As ferramentas de Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios) estão ganhando cada vez mais mercado nas empresas que desejam melhorar a experiência do cliente. Trata-se de uma tecnologia capaz de coletar e analisar informações sobre os consumidores que podem impactar o desempenho das organizações.
Com a concorrência acirrada, é fundamental não apenas recolher dados, mas saber analisá-los, a fim de tornar as tomadas de decisões cada vez melhores e com menor incidência de erros. Confira o nosso post e veja como o BI pode ser útil para o seu negócio.
O que é Business Intelligence?
Como dissemos, o Business Intelligence (ou BI, como é comumente chamado) é uma tecnologia focada em coletar e analisar dados de maneira prática e rápida, com o intuito de melhorar a prestação de serviço da empresa.
Praticamente todas as atividades que fazemos na internet e fora dela geram rastros que podem ser utilizados no aperfeiçoamento dos trabalhos — e é por isso que as informações são valiosíssimas na atualidade. Porém, não adianta apenas coletar dados de maneira aleatória. É preciso saber agrupá-los, analisá-los e utilizá-los de maneira efetiva dentro das decisões tomadas.
Dentro de uma empresa, ele pode ser aplicado em diversas áreas, como comercial, financeiro, marketing, atendimento ao cliente, Recursos Humanos e várias outras em que seja possível identificar oportunidades ou riscos empresariais.
Como as ferramentas de BI podem ajudar o seu negócio?
Quando falamos em BI, o primeiro benefício mencionado é a capacidade de coletar e analisar dados para a tomada de decisões mais certeiras. Esse é, com certeza, dos principais pontos relacionados ao assunto.
Mas como isso acontece? E como alcançar tais benefícios? Para que seja possível aproveitar a tecnologia ao máximo, é necessário conhecer as ferramentas disponíveis e entender o que cada uma é capaz de oferecer.
Os sistemas de BI geram relatórios valiosíssimos. Alguns são pré-formatados, baseados nas diretrizes determinadas pela empresa, e outros podem ser mais personalizados. Ou seja, quanto mais customizável a sua ferramenta for, mais resultados você conseguirá retirar dela.
É fundamental, ainda, entender qual é a relevância de cada dado colhido e analisado e qual é o impacto que ele trará, uma vez que não há fórmula de sucesso pronta.
Nem sempre a falta de lucro de uma empresa significa ausência de clientes, por exemplo. Pode acontecer de a gestão tomar decisões financeiras equivocadas, como uma folha de pagamento sobrecarregada, a ausência de planejamento tributário ou um pós-venda ruim, que não gere a fidelização da clientela.
Esse é o tipo de relatório que, quando gerado, poderá mudar o rumo da organização. Abaixo, listamos alguns benefícios que o BI pode trazer para a sua empresa.
Amplia a competitividade
O Business Intelligence amplia a capacidade competitiva, uma vez que fornece mais informações sobre o seu funcionamento da empresa, o comportamento dos consumidores, dos colaboradores e também do mercado.
Ao aumentar a capacidade de visão sobre como o público está respondendo aos estímulos que a sua organização oferece, a tarefa de encontrar oportunidades e corrigir erros — seja na produção ou no atendimento ao cliente pré ou pós-venda — se torna muito mais acertada e coerente.
Unifica as áreas
Cada setor dentro de uma empresa segue mantendo a sua expertise e o seu trabalho, no entanto, a tomada de decisões se torna mais ampla, uma vez que as ferramentas de BI entregam dados mais completos a todas as equipes.
Dessa maneira, a avaliação de erros, falhas e oportunidades não fica mais tão restrita, e isso permite uma análise mais completa do todo, capaz de identificar processos externos que possam impactar negativamente ou positivamente nos resultados das outras áreas.
Melhora a experiência do cliente
As ferramentas de BI também são capazes de entregar uma experiência mais acertada e coerente para o cliente. Isso porque elas identificam padrões e tendências, fazendo com que uma empresa aumente o investimento em determinado produto ou serviço ou, até mesmo, melhore a maneira como a comunicação é estabelecida.
