinhado com as demandas do mercado. A partir do momento em que ela for otimizada para se alinhar com as necessidades do seu público-alvo, o empreendimento crescerá rapidamente. Afinal, ele terá um relacionamento robusto e de longo prazo com cada comprador.

Como a tecnologia está relacionada com a experiência do seu consumidor?

A relação entre tecnologia e experiência do cliente nos últimos anos está se tornando cada vez mais profunda. Hoje, bons investimentos em TI são fundamentais para garantir que o negócio consiga encantar o seu público-alvo. Afinal, soluções tecnológicas conseguem otimizar todos os pontos da relação da empresa com os seus clientes.

A descoberta de tendências e a otimização de processos serão feitas com mais dados e de modo mais abrangente. A empresa poderá se colocar disponível em um número maior de canais, evitando a perda de contato com parte do seu público-alvo. Ao mesmo tempo, o negócio conseguirá inovar mais, o que o colocará a frente de todos os seus concorrentes.

Como fornecer uma experiência de compra mais alinhada com as demandas do consumidor?

Para fortalecer a experiência do cliente com o apoio da tecnologia, diferentes soluções podem ser empregadas. Entre as principais estratégias que envolvem a TI, podemos apontar:

  • investir em soluções de automação, que reduzem erros e aumentam a produtividade;
  • adotar soluções de análise de dados baseadas em BI e Big Data, para compreender melhor as tendências e os meios para otimizar o negócio;
  • implementar soluções de comunicação modernas, como os chatbots;
  • utilizar sistemas de centralização de dados de clientes, como os CRMs;
  • adotar ferramentas para integrar o time de atendimento com as áreas de vendas e suporte ao cliente.

Bem feito, o investimento em TI pode mudar todos os fluxos de trabalho de uma empresa. Isso inclui, naturalmente, a área de relacionamento com o consumidor. Quando ela trabalha com qualidade, as chances de se ter um cliente fidelizado são muito maiores.

Portanto, sempre pense na relação entre tecnologia e experiência do cliente quando formular processos de relacionamento. Essa estratégia permite a empresa manter um trabalho focado em inovação e qualidade. Além disso, garante que o gestor estará sempre preparado para criar uma experiência de relacionamento encantadora, até mesmo, para os consumidores mais exigentes.

O que você faz para otimizar a experiência do seu cliente? Conta pra gente nos comentários!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.