As ferramentas de Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios) estão ganhando cada vez mais mercado nas empresas que desejam melhorar a experiência do cliente. Trata-se de uma tecnologia capaz de coletar e analisar informações sobre os consumidores que podem impactar o desempenho das organizações.
Com a concorrência acirrada, é fundamental não apenas recolher dados, mas saber analisá-los, a fim de tornar as tomadas de decisões cada vez melhores e com menor incidência de erros. Confira o nosso post e veja como o BI pode ser útil para o seu negócio.
O que é Business Intelligence?
Como dissemos, o Business Intelligence (ou BI, como é comumente chamado) é uma tecnologia focada em coletar e analisar dados de maneira prática e rápida, com o intuito de melhorar a prestação de serviço da empresa.
Praticamente todas as atividades que fazemos na internet e fora dela geram rastros que podem ser utilizados no aperfeiçoamento dos trabalhos — e é por isso que as informações são valiosíssimas na atualidade. Porém, não adianta apenas coletar dados de maneira aleatória. É preciso saber agrupá-los, analisá-los e utilizá-los de maneira efetiva dentro das decisões tomadas.
Dentro de uma empresa, ele pode ser aplicado em diversas áreas, como comercial, financeiro, marketing, atendimento ao cliente, Recursos Humanos e várias outras em que seja possível identificar oportunidades ou riscos empresariais.
Como as ferramentas de BI podem ajudar o seu negócio?
Quando falamos em BI, o primeiro benefício mencionado é a capacidade de coletar e analisar dados para a tomada de decisões mais certeiras. Esse é, com certeza, dos principais pontos relacionados ao assunto.
Mas como isso acontece? E como alcançar tais benefícios? Para que seja possível aproveitar a tecnologia ao máximo, é necessário conhecer as ferramentas disponíveis e entender o que cada uma é capaz de oferecer.
Os sistemas de BI geram relatórios valiosíssimos. Alguns são pré-formatados, baseados nas diretrizes determinadas pela empresa, e outros podem ser mais personalizados. Ou seja, quanto mais customizável a sua ferramenta for, mais resultados você conseguirá retirar dela.
É fundamental, ainda, entender qual é a relevância de cada dado colhido e analisado e qual é o impacto que ele trará, uma vez que não há fórmula de sucesso pronta.
Nem sempre a falta de lucro de uma empresa significa ausência de clientes, por exemplo. Pode acontecer de a gestão tomar decisões financeiras equivocadas, como uma folha de pagamento sobrecarregada, a ausência de planejamento tributário ou um pós-venda ruim, que não gere a fidelização da clientela.
Esse é o tipo de relatório que, quando gerado, poderá mudar o rumo da organização. Abaixo, listamos alguns benefícios que o BI pode trazer para a sua empresa.
Amplia a competitividade
O Business Intelligence amplia a capacidade competitiva, uma vez que fornece mais informações sobre o seu funcionamento da empresa, o comportamento dos consumidores, dos colaboradores e também do mercado.
Ao aumentar a capacidade de visão sobre como o público está respondendo aos estímulos que a sua organização oferece, a tarefa de encontrar oportunidades e corrigir erros — seja na produção ou no atendimento ao cliente pré ou pós-venda — se torna muito mais acertada e coerente.
Unifica as áreas
Cada setor dentro de uma empresa segue mantendo a sua expertise e o seu trabalho, no entanto, a tomada de decisões se torna mais ampla, uma vez que as ferramentas de BI entregam dados mais completos a todas as equipes.
Dessa maneira, a avaliação de erros, falhas e oportunidades não fica mais tão restrita, e isso permite uma análise mais completa do todo, capaz de identificar processos externos que possam impactar negativamente ou positivamente nos resultados das outras áreas.
Melhora a experiência do cliente
As ferramentas de BI também são capazes de entregar uma experiência mais acertada e coerente para o cliente. Isso porque elas identificam padrões e tendências, fazendo com que uma empresa aumente o investimento em determinado produto ou serviço ou, até mesmo, melhore a maneira como a comunicação é estabelecida.
Muitos negócios se concentram em angariar novos consumidores e se esquecem que fidelizar os antigos custa muito menos e traz um retorno igualmente ou até mais positivo do que a ampliação da base. Portanto, o BI auxilia as equipes de marketing, pré e pós-venda a entregarem experiências diferenciadas e que façam, inclusive, com que o cliente se disponha a pagar mais por causa da qualidade do serviço prestado.
As ferramentas de Business Intelligence podem ser utilizadas nas mais diversas frentes dentro de uma organização. A Know Solutions oferece soluções customizáveis e permite que o gestor defina as melhores métricas e pontos que devem ser avaliados.
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as ferramentas que temos à disposição.
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.