Você sabe o que é cultura data driven? Sabia que ela é uma das grandes responsáveis pelo enorme sucesso de empresas como a Netflix? Independentemente de suas respostas, este artigo foi elaborado para apresentar os principais pontos relacionados ao assunto.

Para começar, vamos diretamente para o seu conceito. Resumidamente, a cultura data driven pode ser descrita como a prática de tomar decisões baseadas em dados, com evidência empírica e não em intuição, especulação ou hipóteses.

Em outras palavras, estamos nos referindo a um modelo de decisão cuja estratégia é guiada por informações reais. Dito isso, mostraremos a seguir de que formas ela pode ajudar o seu negócio. Continue a leitura e confira!

Como a cultura Data Driven impacta os negócios?

A adoção de uma abordagem orientada por dados permite que as empresas tomem decisões mais informadas, baseadas em evidências concretas e não em suposições ou intuições.

Empresas que adotam uma cultura data driven baseiam suas decisões em dados concretos e análises aprofundadas, impulsionando o crescimento, a inovação e a competitividade.

Compreensão das tendências do mercado

Ao adotar a cultura data driven, a organização acaba assumindo uma direção 100% voltada para estudo e análise das informações relativas ao seu negócio. Uma consequência positiva disso é a compreensão das tendências do mercado.

O modo pelo qual essas tendências são percebidas consiste na aplicação prática das ferramentas de Big Data e Business Intelligence. É dessa maneira que a Netflix lança séries e filmes que batem recordes de sucesso, um atrás do outro.

Esclarecendo de forma simples, ela consegue esse efeito porque sabe (por meio da análise de dados) quais são os tipos de conteúdo que cada perfil de usuário deseja assistir. Assim, toma decisões acertadas no que se refere não apenas ao que produzir, mas também a quem incluir como integrantes de suas produções.

Entendimento sobre as vontades e necessidades do cliente

Semelhante à compreensão das tendências do mercado está o entendimento sobre as vontades e necessidades do cliente. Por ser orientada por dados reais, a cultura data driven é excelente para identificação dos hábitos e comportamentos do consumidor.

Ganho de competitividade no seu setor

A cultura data driven também ajuda a sua empresa a se tornar mais competitiva no seu setor. É fácil de entender o porquê, já que ao conhecer as tendências, as demandas e as particularidades do cliente, o ganho de competitividade é resultado natural.

É claro que para isso será necessário criar boas estratégias e ações. Porém, não se discute o fato de que uma orientação baseada em dados reais (e não em “achismos”) abre as portas para uma posição de maior destaque.

Melhora nas tomadas de decisão

O objetivo principal da cultura data driven é proporcionar aos gestores melhores tomadas de decisão. Apesar de ter como base a análise de informações, a empresa dificilmente conseguirá aproveitar todas as suas vantagens se não colocar os dados no centro do seu planejamento de negócio.

Do mesmo jeito que os clientes fazem pesquisas em diversos canais antes de efetuar uma compra, as companhias devem unificar suas expertises com os dados disponíveis para tomar decisões eficazes.

Como ser uma empresa data driven?

Adotar uma cultura data driven envolve mais do que simplesmente implementar novas tecnologias ou contratar especialistas em dados. Trata-se de uma transformação abrangente que requer planejamento estratégico, mudança de mindset, adaptação cultural e utilização de ferramentas adequadas.

Planeje a estratégia

O primeiro passo é desenvolver uma estratégia clara e bem definida para a adoção de uma cultura data driven. Isso inclui:

  • definição de objetivos: estabeleça objetivos claros que a empresa deseja alcançar com a análise de dados, como melhorar a satisfação do cliente, otimizar operações ou direcionar a inovação;
  • mapeamento de recursos: identifique os recursos necessários, incluindo tecnologia, infraestrutura de dados e pessoal qualificado;
  • alinhamento organizacional: garanta que todos os níveis da organização, especialmente a liderança, estejam alinhados com a estratégia e comprometidos com a sua implementação.