Muitos negócios se concentram em angariar novos consumidores e se esquecem que fidelizar os antigos custa muito menos e traz um retorno igualmente ou até mais positivo do que a ampliação da base. Portanto, o BI auxilia as equipes de marketing, pré e pós-venda a entregarem experiências diferenciadas e que façam, inclusive, com que o cliente se disponha a pagar mais por causa da qualidade do serviço prestado.
As ferramentas de Business Intelligence podem ser utilizadas nas mais diversas frentes dentro de uma organização. A Know Solutions oferece soluções customizáveis e permite que o gestor defina as melhores métricas e pontos que devem ser avaliados.
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as ferramentas que temos à disposição.
[…] Mas, o que são esses conceitos e como se relacionam? Como podem ajudar a empresa a traçar caminhos mais sólidos e otimizar a tomada de decisões? […]
[…] Mas, o que são esses conceitos e como se relacionam? Como podem ajudar a empresa a traçar caminhos mais sólidos e otimiza atomada de decisões? […]
[…] principal objetivo é melhorar a tomada de decisões dentro da empresa, complementado a intuição e experiência dos gestores com informações […]
[…] preditiva utiliza as ferramentas de BD para as análises estatísticas que serão úteis para a tomada de decisões na sua empresa. Por meio do aprendizado de máquina, o sistema é capaz de analisar fatos atuais […]
[…] sejam, é importante ter em mente que as soluções e aplicações já existentes facilitam as tomadas de decisão, aumentando as suas chances de sucesso no […]
[…] a questão-chave é a análise estatística de determinados dados, que permite às escolas e/ou universidades preverem quem são os estudantes […]
[…] Independentemente do segmento em que atua, é importante saber que o uso da tecnologia já vem sendo adotado em processos de tomada de decisão. […]
Olá! Gostei do conteúdo do seu site, muita informação boa, vou recomendar.
A inflamação é eliminada e a amortização articular é normalizada; Extrato das folhas de confrei: com alantoína como substância ativa, este componente vai acelerar a recuperação dos tecidos, restaura a circulação sanguínea e fortalece os ossos, cartilagens e tendões; Glucosamina: presente em todos os tecidos e articulações, este composto é essencial para a recuperação das articulações ao mesmo tempo que estimula a produção de ácido hialurônico; Condroitina: mimetiza o componente natural que constitui os tecidos e cartilagem humana extraído de ossos e cartilagens de peixes e outros animais. parazity.info de parasitas Na fase inicial, dois cursos são suficientes, entre os quais uma pausa de 30 dias é feita. Mudanças degenerativas graves podem exigir até 6 cursos por ano. Composição Artrovex não contém componentes nocivos para o corpo, por isso o produto pode ser usado em uma base regular.
Muito oportuna a exposição da pobreza do plano de governo do Alckmin no que se refere à ciência, e muito útil o retrospecto das atitudes tomadas por ele nesse campo. Há um erro de digitação que talvez valha a pena corrigir: no primeiro parágrafo da seção “Dificuldade com a ciência, no lugar de “1916 deveria estar, obviamente, 2016. Cordialmente, Marcos
Acredito é dentre o mais importante informações para mim.
E sou feliz leitura seu artigo. Mas deve Declaração na
alguns básico coisas, o web site estilo é grande, os
artigos é realmente legal: m. apenas para a direita trabalho,
saúde
Magnífico local. Muitos úteis informação aqui. Eu sou enviá-lo para vários amigos ans adicionalmente partilha no delicioso.
E naturalmente, obrigado para seu esforço!
[…] priorizar e localizar com agilidade a informação que seu negócio precisa, é possível tomar decisões ágeis e determinantes. No longo prazo, isso significa crescimento e melhoria em seus processos e […]
[…] conteúdo fornecido serve de base para decisões, previsão de ações por indicadores de tendências de mercado e consumo e análise de […]
[…] possuindo diversas ferramentas que implementam seu conceito, ajudando várias empresas a tomarem decisões corretas e crescerem cada vez mais. O segundo, mais novo, ainda traz dúvidas e confusão sobre o […]
[…] O Business Intelligence permite aliar intuição com informações de qualidade. Ele disponibiliza informações precisas, que geram insights valiosos para os gestores empresariais. Com base nesta precisão, é possível validar hipóteses intuitivas e ter maior grau de sucesso na tomada de decisões. […]