A orientação por dados é uma iniciativa cada vez mais relevante para os negócios que desejam se destacar no mercado. Porém, para convertê-los em decisões estratégicas, não basta apenas coletá-los: é necessário utilizar métodos e ferramentas que permitam analisá-los e interpretá-los de forma eficiente.
Diante disso, o Business Intelligence (BI) é imprescindível, uma vez que possibilita organizar, processar e analisar dados, tornando-os mais precisos, confiáveis e fáceis de analisar. Ainda não conta com esse recurso na sua empresa? Neste post, vamos mostrar como o BI pode ajudar na tomada de decisões e alavancar seus resultados. Confira!
Unifica dados de diferentes fontes
A partir de ferramentas de extração, transformação e carregamento (ETL), o BI é capaz de integrar dados de diversas fontes. Ele centraliza informações, permitindo que a empresa tenha uma visão mais clara e integrada sobre as suas operações.
Para tanto, reúne dados de planilhas, plataformas de e-commerce, sistemas de CRM e até redes sociais em um único lugar. Assim, conteúdos dispersos passam a ser melhor compreendidos.
As vendas do seu negócio estão caindo em um determinado período do ano? Com o auxílio do BI, você pode cruzar dados das campanhas de marketing, histórico de vendas e feedback de clientes para identificar onde está o problema. Pode-se descobrir, por exemplo, que eventuais mudanças no preço do frete afetaram diretamente a taxa de conversão.
Com essas informações em mãos, os gestores podem tomar decisões mais embasadas, seguras e rápidas, tendo a oportunidade de ajustar ações antes que comprometam a performance da empresa.
Permite a criação de painéis intuitivos
Para os gestores, lidar com uma grande quantidade de dados pode ser desafiador, especialmente quando eles estão nos mais variados formatos e são apresentados de maneira confusa. Nesse contexto, pode haver uma sobrecarga de informações, fator que colabora para uma análise mais demorada e suscetível a erros.
Pensando em solucionar essa questão, ao implementar o Pentaho, plataforma de BI, a Know Solutions também elabora dashboards intuitivos, que simplificam a visualização e entendimento dos dados.
Quanto mais fácil e rápido você consegue compreender algo, mais agilidade terá para criar soluções que beneficiam o negócio. Isso faz toda a diferença em mercados dinâmicos, onde a agilidade é fundamental para se destacar frente à concorrência.
Viabiliza análises preditivas
É importante ter em mente que o Business Intelligence não é apenas uma ferramenta para analisar o que já aconteceu, mas também para prever o que pode acontecer no futuro, ajudando as empresas a se anteciparem às necessidades de seus consumidores.
Esse processo é feito por meio da análise preditiva, com base em dados históricos, que apontam padrões e tendências. Algoritmos e modelos estatísticos são utilizados para prever comportamentos, como o aumento ou queda na procura por uma mercadoria.
Se uma loja online analisa os dados de vendas anteriores descobre que um produto específico terá um aumento significativo na demanda devido a uma mudança sazonal ou tendência de consumo, pode tomar medidas mais seguras, como ajustar o estoque ou lançar uma campanha de marketing no momento ideal.
Ao investir no BI, você deixa de reagir ao mercado e começa a se antecipar a ele tomando decisões estratégicas mais assertivas. Portanto, essa ferramenta mostra-se indispensável para impulsionar a sua competitividade, pois ajuda a empresa a se adaptar às novas oportunidades e desafios para construir uma marca de sucesso.
Quer otimizar a visualização de dados para análises mais eficientes? Veja como criar dashboards interativos com Power BI!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]