Você sabe como otimizar a produtividade em TI? A capacidade de times trabalharem dentro de um elevado padrão é algo que todo gestor deve estar atento. Na área de tecnologia, em especial, isso tem uma grande importância: manter os profissionais com alta produtividade pode gerar impactos em todos os outros setores da empresa.
Mas como garantir que a produtividade em TI seja sempre acima do esperado? Para te ajudar a vencer esse desafio, preparamos o post a seguir. Continue a leitura e veja como melhorar o fluxo de trabalho do setor!
Por que a produtividade da TI é importante?
A tecnologia ganhou um papel muito importante nos últimos anos para as empresas brasileiras. A transformação digital e as novas tendências do mercado exigem que negócios estejam preparados para atender a demandas externas com agilidade e precisão. Afinal, quem não se mantem alinhado com as expectativas de clientes pode perder espaço frente a concorrentes e oportunidades de vendas valiosas.
Em um contexto onde a tecnologia está integrada ao dia a dia de vários setores, o time de TI deve estar preparado para lidar com várias demandas. Se os pedidos de suporte e os projetos da área não forem executados dentro dos prazos, por exemplo, outros setores serão afetados. Com isso, a produtividade geral da empresa cairá, o que reduz a sua competitividade em todos os locais em que ela disputa uma fatia do mercado.
Como otimizar a produtividade na área de TI?
Para otimizar a produtividade em TI há uma série de passos que podem ser tomados. Cada um auxilia em uma parte diferente do dia a dia da empresa. Se bem aplicadas, todos os profissionais conseguirão atuar com agilidade, segurança e foco nas demandas internas.
Entre os passos que podemos apontar para otimizar a produtividade da equipe de TI, podemos apontar:
- focar em uma comunicação clara, que demonstre para todas as equipes as demandas existentes, os motivos para as decisões do planejamento terem sido tomadas e o que a gestão espera de cada um;
- alinhar objetivos internamente e externamente, colocando o time de TI em um planejamento unificado e mudando o posicionamento da área para que ele esteja direcionado a partir das demandas da empresa e os seus objetivos de médio e longo prazo;
- o investimento em boas ferramentas de trabalho, que sejam focadas em atender às necessidades da equipe e adotadas conforme o perfil do setor;
- a adoção de indicadores de performance para otimizar a mensuração de resultados.
Que ferramentas podem ser utilizadas para melhorar o trabalho da TI?
Para otimizar o trabalho da equipe de TI e garantir um bom nível de produtividade, algumas soluções podem ser utilizadas. Elas aumentam a capacidade de times se manterem integrados e facilitam a tomada de decisões inovadoras. Além disso, reduzem riscos e problemas de performance.
Entre as principais, podemos apontar:
- as ferramentas de gestão do fluxo de trabalho;
- soluções de troca de dados na nuvem;
- sistemas de gestão integrada;
- CRMs de gerenciamento de atendimentos;
- chatbots;
- mecanismos de comunicação multicanal.
Investindo nessas ferramentas a empresa conseguirá criar um fluxo de trabalho mais unificado e inteligente para a equipe de tecnologia. Os profissionais poderão atender a um número maior de demandas sem comprometer a qualidade do seu serviço. Por isso, não deixe de pensar em um bom conjunto de ferramentas para otimizar a produtividade em TI da sua empresa.
Em processos de análise de informações, entender o que cada registro indica é fundamental. Saiba mais sobre o tema no nosso post com as diferenças entre dados e informações!
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Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
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Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
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