As ferramentas de Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios) estão ganhando cada vez mais mercado nas empresas que desejam melhorar a experiência do cliente. Trata-se de uma tecnologia capaz de coletar e analisar informações sobre os consumidores que podem impactar o desempenho das organizações.

Com a concorrência acirrada, é fundamental não apenas recolher dados, mas saber analisá-los, a fim de tornar as tomadas de decisões cada vez melhores e com menor incidência de erros. Confira o nosso post e veja como o BI pode ser útil para o seu negócio.

O que é Business Intelligence?

Como dissemos, o Business Intelligence (ou BI, como é comumente chamado) é uma tecnologia focada em coletar e analisar dados de maneira prática e rápida, com o intuito de melhorar a prestação de serviço da empresa.

Praticamente todas as atividades que fazemos na internet e fora dela geram rastros que podem ser utilizados no aperfeiçoamento dos trabalhos — e é por isso que as informações são valiosíssimas na atualidade. Porém, não adianta apenas coletar dados de maneira aleatória. É preciso saber agrupá-los, analisá-los e utilizá-los de maneira efetiva dentro das decisões tomadas.

Dentro de uma empresa, ele pode ser aplicado em diversas áreas, como comercial, financeiro, marketing, atendimento ao cliente, Recursos Humanos e várias outras em que seja possível identificar oportunidades ou riscos empresariais.

Como as ferramentas de BI podem ajudar o seu negócio?

Quando falamos em BI, o primeiro benefício mencionado é a capacidade de coletar e analisar dados para a tomada de decisões mais certeiras. Esse é, com certeza, dos principais pontos relacionados ao assunto.

Mas como isso acontece? E como alcançar tais benefícios? Para que seja possível aproveitar a tecnologia ao máximo, é necessário conhecer as ferramentas disponíveis e entender o que cada uma é capaz de oferecer.

Os sistemas de BI geram relatórios valiosíssimos. Alguns são pré-formatados, baseados nas diretrizes determinadas pela empresa, e outros podem ser mais personalizados. Ou seja, quanto mais customizável a sua ferramenta for, mais resultados você conseguirá retirar dela.

É fundamental, ainda, entender qual é a relevância de cada dado colhido e analisado e qual é o impacto que ele trará, uma vez que não há fórmula de sucesso pronta.

Nem sempre a falta de lucro de uma empresa significa ausência de clientes, por exemplo. Pode acontecer de a gestão tomar decisões financeiras equivocadas, como uma folha de pagamento sobrecarregada, a ausência de planejamento tributário ou um pós-venda ruim, que não gere a fidelização da clientela.

Esse é o tipo de relatório que, quando gerado, poderá mudar o rumo da organização. Abaixo, listamos alguns benefícios que o BI pode trazer para a sua empresa.

Amplia a competitividade

O Business Intelligence amplia a capacidade competitiva, uma vez que fornece mais informações sobre o seu funcionamento da empresa, o comportamento dos consumidores, dos colaboradores e também do mercado.

Ao aumentar a capacidade de visão sobre como o público está respondendo aos estímulos que a sua organização oferece, a tarefa de encontrar oportunidades e corrigir erros — seja na produção ou no atendimento ao cliente pré ou pós-venda — se torna muito mais acertada e coerente.

Unifica as áreas

Cada setor dentro de uma empresa segue mantendo a sua expertise e o seu trabalho, no entanto, a tomada de decisões se torna mais ampla, uma vez que as ferramentas de BI entregam dados mais completos a todas as equipes.

Dessa maneira, a avaliação de erros, falhas e oportunidades não fica mais tão restrita, e isso permite uma análise mais completa do todo, capaz de identificar processos externos que possam impactar negativamente ou positivamente nos resultados das outras áreas.

Melhora a experiência do cliente

As ferramentas de BI também são capazes de entregar uma experiência mais acertada e coerente para o cliente. Isso porque elas identificam padrões e tendências, fazendo com que uma empresa aumente o investimento em determinado produto ou serviço ou, até mesmo, melhore a maneira como a comunicação é estabelecida.

Muitos negócios se concentram em angariar novos consumidores e se esquecem que fidelizar os antigos custa muito menos e traz um retorno igualmente ou até mais positivo do que a ampliação da base. Portanto, o BI auxilia as equipes de marketing, pré e pós-venda a entregarem experiências diferenciadas e que façam, inclusive, com que o cliente se disponha a pagar mais por causa da qualidade do serviço prestado.

As ferramentas de Business Intelligence podem ser utilizadas nas mais diversas frentes dentro de uma organização. A Know Solutions oferece soluções customizáveis e permite que o gestor defina as melhores métricas e pontos que devem ser avaliados.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as ferramentas que temos à disposição.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.