Que a tecnologia é uma aliada fundamental para o crescimento e fortalecimento das empresas, parece que nessa altura do campeonato ninguém mais questiona, certo? Mas o mundo da tecnologia da informação e do business intelligence é bastante amplo, com as mais variadas ferramentas. A DataOps é uma dessa.

O conceito que muito se inspirou no DevOps é uma excelente ferramenta para unir e analisar dados, consequentemente, entregando melhorias para o usuário final. Confira o nosso post e vem entender mais como essa funcionalidade pode ser aplicada na sua empresa.

O que é DataOps?

Para que as empresas tomem decisões acertadas que promovam o seu crescimento de maneira sustentável, é essencial ter acesso a maior quantidade de informações possíveis. Esse é um dos conceitos primordiais do business intelligence, por exemplo. O DataOps é uma ferramenta que busca instrumentalizar tal necessidade, adicionando a característica analítica a outras práticas como a DevOps e Agile.

Com o investimento cada vez maior em machine learning, big data e BI, o DataOps funciona como um conjunto de melhores práticas para a captação e análise de dados de maneira simplificada. Ele aprimora a união de diversas áreas e profissionais, como engenheiros e cientistas de dados, para gerenciar os bancos de uma maneira descentralizada e gerando o menor impacto para as organizações.

Como o DataOps funciona na prática?

Para desenvolver ações de crescimento com sucesso não basta apenas recolher o maior número de informações possíveis. Se as equipes não saberem o que fazer com elas, como analisá-las e como transformá-las em dados que sejam capazes de basear as decisões de administração, marketing, atendimento ao cliente, entre outros, elas serão informações vazias.

Portanto, é fundamental desenvolver uma abordagem que seja capaz de trabalhar com a coleta e análise de dados em massa e que se integre a todas as ferramentas dentro da organização (big data, infraestrutura, operação, BI, etc), a fim de identificar erros, falhas e problemas com rapidez para que a equipe possa resolver causando o mínimo impacto para a produção, por exemplo.

O DataOps também é um aliado na identificação de dados que dizem respeito a qualidade do produto ou serviço prestado, no faturamento, na experiência do cliente, na rotatividade de funcionários dentro da empresa, enfim, em todas as informações que os gestores precisam ter em mãos e em tempo real para fazer decisões acertadas rumo ao crescimento.

Ela é uma área fundamental da tecnologia da informação, assim como tem se demonstrado como obrigatória para toda e qualquer organização que queira prosperar em um ambiente de concorrência acirrada. Se no passado, tudo era feito em “caixas” separadas e as áreas só se conversavam no final, o DataOps veio para alterar essa cultura.

Como implementar o DataOps na minha empresa?

Agora que você entendeu o conceito do DataOps e qual a sua importância para as empresas, deve estar se perguntando como fazer para implementar, certo? Damos algumas dicas sobre o assunto nos tópicos abaixo.

Alinhar equipe de TI

O primeiro passo para implementar o DataOps na sua empresa é alinhar a sua equipe de TI. Como a ferramenta busca a integração das áreas e profissionais, é importante que exista uma reunião prévia para que a nova estratégia de trabalho seja debatida e desenhada, a fim de conseguirem aproveitar ao máximo as funcionalidades do DataOps.

Testar os fluxos de dados

Ainda na fase de implementação, é importante promover testes autônomos nos fluxos de dados a fim de garantir controle na maneira como os dados são colhidos, processados e analisados. Portanto, os testes são essenciais para observar erros e corrigi-los antes da implementação ser finalizada.

Padronização de processos

Um dos destaques do DataOps é a sua capacidade de integração e a possibilidade de ser aplicado nas mais variadas ferramentas, portanto, é importante manter uma padronização de processos de modelagem internas e evitar a utilização de fórmulas e códigos diferentes. O padrão para os processos facilitam, inclusive, a identificação de possíveis erros e falhas.

Para as empresas que estão atentas no mercado acirrado e competitivo que vivemos hoje e já perceberam que o investimento em tecnologia a fim de melhorar a tomada de decisões e a experiência do cliente, o DataOps se apresenta como uma solução que deve ser avaliada e implementada.

Aproveite ainda para ler o nosso post sobre a importância do data quality para a sua empresa e a maneira como ele se relaciona com o business intelligence.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.