A gestão com base nos dados usa diversas ferramentas que permitam a visualização de diversos aspectos da empresa, no sentido de ter referências claras e permitir uma decisão mais acertada. Um desses recursos é o gráfico de dispersão, muito usado em estratégias de Business Intelligence para entender a relação entre acontecimento e consequência.
Mas, você sabe o que é esse gráfico e como pode ser estruturado? Conheça mais sobre o recurso e sua aplicação dentro do BI!
O que é o gráfico de dispersão?
Um gráfico de dispersão é composto por dois eixos de valor, com dados numéricos nos eixos vertical e horizontal. Com a intersecção de pontos no valor numérico de cada um desses eixos, há a marcação de pontos de dados individuais que relacionam causa e efeito, e podem ser usados pelo BI para entender fatores ou realidades da empresa.
Quais são os tipos de gráficos de dispersão?
A correlação apresentada por um gráfico de dispersão pode ser de três tipos principais, sendo que o último possui duas classificações distintas.
Positiva
Os pontos se unem em uma linha crescente, mostrando o aumento de uma variável por consequência do crescimento dos valores de um dos eixos. Um exemplo prático é o aumento da qualidade na produção como resposta aos treinamentos aplicados.
Negativa
Quando o gráfico apresenta uma linha decrescente, tendo a diminuição de uma variável como consequência de outra. Por exemplo, a queda na qualidade do clima organizacional aponta uma diminuição nos índices de produção da empresa.
Correlação perfeita
É identificada quando não há uma grande diferença entre os pontos, seja uma tendência positiva ou negativa. Nesses casos, pode ser:
- Forte: dados com uma forte correlação apresentam menor dispersão dos pontos
- Fraca: dados com uma correlação fraca indicam maior dispersão dos pontos.
Como obter o gráfico com ferramentas de BI?
O Business Intelligence é usado para entender os cenários da empresa, mostrando quais caminhos podem ser tomados para o alcance dos objetivos ou de resultados que sejam positivos para o negócio.
Quando falamos de gestão empresarial, muitas vezes fica difícil mensurar com exatidão os impactos de algumas mudanças. Afinal, essas alterações foram importantes para os resultados atuais?
É aí que o gráfico de dispersão pode ser usado. Identificando as variáveis de causa e efeito nos dois eixos do gráfico, é possível identificar as ocorrências e perceber como as decisões impactaram os aspectos que serão avaliados. A partir disso, os gestores definem se continuarão no mesmo caminho ou se adotarão uma nova abordagem.
Boas ferramentas de BI facilitam essa avaliação gerando o gráfico automaticamente com o uso de dados que já possui em seu repertório.
Para criar esse gráfico, é necessário informar à ferramenta os parâmetros, indicando como os valores devem ser agrupados. Também é importante indicar quais informações serão usadas nos eixos horizontal e vertical, para que haja a correlação dos dados necessários para a análise. A variável independente fica no eixo horizontal e a variável dependente no eixo vertical.
Ficou claro o que é o gráfico de dispersão e como ele pode ser usado para uma melhor gestão da empresa? Com o BI, é possível obter esses gráficos mais rapidamente e em tempo hábil para uma análise com a urgência que o mercado exige.
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testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
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Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
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