Engana-se quem pensa que o acesso às informações do mercado significa ter algum tipo de vantagem. Entenda que, quando “brutas”, raramente são úteis, pois se você não souber o que fazer com elas, pouco servirão para o seu negócio. É por essa razão que saber como transformar dados em insight é tão importante.

Aliás, foi pensando exatamente nisso que elaboramos este conteúdo. Antes de mais nada, vale ressaltar a enorme influência da tecnologia para a coleta e a análise de informações.

Nesse sentido, estamos nos referindo às ferramentas de Big Data, Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA).

Neste artigo, mostraremos quais são as possibilidades que essas tecnologias proporcionam e como transformar dados em insight. A leitura é interessante e por isso merece toda a sua atenção. Aproveite!

Mas então, qual a influência da tecnologia para o trabalho com os dados?

Vivemos em um momento no qual poucas coisas são tão determinantes para o sucesso de uma empresa quanto à tecnologia. Nos dias de hoje, crescer sem a utilização de softwares é simplesmente impossível.

No universo dos dados a cena é a mesma, pois para obter informações em grande volume e analisá-las propriamente, a única “saída” está no uso de sistemas específicos para tais atribuições.

Entretanto, para transformar os dados em insight, a tecnologia é um coadjuvante. O ator principal, nesse caso, é a sua cultura de inovação: é ela que vai definir quais são os lampejos que levarão o seu negócio para um próximo nível.

Como transformar dados em insight?

Na sequência, vamos ao que deve ser feito para que você consiga obter insights dos dados obtidos.

Analise a jornada do cliente do início ao fim

A jornada do cliente precisa ser analisada do começo ao fim. Em outras palavras, os processos envolvidos na sua experiência de compra devem observados de ponta a ponta, desde a interação (ou prospecção, dependendo do caso) até o atendimento e o pós-venda.

É somente com essa visão ampla e completa que você conseguirá entender as informações relacionadas ao comportamento e às preferências do consumidor. Os insights virão a partir de então.

Trabalhe com informações em tempo real

Um fator que não se pode menosprezar é a velocidade das informações. Dados antigos devem ser descartados, a não ser que você queira utilizá-los para algum tipo de comparação.

Para transformá-los em insight, trabalhe com informações em tempo real. Por quê? Por que isso permite o melhor ajuste das estratégias e ajuda a reduzir os riscos.

O cliente como foco

Você sabe qual o ponto em comum entre as empresa que vêm ganhando destaque no mercado? É o foco no cliente! Essa direção é necessária porque vivemos em uma era na qual o consumidor é quem dita as regras do negócio.

Em vista disso, a transformação de dados em insights verdadeiramente úteis para a organização só é possível com o olhar fixo nos movimentos do cliente. Ao aceitar essa condição, é certo de que você encontrará maneiras de suprir as demandas do público.

Por fim, não é preciso dizer que os benefícios de transformar as informações em “inspirações” são vários, desde a construção da marca ao seu crescimento contínuo. Enfim, os impactos serão excelentes.

O que achou do nosso artigo sobre como transformar dados em insights? Gostou? Então siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.