Você já ouviu falar em ferramentas open source? Esses aplicativos são gratuitos e podem substituir com eficiência programas pagos, favorecendo a realização de rotinas importantes na sua organização.
Com esses softwares, você consegue conduzir o trabalho sem maiores problemas, além de alterá-los, de acordo com a necessidade da organização. Claro que, para isso, é necessária a participação de alguém que entenda de programação e saiba manipular os códigos.
Quer entender melhor como funciona e quais são as principais aplicações open source? Continue a leitura!
O que são ferramentas open source?
O termo open source pode ser traduzido como código aberto, e designa softwares com o código acessível por todos, abrindo espaço para modificações e distribuições. Esses programas atuam de maneira descentralizada, colaborativa e transparente.
As ferramentas com essa característica podem ser adaptadas de acordo com a necessidade do usuário, aumentando a usabilidade e eficiência.
Quais são as vantagens desse código aberto?
Além da maior capacidade de adaptação, fazendo as alterações necessárias para que o programa se comporte da maneira que a empresa precisa, as ferramentas e softwares open source trazem outros benefícios em comparação aos que possuem códigos fechados.
Esses programas dão o controle ao usuário, permitindo correções a qualquer momento. Também são mais baratos, por não cobraram taxas pela licença de uso; ou seja, o download pode ser feito no site oficial sem a necessidade de nenhum pagamento.
As ferramentas open source também são facilmente integradas com outros sistemas, descomplicando a rotina dos gestores e permitindo uma visão geral dos processos.
Quais são as principais ferramentas open source atuais?
Listamos aqui os aplicativos mais usados, tanto por empresas como em uso pessoal. Confira!
Dia
Com o software Dia, você pode construir diagramas, fluxogramas e esquemas de bases de dados, para estruturar gráficos que auxiliem a compreensão de fluxos de tarefas ou de hierarquias, como um organograma, por exemplo.
Essa ferramenta é uma ótima opção ao Microsoft Visio, é de fácil utilização e conta com uma interface muito intuitiva
Thunderbird
Dificilmente lidamos apenas com uma caixa de e-mails no trabalho. Na maioria das vezes, temos que gerenciar as mensagens recebidas no nosso endereço pessoal, no da equipe, no geral da empresa etc.
O Thunderbird ajuda nesse processo. O gerenciador de e-mails produzido pela Mozilla Foundation (criadora do conhecido Mozilla Firefox), conta com uma interface simples e fácil de usar, e ainda permite a adição de tarefas que podem ser executadas.
LibreOffice
O LibreOffice é uma excelente alternativa ao pacote Office. Esse sistema oferece aplicativos para a produção de documentos de texto, planilhas de cálculos e organização de dados e apresentações de slide com aparência profissional.
Essa suíte passa por atualizações constantes, sempre com foco na melhoria da experiência do usuário.
XPlanner
O JxProject traz uma usabilidade bem interessante para quem usa metodologias ágeis na gestão. O XPlanner Plus é uma multiplataforma que funciona em ambiente web e permite o acompanhamento de projetos, favorecendo a comunicação entre os funcionários da equipe e dando uma visão clara da condução das tarefas.
Com o software, o gestor consegue ter um controle muito maior do andamento do trabalho, designar responsabilidades e acompanhar prazos.
Na hora de escolher as ferramentas open source para implementação, procure avaliar a reputação por meio dos comentários de outros usuários. Considere também se você conta com profissionais de programação que possam resolver problemas e realizar possíveis adaptações e atualizações.
Se você quer entender ainda mais sobre o assunto, confira o nosso post com as principais características desses softwares!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]