Uma empresa capaz de ler suas informações e interpretá-las consegue se posicionar no mercado de maneira mais consciente, sabendo exatamente os desafios e o que pode ser feito para obter melhores resultados. Nesse cenário, temos uma participação importante do banco de dados e Business Intelligence.
Mas, o que são esses conceitos e como se relacionam? Como podem ajudar a empresa a traçar caminhos mais sólidos e otimizar a tomada de decisões?
Neste post, explicaremos os dois conceitos e sua influência no futuro de uma corporação. Se você quer entender melhor o assunto, leia até o final!
O que é banco de dados?
O banco de dados pode ser definido como a organização e a armazenagem de informações sobre um mesmo assunto, que devem ser preservados para segurança ou consultas futuras.
Esse acúmulo de informações depende de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), estrutura que permite o acúmulo e a organização desses dados, protegendo-os e disponibilizando para usos posteriores.
Trata-se de uma tecnologia usada principalmente em sistemas de ERP (software de gestão de empresas) e CRM (software de gestão de relacionamento com o consumidor), controle financeiro, de estoque, entre outras soluções necessárias na rotina de uma corporação.
A construção de um banco de dados é algo que requer quatro etapas: análise de requisitos, modelo conceitual, modelo lógico e modelo físico. O objetivo da modelagem é o de representar dentro de um SGBD com o máximo de fidelidade às necessidades dos clientes, bem como os relacionamentos entre as entidades envolvidas, regras de negócios e meios de tornar os registros únicos e imunes a sofrer qualquer violação. Os principais benefícios de um banco de dados na empresa são:
- maior produtividade e melhora do relacionamento entre os setores, uma vez que ocorre um alinhamento maior de objetivos, metas e expectativas;
- maior segurança, uma vez que os níveis de acesso ao banco de dados podem ser definidos;
- as consultas no banco de dados facilitam as tomadas de decisão, de modo que elas possam gerar impactos ao negócio.
O que é Business Intelligence?
O Business Intelligence também lida com o armazenamento e organização de dados, porém, seu conceito defende a utilização dessas referências como inteligência para a gestão do negócio.
Dentro do conceito de BI, esses dados são usados como ponto de partida para a inteligência de mercado, de clientes, de vendas e competitiva.
Não basta coletar e organizar essas informações, mas é importante transformá-las em dados estruturados para a tomada de decisão, permitindo às organizações uma análise real e preditiva do negócio.
Com o Business Intelligence, a empresa consegue ter uma visão muito mais clara da situação atual e definir os próximos caminhos com clareza e precisão.
Útil nas tomadas de decisão e planejamento da gestão
Por fornecer informações objetivas, confiáveis e em tempo real, o BI facilita a tomada de decisão dos gestores, que deixam de realizar ações com base em achismos. Além disso, a gestão se torna mais eficiente, visto que os relatórios gerados contém informações baseadas em métricas e indicadores definidos previamente. Isso ajuda a entender com maior clareza como está a real situação da sua empresa, em relação a aspectos como satisfação dos clientes e concorrência.
Reduz custos
O BI auxilia os gestores a encontrar gargalos e desperdícios nas operações da empresa. Uma visão mais integral do negócio torna visíveis situações que antes eram praticamente impossíveis de identificar, facilitando a realização de ações corretivas e reduzindo custos. Outra consequência disso é que os investimentos podem ser melhor canalizados, principalmente em setores que estejam com alguma deficiência ou dificuldade em dar fluidez às suas operações.
Gera maior eficiência e produtividade ao negócio
Além de reduzir custos, a eliminação de gargalos e desperdícios causa uma maior fluidez nas rotinas da empresa. Logo, os colaboradores se tornam mais eficientes e produtivos, de modo a melhorar também o atendimento aos clientes e aumentar as margens de lucro do negócio. Os colaboradores passam a se dedicar mais ao core business da empresa, enquanto os softwares realizam os procedimentos manuais com grande rapidez e precisão.
Aumenta as vendas
As empresas estão em busca de alinhar os seus estoques às demandas e o BI pode auxiliar bastante nesse sentido. As informações geradas servem de norte para que a aquisição de insumos e mercadorias não seja nem muito acima nem muito abaixo daquilo que se espera vender. Logo, as vendas se tornam mais garantidas e não há o risco de a empresa perder negócio por ausência de produtos.
Mostra oportunidades
O BI fornece análises preditivas que mostram tendências de consumo e de mercado. Dessa forma, é possível se antecipar aos concorrentes e trabalhar na elaboração de melhorias ou até mesmo na criação de novos produtos. Isso é de fundamental importância, visto que os hábitos de consumo do público podem mudar rapidamente, logo, sem o BI, a empresa não teria como se adequar de forma rápida e obter, assim, um diferencial competitivo.
Como esses termos se relacionam?
Os bancos de dados podem ser considerados a base para que uma estratégia de Business Intelligence funcione. Com base nas informações coletadas e armazenadas, é possível estruturá-las de maneira inteligente, de acordo com os aspectos que a empresa pretende avaliar.
Se a empresa se preocupar em investir na construção de um banco de dados seguro e realmente capaz de armazenar as informações com eficiência, e na avaliação dessas referências de maneira estratégica e voltada para resultados, pode ter um retorno consistente de suas ações e estabelecer uma boa vantagem competitiva.
Sem a gestão de banco de dados, a organização não terá a “matéria-prima”, ou as fontes para que a análise seja feita em prol de uma decisão centrada.
Ficou mais claro o que é banco de dados e Business Intelligence e como esses dois termos estão ligados em uma gestão corporativa voltada a resultados? Sem essas informações, as decisões têm uma grande margem de erro e podem trazer sérios prejuízos à empresa, impactando até mesmo a sua reputação. E isso vale tanto para pequenos negócios como para grandes multinacionais.
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