Aposte em uma mudança de mindset

Para que a cultura data driven se enraíze na empresa, é fundamental promover uma mudança de mindset entre os funcionários. Ofereça programas de capacitação para que os funcionários compreendam a importância dos dados e saibam como utilizá-los em suas atividades diárias.

Os líderes também devem demonstrar o valor dos dados em suas decisões, incentivando uma mentalidade baseada em evidências em toda a organização.

Além disso, utilize canais de comunicação internos para compartilhar sucessos alcançados por meio da análise de dados, reforçando a importância dessa abordagem.

Adapte a cultura organizacional

A adaptação da cultura organizacional é crucial para sustentar uma mentalidade data driven. Para isso, promova a colaboração entre diferentes departamentos, facilitando o compartilhamento de dados e insights.

Defina métricas claras e mensuráveis para avaliar o impacto das iniciativas baseadas em dados. Por fim, crie sistemas de reconhecimento para recompensar equipes e indivíduos que utilizam dados de forma eficaz para alcançar resultados.

Implemente ferramentas estratégicas

A implementação de ferramentas tecnológicas é essencial para coletar, analisar e utilizar dados de maneira eficaz. Considere opções como:

  • big data e business intelligence: invista em tecnologias de big data e BI para processar grandes volumes de dados e gerar insights acionáveis;
  • plataformas de análise de dados: utilize plataformas de análise que ofereçam funcionalidades robustas, como visualização de dados, análise preditiva e modelagem estatística;
  • automação de processos: automatize processos rotineiros para liberar tempo e recursos, permitindo que a equipe se concentre em análises mais complexas e estratégicas.

Como avaliar os resultados da sua estratégia data driven?

A adoção da cultura data-driven é um processo contínuo que exige monitoramento e avaliação constantes para garantir que os objetivos sejam atingidos e que os resultados sejam otimizados.

Este processo envolve medir mudanças comportamentais, desempenho analítico e empresarial, além de propor melhorias contínuas.

Medindo mudanças comportamentais

Para medir mudanças comportamentais, é fundamental quantificar o número de ações tomadas com base nas análises e acompanhar o uso de relatórios e dashboards analíticos.

Além disso, registrar tanto as solicitações repetidas quanto as novas para projetos analíticos e contar as solicitações e resultados de treinamentos em análise de dados são passos essenciais. Essas medições ajudam a monitorar a taxa de adoção de novas normas e práticas analíticas na organização.

Avaliando o desempenho analítico

Ao avaliar o desempenho analítico, compare a precisão das previsões com os resultados reais e realize experimentos comparando métodos novos e antigos, conhecidos como testes A/B.

Também é importante realizar uma análise de custo/benefício, medindo as receitas ou economias geradas em comparação com os investimentos em análise. Obtenha feedback qualitativo sobre a utilidade das análises por meio da satisfação das partes interessadas, identificando áreas de melhoria ou pontos fortes nos quais se concentrar.

Medindo o desempenho empresarial

Medir o desempenho empresarial envolve avaliar indicadores chave de desempenho (KPIs), como receitas, custos, retenção de clientes e outros KPIs relevantes. Relacione as melhorias de desempenho com projetos analíticos específicos e acumule dados para demonstrar o ganho geral.

Por exemplo, a Lenovo usou insights de remuneração de vendas do RH para estabelecer correlações entre determinadas métricas de desempenho empresarial, como receitas, e ajudou a mudar a função de vendas para a adoção da tomada de decisões baseada em dados.

Implementando melhorias

Com base nos resultados das medições, identifique áreas em que as análises não estão sendo usadas efetivamente e refine os modelos analíticos e processos com base nos feedbacks e dados coletados.

Promova capacitação contínua em habilidades analíticas para aumentar a adoção e ajuste as iniciativas analíticas para alinhá-las com os objetivos de negócio e prioridades dos tomadores de decisão.

Por fim, é importante deixar claro que a implementação da cultura data driven no negócio não costuma trazer resultados de curto prazo, mas de médio e longo. Portanto, é preciso ter uma boa dose de paciência, pois o imediatismo é inimigo desse modelo.

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.